Segunda edição reúne oito áreas de interesse do farmacêutico e se consolida como evento multidisciplinar

 

São Paulo, 4 de junho de 2024. 

Mais de duzentos farmacêuticos e estudantes de Farmácia se dividiram entre as oito salas que contaram com a programação com temas relacionados à Ações na Comunidade, Saúde Pública e Direitos e Prerrogativas Profissionais na sexta-feira, 24, e Residência Profissional, Farmácia Clínica, Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Pesquisa Clínica e Farmácia Estética no sábado, 25.

Farmacêutica desde 1993, a Dra. Sonia Santana estava na expectativa pela programação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. “Fiz pós-graduação em Acupuntura e estar no Pharma Expert é uma oportunidade de obter informações atualizadas. Sou aposentada, mas a busca por conhecimento ainda grita dentro de mim”. Dra. Helen Pires, farmacêutica que atua há 23 anos na Saúde Pública, foi de Corumbataí, região de Piracicaba para a capital para ampliar o conhecimento. “A atenção básica passou por muitas mudanças nos últimos anos e é preciso estar preparado para atender a demanda”.

Já o estudante de Farmácia da Unifesp, Rafael Borges enxergou no evento uma oportunidade de conhecer diferentes áreas e assim definir o rumo da carreira. “Acho muito legal essa oportunidade que o CRF-SP abre aos estudantes para que a gente tenha contato com as áreas, com profissionais e também converse com os palestrantes. Estou muito feliz por estar no Pharma Expert”.

Confira os temas da sexta-feira, 24/05.

Saúde Pública

Em uma série de debates elaborados pelo Grupo Técnico de Trabalho de Saúde Pública do CRF-SP, o dia foi de troca de experiências entre profissionais da rede pública de diversos municípios e farmacêuticos que apresentaram soluções digitais inovadoras que facilitam a comunicação e ampliam o cuidado farmacêutico.

Público participou dividindo experiências nos municípios Público participou dividindo experiências nos municípios

Em um primeiro momento, as discussões giraram em torno das perspectivas para a assistência farmacêutica em 2030, em consonância com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, um plano global baseado em ações de desenvolvimento sustentável voltadas a um mundo melhor. Outro destaque foi o preparo do farmacêutico para incorporar tecnologias no seu dia a dia como inteligência artificial, sistemas operacionais e o grande desafio de incluir o paciente e as relações humanas nesse contexto.

A simulação de uma consulta farmacêutica realizada em uma unidade de saúde municipal foi fundamental para que os participantes interagissem ao acompanharem o caso de um paciente com DPOC e Asma, agravos que têm causado muita preocupação em gestores de saúde. A consulta mostrou a conduta do farmacêutico, tomada de decisão, trabalho multidisciplinar com outros profissionais, tratamento adequado, orientação e muito mais.

Dr. Norberto Rech, Dra. Maria José Martins de Souza e Dra. Sara Kanter durante a mesa-redonda "A assistência farmacêutica em 2030: o que os farmacêuticos podem esperar de avanços?"Dr. Norberto Rech, Dra. Maria José Martins de Souza e Dra. Sara Kanter durante a mesa-redonda "A assistência farmacêutica em 2030: o que os farmacêuticos podem esperar de avanços?"

 

Direitos e Prerrogativas Profissionais

Com o objetivo de discutir assuntos relacionados à área de atuação e identificar as principais dificuldades encontradas no exercício da profissão, as atividades de Direitos e Prerrogativas movimentaram a sala 2 no primeiro dia do evento Phama Expert. Destaque para a palestra que discutiu a farmácia como hub de saúde e o papel conector do farmacêutico. 

 

 Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP; Dra. Maria Fernanda Carvalho e Dr. Reinaldo Cordeiro de Oliveira Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP; Dra. Maria Fernanda Carvalho e Dr. Reinaldo Cordeiro de Oliveira  Dr. Fabio Angelini; Dra. Renata Gonçalves e Dra. Ana Neife Ferreira duramte a mesa-redonda "Insalubridade para farmacêuticos" Dr. Fabio Angelini; Dra. Renata Gonçalves e Dra. Ana Neife Ferreira duramte a mesa-redonda "Insalubridade para farmacêuticos"

 

O evento trouxe ainda os temas: dimensionamento das responsabilidades e direitos da profissão, roda de conversa sobre direitos e prerrogativas profissionais, direitos e deveres do profissional farmacêutico e a mesa-redonda sobre insalubridade para farmacêuticos.

Dr. Roberto Tadao na palestra "Dimensionamento das responsabilidades e direitos da profissão" Dr. Roberto Tadao na palestra "Dimensionamento das responsabilidades e direitos da profissão"

Ações na Comunidade

As atividades do Comitê de Ações na Comunidade do CRF-SP teve como missão valorizar o farmacêutico na comunidade, tornando o profissional referência em medicamentos para a população e reconhecido como profissional da saúde. Para essa edição do Phama Expert, o Comitê apresentou debates sobre o controle emocional e autoconhecimento para que esses objetivos sejam alcançados por farmacêuticos com mais consciência e habilidade para lidar de maneira adequada com as situações e pressões do dia a dia do trabalho e na vida.

Dr. Leandro Teles, DR. Ricardo Murça, Dra. Fenícia Menezes e Dr. André Luis dos Santos durante a mesa-redonda "Minha ansiedade de cada dia"Dr. Leandro Teles, DR. Ricardo Murça, Dra. Fenícia Menezes e Dr. André Luis dos Santos durante a mesa-redonda "Minha ansiedade de cada dia"

Para dar suporte aos ensinamentos, os palestrantes apresentaram temas voltados para gestão das emoções e ansiedade nos dias atuais, autoconhecimento, limites e superação, além de um depoimento inspirador de superação de um farmacêutico que venceu um grave problema de saúde.

Alguns dos participantes da sala ações na comunidade Alguns dos participantes da sala ações na comunidade

Confira os temas debatidos no sábado, 25/05.

Residência profissional

Muito se ouve falar sobre a residência no curso de Medicina, mas a área também está aberta e se mostra como uma excelente oportunidade ao farmacêutico. Esse foi o principal centro das discussões no eixo residência profissional. Farmacêuticos preceptores e/ou tutores e residentes mostraram suas experiências aos participantes com vantagens e desafios dessa área que ainda é desconhecida para muitos profissionais.

Dr. Rafael Guzella, Dra. Sandra Kondo, Dr. Samuel Pedro, Dr. Sandro Rodrigues e Dr. Victor Lima participaram da mesa-redonda "Entendendo melhor a Residência Farmacêutica"Dr. Rafael Guzella, Dra. Sandra Kondo, Dr. Samuel Pedro, Dr. Sandro Rodrigues e Dr. Victor Lima participaram da mesa-redonda "Entendendo melhor a Residência Farmacêutica" 

Ao todo são 60 horas semanais e de um total de 5760 horas, cumpridos em dois anos entre aulas práticas e teóricas, instituídos pela lei 11.129/05. Durante o debate foram notórias vantagens de se tonar um residente já que não falta aprendizado na prática, com o desenvolvimento de habilidades em diversos setores; um amplo networking com outros farmacêuticos e equipe multidisciplinar; oportunidades que se abrem no mercado de trabalho, já que ao final dos dois anos, o resultado é uma mão de obra extremamente qualificada, além da bolsa de estudos concedida para se manter. Apesar das vantagens, os palestrantes não deixaram de enfatizar o trabalho árduo, a pressão, a responsabilidade e as demais atribuições inerentes a residência profissional.

Farmácia Clínica

A programação trouxe abordagens voltadas a tecnologias no setor que propiciaram importantes reflexões sobre o papel do farmacêutico frente a essas inovações. Os temas da primeira mesa-redonda focaram nos desafios da implementação da tecnologia na rotina da atuação clínica em UTIs, na inteligência artificial no contexto da Farmácia Clínica e nas ferramentas de gestão e indicadores para o mapeamento de riscos para o uso dessas tecnologias.

 

 Dr. Marcos Passaro, Dra. Priscila Sartori, Dra. Beatriz Torrico Bautista e Dr. Paulo Caleb na mesa-redonda Mapeamento de riscos no uso de tecnologias na Farmácia ClínicaDr. Marcos Passaro, Dra. Priscila Sartori, Dra. Beatriz Torrico Bautista e Dr. Paulo Caleb na mesa-redonda Mapeamento de riscos no uso de tecnologias na Farmácia Clínica  Dra. Fátima Farhat, Dra. Leiliane Marcatto, Dra. Patrícia Moreira e Dr. Fabrício Cirino debatem a Qualificação da assistência ao paciente "Construindo o plano de cuidado e metas terapêuticas"Dra. Fátima Farhat, Dra. Leiliane Marcatto, Dra. Patrícia Moreira e Dr. Fabrício Cirino debatem a Qualificação da assistência ao paciente "Construindo o plano de cuidado e metas terapêuticas"

 

Uma palestra sobre os desafios e as oportunidades na prática de exames laboratoriais e uma mesa-redonda sobre qualificação da assistência ao paciente, com exemplos práticos sobre como construir um plano de cuidado e metas terapêuticas no atendimento clínico, seja na farmácia ou voltado para pacientes hospitalizados, ou ainda em ambiente ambulatorial para pacientes que fazem uso de anticoagulantes, completaram a grade. 

Com moderação da Dra. Fátima Farhat, o tema Desafios e oportunidades na prática de exames laboratoriais em Farmácia Clínica foi apresentado pelo Dr. Marcos MachadoCom moderação da Dra. Fátima Farhat, o tema Desafios e oportunidades na prática de exames laboratoriais em Farmácia Clínica foi apresentado pelo Dr. Marcos Machado

Pesquisa Clínica

Quem participou da sala de Pesquisa Clínica teve acesso a temas diversificados que atualizaram alguns processos importantes na rotina de trabalho do pesquisador clínico. As apresentações abordaram questões como a avaliação dos contratos de pesquisa clínica, seu conteúdo e fluxos de aprovação; o papel do farmacêutico no conhecimento sobre qualidade em processos de pesquisa; atualizações sobre políticas vigentes com foco no registro de novos produtos e/ou medicamentos; e o uso de inteligência artificial na análise preditiva de modelos de estudo e seus impactos no sigilo de dados.

 

 Dra. Analluza Bolivar Dallari e Dr. Douglas Schirmer foram os primeiros palestrantes na sala de Pesquisa ClínicaDra. Analluza Bolivar Dallari e Dr. Douglas Schirmer foram os primeiros palestrantes na sala de Pesquisa Clínica  Dra. Analluza Bolivar Dallari, Dra. Danyelle Marini (diretora-tesaoureira do CRF-SP), Prof. Dr. André Luiz Moura (coordenador do curso de Farmácia do Centro Universitário da São Camilo); Dra. Luciana Canetto (vice-presidente do CRF-SP); Dr. Adriano Falvo (secretário-geral do CRF-SP); e Dr. Raphael Tolentino (coordenador do GTT de Pesquisa Clínica do CRF-SP)Dra. Analluza Bolivar Dallari, Dra. Danyelle Marini (diretora-tesaoureira do CRF-SP), Prof. Dr. André Luiz Moura (coordenador do curso de Farmácia do Centro Universitário da São Camilo); Dra. Luciana Canetto (vice-presidente do CRF-SP); Dr. Adriano Falvo (secretário-geral do CRF-SP); e Dr. Raphael Tolentino (coordenador do GTT de Pesquisa Clínica do CRF-SP)

 

Ao final, foi promovido um bate-papo com um participante de pesquisa clínica que respondeu às principais dúvidas dos profissionais presentes no evento, em especial sobre possíveis melhorias a serem implementadas no setor.

 

 Dra. Iara Nascimento e Dr. Diogo Duarte Fagundes Moia completaram a programação de palestras sobre Pesquisa ClínicaDra. Iara Nascimento e Dr. Diogo Duarte Fagundes Moia completaram a programação de palestras sobre Pesquisa Clínica  A visão do participante de Pesquisa Clínica foi apresentada por Nelson Toshijiro Kumai, convidado pela organização para esclarecer dúvidas dos farmacêuticosA visão do participante de Pesquisa Clínica foi apresentada por Nelson Toshijiro Kumai, convidado pela organização para esclarecer dúvidas dos farmacêuticos

 

Plantas medicinais e Fitoterápicos

No sábado, em uma das cinco salas, farmacêuticos e acadêmicos puderam debater aspectos relacionados ao setor de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. A primeira atividade discutiu as consultas, consultórios, prescrição farmacêutica e todas as suas aplicações clínicas para os pacientes. Os ministrantes explicaram e deram exemplos da utilização de plantas medicinais ou seus derivados para o tratamento integral do ser humano, atuando, de forma geral, sinergisticamente para garantir o bem-estar do paciente. Ao final desta mesa-redonda, uma apresentação seguida de degustação com foco na prática abordou a utilização de plantas medicinais na gastronomia e seus benefícios, como a utilização de forma holística, a possibilidade de personalização e diversidade nutricional, a promoção da saúde, a experiência sensorial e a sustentabilidade ambiental.

Mesa-redonda Prescrição de Fitoterápicos- Dra. Nilsa S. Y. Wadt, Dr. João Aoki, Dra. Sara Santos e Dr. Niraldo Paulino e Mesa-redonda Controle de qualidade de drogas vegetais e derivados vegetais - Dra. Cristina Tanikawa, Dr. Victor Doneida, Dra. Michelle Pedroza Jorge e Dra. Alexandra SawayaMesa-redonda Prescrição de Fitoterápicos- Dra. Nilsa S. Y. Wadt, Dr. João Aoki, Dra. Sara Santos e Dr. Niraldo Paulino e Mesa-redonda Controle de qualidade de drogas vegetais e derivados vegetais - Dra. Cristina Tanikawa, Dr. Victor Doneida, Dra. Michelle Pedroza Jorge e Dra. Alexandra Sawaya

O controle de qualidade de drogas vegetais e derivados vegetais foi tema da última mesa-redonda, que abordou a importância do controle de qualidade na garantia da eficácia, segurança e consistência e para prevenir contaminações e adulterações. Os especialistas relataram a importância de uma padronização e o cumprimento do que está na legislação, segundo parâmetros da literatura oficial, principalmente a Farmacopeia Brasileira, para garantia da qualidade.

Dra. Cassia Furlan realizou palestra sobre Plantas medicinais na gastrononia com atividade prática de degustação  Dra. Cassia Furlan realizou palestra sobre Plantas medicinais na gastrononia com atividade prática de degustação

Farmácia Estética

A Farmácia Estética é um setor que deve ser exercido com cuidado e responsabilidade. Esse foi o principal recado dos ministrantes deste segmento que também esteve presente no sábado. Para quem deseja atuar no setor, os especialistas apontaram a necessidade de se fazer um curso na área, seguir as legislações específicas e estar em constante atualização. Também foi ressaltado a excelente oportunidade de atuação em termos de números, já que o Brasil é o segundo país que mais realiza procedimentos não cirúrgicos e a estética cresceu mais de 500% em cinco anos.

Dra. Halika Groke ministrou a palestra Farmacêutico além da estética. Dra. Patricia Romano ministrou a palestra gerenciamento do envelhecimento através das novas tecnologias inovadoras. Dra. Juliana Cardoso ministrou a palestra A atuação dos farmacêuticos em Saúde Estética: possibilidades e oportunidadesDra. Halika Groke ministrou a palestra Farmacêutico além da estética. Dra. Patricia Romano ministrou a palestra gerenciamento do envelhecimento através das novas tecnologias inovadoras. Dra. Juliana Cardoso ministrou a palestra A atuação dos farmacêuticos em Saúde Estética: possibilidades e oportunidades

Eles lembraram que a estética também é saúde e bem-estar e apresentaram as vantagens do farmacêutico na saúde estética, entre eles o conhecimento profundo em farmacologia, fisiologia, bioquímica, cosmetologia, tecnologia farmacêutica, nutracêutico e ativos farmacológicos. Em relação aos procedimentos, foram apresentadas as possibilidades de atuação com toxina botulínica, preenchimento dérmico, fios absorvíveis, laserterapia ablativa, carboxiterapia, criolipólise, intradermoterapia, agulhamento e microagulhamento estético. lasers de alta tecnologia, ultrassom micro e macrofocado, radiofrequência fracionada, jato de plasma, laser dérmico e a harmonização facial.

Dra. Ana Cristina Serra ministrou a palestra Uso de fitoterápicos em tratamentos estéticos e Dra. Andreza Furlan ministrou a palestra Harmonização facial: a importância do tratamento em todas as camadas da peleDra. Ana Cristina Serra ministrou a palestra Uso de fitoterápicos em tratamentos estéticos e Dra. Andreza Furlan ministrou a palestra Harmonização facial: a importância do tratamento em todas as camadas da pele

 

Carlos Nascimento, Monica Neri, Renata Gonçalez e Thais Noronha  

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!

https://t.me/crfsp_cursosenoticias

  

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.