Cerimônia homenageia farmacêuticos vereadores membros do Comitê Parlamentar do CRF-SPCerimônia homenageia farmacêuticos vereadores membros do Comitê Parlamentar do CRF-SPSão Paulo, 20 de junho de 2024.

O CRF-SP realizou uma cerimônia especial em homenagem aos farmacêuticos vereadores membros do Comitê Parlamentar, na quarta-feira (19/6). A ocasião foi uma oportunidade de reconhecimento do trabalho importantíssimo desses farmacêuticos que atuam na câmara municipal de suas cidades pelos relevantes serviços realizados para a profissão farmacêutica, para a saúde pública e para a sociedade.

Em 2018, o CRF-SP realizou ações para identificar profissionais farmacêuticos que atuavam como parlamentares e, em dezembro daquele ano, foi criado o Comitê de Parlamentares, reunindo esses vereadores que dedicam a sua atuação para a aprovação de normas importantes para a saúde pública e para a profissão farmacêutica. O trabalho foi desenvolvido positivamente e o CRF-SP decidiu homenagear seus membros pelo comprometimento com esses princípios.

Na avaliação da Dra. Danyelle Marini, diretora tesoureira do CRF-SP, graças à atuação deste grupo, hoje a profissão está representada politicamente na esfera municipal em diversas cidades, mas com potencial para ampliar sua influência em nível estadual e até nacional. “Cada semente que a gente planta, mostrando a importância da profissão farmacêutica nesses níveis de decisão, a gente consegue fortalecer politicamente nossa classe”, afirmou.

Para a Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, é uma honra para o Conselho reconhecer esse trabalho tão importante para a saúde pública. “A gente sempre incentiva os farmacêuticos que olhem para a política com carinho, como uma ferramenta de implementação de ações que beneficiam a saúde pública e a população”, ressaltou.

Já o Dr. Adriano Falvo, secretário geral do CRF-SP, destacou o espírito de generosidade dos homenageados. “Cada um de vocês já tinha a sua atuação profissional. Mas, por meio da visão da necessidade da saúde pública, sentiram que não bastava ser farmacêutico, era necessário fazer algo pela população. Isso é muito bonito de se ver e merecedor de um reconhecimento desta entidade da qual vocês fazem parte”, completou.

Veja quem foi homenageado na cerimônia:

Dr. Alessandro Luíz Teixeira, de Ribeirão Branco

Dr. Alessandro Luíz Teixeira, de Ribeirão BrancoDr. Alessandro Luíz Teixeira, de Ribeirão Branco

“Sou de família bem humilde do interior do Estado de São Paulo. Confesso que quando comecei a faculdade de farmácia, foi uma opção de amor para servir o próximo. Fui chamado para servir a população de Ribeirão Branco por meio de um concurso público que prestei há mais de 20 anos, ministrei aulas e a missão como farmacêutico me permitiu chegar até aqui hoje. É uma honra alcançar todas essas etapas. Enquanto eu estiver como vereador, contem comigo, estarei sempre lutando pela classe.”

Dr. Domingos Francisco Ribeiro Neto, de Capão Bonito

Dr. Domingos Francisco Ribeiro Neto, de Capão BonitoDr. Domingos Francisco Ribeiro Neto, de Capão Bonito“Quero agradecer ao Comitê Parlamentar pela possibilidade de proporcionar aos municípios dos mais pequenos e mais distantes essa honra de estar aqui fazendo parte desse trabalho que aproxima os farmacêuticos e os municípios e nos deixa muito felizes. Contem sempre com a gente.”

Dr. Luiz Zanco, de Mogi Guaçu

Dr. Luiz Zanco, Mogi GuaçuDr. Luiz Zanco, Mogi Guaçu“É muito importante a classe farmacêutica estar nas câmaras, assembleias e congresso. Hoje nós representamos o nosso município e estamos empenhados em apresentar requerimentos ou leis que beneficiem a nossa classe e a saúde de um modo geral. O fato de o CRF-SP ter um olhar para isso, é muito positivo. Nós farmacêutico agora temos a oportunidade de estar aqui discursando e sendo ouvidos. Isso é muito gratificante para quem ama a profissão.

Dr. Emerson Furtado Nogueira de Sousa (Kadu), de Santana do Parnaíba

Dr. Emerson Furtado Nogueira de Sousa (Kadu), de Santana do ParnaíbaDr. Emerson Furtado Nogueira de Sousa (Kadu), de Santana do Parnaíba“Nós farmacêuticos fizemos um trabalho muito importante na pandemia, atuei na linha de frente e hoje faço parte de uma academia de ciências por conta do trabalho que fiz. O Conselho está aproximando os vereadores e todos vamos ficar muito mais fortes com essa proximidade. Farmacêutico tem que apoiar farmacêutico. A gente tem prazo como vereador, mas como farmacêutico não, vamos morrer farmacêuticos”.

Dr. Rodrigo Carvalho Pinho, de Valparaíso

Dr. Rodrigo Carvalho Pio, de ValparaísoDr. Rodrigo Carvalho Pio, de Valparaíso“Comecei a participar do Comitê desde o início. Por isso, quero agradecer o convite de estar aqui hoje. Espero o ano que vem poder continuar esse trabalho como vereador farmacêutico. A gente é consciente do trabalho que vem realizando, como vereador ou não, o Conselho sempre poderá contar conosco.”

Dra. Patrícia Bin de Souza Sanches, de Poá

Dra. Patrícia Bin de Souza SanchesDra. Patrícia Bin de Souza Sanches“Meu pai foi prefeito de Poá e me convidou para concorrer como vereadora. No início fiquei relutante, porque me via útil com o meu trabalho no SUS durante a pandemia. Hoje estou na Câmara Municipal e atendo todo mundo com respeito. Às vezes recebo pessoas que querem ser escutadas eu aprendi isso com a Farmácia. A gente precisa ter políticas públicas reais em torno da profissão e em benefício das pessoas. Estou muito feliz com esse cuidado que recebemos hoje do CRF-SP.”

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!