CRF-SP, SBFC e SBRAFH se unem para realizar segunda oficina de Indicadores em Farmácia Clínica
CRF-SP, SBFC e SBRAFH se unem para realizar segunda oficina de Indicadores em Farmácia ClínicaSão Paulo, 14 de abril de 2025.
Com iniciativa do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Farmácia Clínica do CRF-SP e parceria da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC) e Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Hospitalares (SBRAFH), foi realizado no sábado (12/4) a Oficina interna de Indicadores em Farmácia Clínica, encontro on-line que reuniu profissionais de destaque na área para discussão de dados que, no futuro, permitirão a produção de informações técnicas de qualidade para a prática dos profissionais no monitoramento e avaliação do cuidado farmacêutico.
A Dra Fátima Farhat, coordenadora do GTT de Farmácia Clínica do CRF-SP e organizadora da iniciativa, explicou que depois do primeiro encontro, em 2022, os profissionais do setor tiveram a necessidade de dar andamento às discussões. “Ao longo de 2024, começamos a amadurecer a ideia, quando a gente viu essas três entidades, CRF-SP, SBRAFH e SBFC se unindo em prol de um amadurecimento na discussão dos indicadores, nós percebemos que tínhamos uma viabilidade. Isso também deu uma amplitude no alcance dos inscritos”, comentou.Dra. Fátima Farhat e Dra. Luciana Canetto durante abertura do evento
A vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, participou da abertura do evento e enfatizou o compromisso do CRF-SP com a discussão de temas relevantes para a prática farmacêutica. “Agradeço ao empenho, dedicação e liderança da Dra. Fátima Farhat, por organizar o evento e às parcerias com as entidades SBFC e SBRAFH, que uniram forças para promover um debate qualificado e alinhado às necessidades dos farmacêuticos. Essa troca de experiências será essencial para construirmos juntos os caminhos mais sólidos e eficientes da nossa prática diária”, afirmou. Participaram ainda da abertura a Dra. Ana Cristina Lo Prete, representando a SBFC; e Dra. Aline Palmeira dos Santos, representando a SBRAFH.Dra. Karine Dal Paz durante sua palestra “Importância dos indicadores em farmácia clínica”
Logo após, o evento contou com a palestra “Importância dos indicadores em farmácia clínica”, com a Dra. Karine Dal Paz, membro do GTT de Farmácia Clínica e coordenadora do Serviço de Farmácia Clínica do Hospital Universitário de São Paulo. “Indicadores de qualidade para cuidado farmacêutico são ferramentas de medição validadas para monitorizar estruturas, processos ou resultados no contexto dos cuidados prestados pelos farmacêuticos”, definiu.
Na sequência, os participantes foram divididos em seis grupos de discussão em atenção primária e hospitalar. Para encerrar, foi realizada uma plenária de discussão, quando os facilitadores apresentaram os resultados das discussões. “A riqueza do material que reunimos é ímpar e o trabalho não se encerra no fechamento da oficina, mas ele agora vai ser continuado com as estratificações dos dados e a análise e validade de conteúdo. Temos muito trabalho a ser feito, mas, com certeza, com o amadurecimento dessa discussão para oferecer informação técnica de qualidade”, afirmou a Dra Fátima Farhat.
Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS
Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias