Diretores do CRF-SP se reúnem com o secretário adjunto da Saúde do município de São Paulo, Dr. Maurício Serpa
São Paulo, 1º de abril de 2025.
O secretário adjunto da Saúde do município de São Paulo, Dr. Maurício Serpa, recebeu os representantes do CRF-SP Dra. Luciana Canetto (vice-presidente), Dr. Adriano Falvo (diretor-tesoureiro) e Dra. Reggiani Schinatto (gerente geral), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde de segunda-feira, 31/03.
Dra. Luciana apresentou o trabalho do CRF-SP, em especial destacou a característica da Fiscalização Orientativa, que tem como objetivo orientar o farmacêutico e tirar dúvidas para garantir o pleno exercício da profissão e implementação de boas práticas. A vice-presidente também chamou a atenção para o trabalho do Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp), iniciativa do CRF-SP para prestar assistência e oferecer capacitação técnico-profissional aos farmacêuticos que atuam nos municípios.
“Nossa intenção ao se aproximar da Secretaria de Saúde é apresentar o trabalho do CRF-SP e estabelecer uma parceria para ajudar na capacitação dos serviços de Farmácia Clínica, que já são referências para todo o país”, destacou a Dra. Luciana.
Entre os exemplos de avanços obtidos com o projeto de capacitação estão a promoção do cuidado farmacêutico nas unidades municipais de saúde; a ampliação do quadro de farmacêuticos para garantia da assistência farmacêutica nas unidades de saúde da rede; a integração do farmacêutico na equipe multidisciplinar e a participação dos farmacêuticos em grupos de trabalho (ex: projeto desprescrição de benzodiazepínicos).
A reunião também contou a participação do Dr. Felipe Tadeu Carvalho dos Santos, coordenador da assistência farmacêutica do município, Dra. Giselle Cacherik, coordenadora da atenção básica e Dr. Paulo Kron Psanquevich, diretor do departamento de Apoio técnico das demandas judiciais da saúde.
O secretário adjunto Maurício Serpa elogiou a iniciativa e parabenizou pelas capacitações que também serão realizadas juntos aos farmacêuticos do município. “Agradecemos a parceria e todo o trabalho de capacitação, principalmente em uma rede com 479 Unidades Básicas de Saúde, com atendimento a mais de 120 mil pessoas por dia, isso é importantíssimo”. Dr. Felipe Tadeu também ressaltou o quanto as capacitações são fundamentais. Estamos muito contentes com essa parceria, tenho certeza de que vai aprimorar ainda mais tudo que temos desenvolvido no município de São Paulo em prol da população e da qualificação dos serviços que são prestados. É apenas o início, outras parcerias virão”, disse o coordenador da assistência farmacêutica.
Dr. Felipe também apresentou dados importantes sobre a assistência farmacêutica no município, que conta com 675 farmácias públicas, 50 delas criadas desde 2022, com 1425 farmacêuticos, número que quase triplicou entre 2018 e 2024. Além disso, as farmácias dispensam 153 mil prescrições diárias, um total de 10,7 milhões de unidades de medicamentos por dia. “Temos muito orgulho de contar com 100% dos estabelecimentos de saúde com um farmacêutico e quase 400 farmácias nas UBSs com dois farmacêuticos, ambos com cobertura integral”, enfatizou o Dr. Felipe Tadeu.
Isenção do rodízio
Outro assunto abordado pelos diretores do CRF-SP foi sobre a isenção do rodízio de veículos para farmacêuticos que atuam na cidade de São Paulo. O secretário se comprometeu a averiguar as condições para que seja possível atender a esse pleito.
Thais Noronha
Departamento de Comunicação CRF-SP
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS
Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias