CRF-SP recebe representantes do setor logístico para debater RDC 430/20

Dr. Kleber Fernandes, Dr. Marcelo Polacow, Dra. Luciana Canetto, Adriano Depentor, , Eduardo F. Rabuzzi e Gylson RibeiroDr. Kleber Fernandes, Dr. Marcelo Polacow, Dra. Luciana Canetto, Adriano Depentor, , Eduardo F. Rabuzzi e Gylson Ribeiro

São Paulo, 17 de abril de 2024

Na tarde desta quarta-feira, 17/4, o CRF-SP recebeu o presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - NTC & Logística, Eduardo F. Rabuzzi, o coordenador da VT-Farma da NTC & Logística, Gylson Ribeiro, e o presidente do Conselho Superior e de Administração do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), Adriano Depentor. Os convidados foram recebidos pelo coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Logística de Produtos de Interesse à Saúde, Dr. Kleber Fernandes, e pelos diretores do Conselho, Dr. Marcelo Polacow (presidente) e Dra. Luciana Canetto (vice-presidente).

O encontro debateu a RDC da Anvisa nº 430, de 2020, que está em fase de implantação e que dispõe sobre as Boas Práticas de distribuição, armazenamento e transporte de medicamentos. Foi abordado o protagonismo do farmacêutico em atividades como qualificação, validação de equipamentos, qualificação de rotas, monitoramento de temperatura, capacitação das pessoas que manipulam o medicamento durante o transporte, entre outras atividades relacionadas à logística de produtos de interesse à saúde.

O objetivo foi conectar atores importantes do processo de transporte e debater a atuação do farmacêutico no estado de São Paulo e deliberar alguns ajustes técnicos, principalmente na RDC 430/20, para que a operação de logística de medicamentos seja efetivamente implantada.

O CRF-SP tem um compromisso com a necessidade do profissional no segmento de transporte, que vem sendo aprimorada ao longo dos anos e, por isso, atua de forma orientativa, com eventos, capacitações e materiais técnicos, conectando o que o mercado precisa, a legislação exige e o profissional pode entregar com qualidade, garantindo saúde para a população.

Para o Dr. Kleber, a reunião de hoje foi um marco importante dentro do processo regulatório do segmento de transporte. “Ao longo dos últimos dez anos, o farmacêutico tem ampliado seu papel no setor, realizando atuações que, acima de tudo, preconizam o principal objetivo da cadeia de valor: as questões de saúde para o paciente e a segurança na cadeia de distribuição”, afirmou.

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!