Anvisa anuncia novidades para o Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR)

Anvisa anuncia que Sistema Nacional de Controle de Receituários entrará em testes nas próximas semanasAnvisa anuncia que Sistema Nacional de Controle de Receituários entrará em testes nas próximas semanasSão Paulo, 9 de abril de 2025.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anuncia que está próxima de concluir uma importante evolução no Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR). O recurso permitirá a emissão eletrônica de notificações de receitas, atualmente disponíveis apenas em formato físico. Nas próximas semanas, o SNCR entrará em fase de testes com a nova funcionalidade, que permitirá a regulamentação do controle eletrônico das notificações de receita. Tal regulamentação está prevista para junho/julho de 2025.

A regulamentação do controle eletrônico de notificações de receita representará um marco na modernização do controle de medicamentos sujeitos a controle especial, garantindo mais segurança, melhor rastreabilidade e mais eficiência no processo de prescrição e dispensação.

Padronização e Segurança

A implantação do Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR), em vigor desde 18 de julho do ano passado, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 873/2024, é um elemento essencial para garantir a validade nacional dos receituários. O sistema fornece numeração única nacional para profissionais prescritores previamente cadastrados e está disponível para as Vigilâncias Sanitárias em todo o território brasileiro.

O que muda com a evolução do SNCR?

Com a implementação do SNCR, será possível:

  • Rastrear a prescrição eletrônica: acompanhar o ciclo de vida da receita, desde a prescrição até a dispensação na farmácia.
  • Reduzir o risco de fraudes: diminuir a possibilidade de falsificações e desvios de receitas de medicamentos controlados.
  • Aprimorar a fiscalização: facilitar o trabalho da Anvisa e das Vigilâncias de estados e municípios na identificação de irregularidades.
  • Modernizar o sistema: adequar o controle de medicamentos controlados às novas tecnologias e à realidade da prescrição eletrônica.

Este avanço representa um passo significativo na transformação digital do controle especial de medicamentos e substâncias, visando tornar esse sistema de controle mais eficiente e seguro, beneficiando pacientes, profissionais de saúde e autoridades sanitárias em todo o país.

Clique aqui e leia matéria completa no portal da Anvisa.

Departamento de Comunicação CRF-SP
(com informações do Portal Anvisa)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Icone do VLibras Widget. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.