CRF-SP em parceria com a Apsen promove curso sobre os impactos da insônia na saúde humana

 

Atividade em parceria com a Apsen Farmacêutica ocorreu no plenário do CRF-SP. Além da palestra, o curso contou com momentos de interatividade por meio de um quiz em que os participantes testaram seus conhecimentos sobre o temaAtividade em parceria com a Apsen Farmacêutica ocorreu no plenário do CRF-SP. Além da palestra, o curso contou com momentos de interatividade por meio de um quiz em que os participantes testaram seus conhecimentos sobre o tema

São Paulo, 12 de junho de 2024.

Para aprofundar conhecimentos sobre insônia e seus impactos na saúde das pessoas, o CRF-SP promoveu na terça-feira (11), em parceria com a Apsen Farmacêutica, o curso Expert em Insônia: o farmacêutico cuidando da saúde do sono. A atividade foi realizada na sede do Conselho, na capital, para um público formado majoritariamente por profissionais atuantes em farmácias e drogarias, que aproveitaram para se capacitar sobre as orientações que devem ser dadas aos pacientes que alegam sofrer de transtornos de sono.

Dr. Williams Santos Ramos, médico e gerente médico de Sistema Nervoso Central da Apsen FarmacêuticaDr. Williams Santos Ramos, médico e gerente médico de Sistema Nervoso Central da Apsen Farmacêutica

O tema foi ministrado pelo Dr. Williams Santos Ramos, médico e gerente médico de Sistema Nervoso Central da Apsen Farmacêutica, com participação do gerente de Treinamento da Apsen, Marcelo Amador.

O sono desempenha papel fundamental na vida diária das pessoas pela sua relação com diversas funções orgânicas, explicou o Dr. Williams no início da apresentação, destacando que, ao privar-se desse cuidado, os prejuízos podem ser graves.

Marcelo Amador é gerente de Treinamento da Apsen FarmacêuticaMarcelo Amador é gerente de Treinamento da Apsen Farmacêutica

“O Brasil é um dos países com o maior percentual de pessoas com insônia, especialmente no período pós-pandemia, em que temos de trabalhar, nos atualizarmos como estamos fazendo agora, voltarmos para casa, ou seja, temos de pensar na qualidade de nosso sono e nas questões que estão ligadas a isso”, afirmou o médico, cujos dados apresentados indicam que 26% dos brasileiros sofriam de insônia em um estudo realizado em 16 países no ano de 2020.

Lapsos de memória, déficit de atenção, comprometimento do sistema imunológico, risco aumentado de diabetes mellitus tipo 2 e de doenças cardíacas estão entre os problemas de saúde que podem estar relacionados à privação do sono, de acordo com o especialista, que também detalhou as principais classes medicamentosas utilizadas no tratamento da insônia.

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.