Profissionais debatem ‘Gestão, Logística e Cuidado aos Pacientes sob a Ótica Farmacêutica’ em Guarulhos

 

Diretoria do CRF-SP com delegados regionais e delegados adjuntos responsáveis pela organização do Encontro Regionalizado de Farmacêuticos, que ficou a cargo das Seccionais de Guarulhos, Osasco, Santo André, Zona Leste e Zona SulDiretoria do CRF-SP com delegados regionais e delegados adjuntos responsáveis pela organização do Encontro Regionalizado de Farmacêuticos, que ficou a cargo das Seccionais de Guarulhos, Osasco, Santo André, Zona Leste e Zona Sul

 

São Paulo, 15 de abril, 2024.

Com o tema ‘Gestão, Logística e Cuidado aos Pacientes sob a Ótica Farmacêutica’, o CRF-SP realizou no último sábado (13) mais um Encontro Regionalizado de Farmacêuticos, desta vez em Guarulhos, com participação de cerca de 150 pessoas que acompanharam a programação no campus da Universidade Guarulhos (UNG).

Na abertura, o delegado regional da Seccional de Guarulhos, Dr. Fabio Cristiano Garcia, enfatizou que os temas das palestras foram escolhidos especialmente por contemplar as principais demandas dos farmacêuticos da região, atendendo, assim, aos anseios dos profissionais e, consequentemente, visando trazer benefícios à saúde da população. O anfitrião da casa, Dr. Anderson Freire Carniel, que coordena o curso de graduação de Farmácia da UNG, também deu as boas-vindas e agradeceu à diretoria do CRF-SP por trazer o evento à região.

Dr. Anderson Carniel (coordenador do curso de graduação de Farmácia da UNG) e Dr. Fabio Garcia (delegado regional da Seccional de Guarulhos)Dr. Anderson Carniel (coordenador do curso de graduação de Farmácia da UNG) e Dr. Fabio Garcia (delegado regional da Seccional de Guarulhos)

Diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini destacou a importância do cuidado farmacêutico fazer parte de quase todos os eventos promovidos pelo Conselho. “Debater o que o profissional está fazendo é algo que faremos sempre. Foi assim que já conseguimos muito nos últimos anos, mas eu sei que vocês querem mais, e nós, também. Quando falamos de cuidado farmacêutico, realizado por meio do método clínico centrado no paciente, eu consigo materializar o cuidado por meio dos serviços. E é isso que irá nos permitir um maior reconhecimento da profissão, algo que já estamos visualizando”.

Dr. Marcelo Polacow (presidente do CRF-SP) e Dra. Luciana Canetto (vice-presidente do CRF-SP)Dr. Marcelo Polacow (presidente do CRF-SP) e Dra. Luciana Canetto (vice-presidente do CRF-SP)

A mesma visão foi reiterada pela vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto. “Sempre estivemos e continuaremos no caminho dos desafios da Farmácia Clínica em todas as áreas de atuação. Eventos como os de hoje nos ajudam a criar isso juntamente com vocês, de mãos dadas, em busca de mais representatividade, mais valorização e deixando para trás, cada vez mais, aquela figura do profissional da caixinha. Que a caixinha seja somente uma ferramenta do nosso trabalho! ”.

Já o secretário-geral, Dr. Adriano Falvo, lembrou que o Encontro Regional de Farmacêuticos de Guarulhos é também uma realização de outras seccionais, entre as quais Osasco, Santo André, Zona Sul e Zona Leste, e que um dos destaques desta edição é a palestra focada em Logística. “Guarulhos é um dos principais polos de logística do Estado e os profissionais daqui necessitam estar sempre atualizados quanto à legislação, mas a experiência exitosa municipal também ganhou espaço na nossa programação”.

Dr. Adriano Falvo (diretor secretário-geral do CRF-SP) e Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP)Dr. Adriano Falvo (diretor secretário-geral do CRF-SP) e Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP)

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, encerrou o cerimonial afirmando que, para ele, que é professor universitário, a universidade é por excelência a ‘casa’ de todo farmacêutico. “É uma casa propícia ao conhecimento e poder fazer um evento aqui é motivo de muito orgulho para todos nós. O CRF-SP tem como atividade principal a inscrição, registro e fiscalização das atividades farmacêuticas, mas, isso não é nada sem capacitação, educação continuada, treinamento e é isso que estamos fazendo”.

Cuidado Farmacêutico: experiência exitosa em Guarulhos

Segundo maior munícipio do Estado de São Paulo, Guarulhos foi o que aderiu mais recentemente ao projeto do Comitê de Apoio do Serviço Público (Casp) do CRF-SP, que ao todo tem 24 contratos celebrados. O projeto visa capacitar e qualificar os farmacêuticos da rede pública para ampliação dos serviços clínicos. Saiba mais

Para falar mais sobre o Casp e detalhar como se deu a aproximação com a Prefeitura de Guarulhos, Dra. Luciana Canetto, juntamente com a farmacêutica e coordenadora da Assistência Farmacêutica de Guarulhos, Dra. Giselle Bartelotti, apresentaram a palestra Cuidado Farmacêutico: uma experiência exitosa no município de Guarulhos.

“Nosso contato com a Giselle vinha de longa data e ela sempre colocava as problemáticas importantes relacionadas a recursos humanos que precisavam ser resolvidas por meio de contratações de farmacêuticos. Por outro lado, os farmacêuticos também nos procuraram para conversar sobre o que poderia ser feito em conjunto. Procuramos ouvir as demandas de todos os lados”, contou a vice-presidente do CRF-SP.

Essa articulação culminou na contratação de 33 farmacêuticos concursados e posteriormente na parceria com o Casp, e com as capacitações do ‘Cuidado Farmacêutico no SUS’ já iniciadas em fevereiro passado.

Na avaliação da Dra. Giselle, a parceria com o Casp foi a 'cereja do bolo' de uma série de ações que vêm sendo implementadas em Guarulhos. “Temos vários profissionais que estão sendo capacitados em oito módulos com professores que oferecem total apoio. Para nós, farmacêuticos, é fundamental estar à frente de todo o cuidado e oferecer serviços de qualidade. Esse é o nosso diferencial enquanto carreira na saúde pública, temos muito o que colaborar”.

Dra. Giselle Bartelotti (Prefeitura de Guarulhos); Dr. Kleber Fernandes (GTT de Logística de Produtos de Interesse à Saúde do CRF-SP); e Dra. Daiana Carvalho (farmacêutica especialista em Gestão Clínica e Saúde)Dra. Giselle Bartelotti (Prefeitura de Guarulhos); Dr. Kleber Fernandes (GTT de Logística de Produtos de Interesse à Saúde do CRF-SP); e Dra. Daiana Carvalho (farmacêutica especialista em Gestão Clínica e Saúde)

Conceitos de Logística atualizados

Por ser Guarulhos um dos mais importantes polos de logística do Estado de São Paulo, as boas práticas de distribuição, armazenagem e transportes de produtos de interesse à saúde não podiam ficar de fora do evento de sábado.

O palestrante foi o coordenador do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) do CRF-SP, Dr. Kléber dos Santos Fernandes, que abordou desde o papel do farmacêutico nos muitos elos de gestão, entre os quais indústria de medicamentos/transportadoras; operadores logísticos/transportadoras; centros de distribuição de grandes e pequenas redes/distribuidores; redes de farmácias/consumidores finais/pequenas farmácias/clínicas/hospitais, e a ainda esclareceu dúvidas sobre a legislação vigente com foco na Resolução CFF nº 679/2019 e na RDC da Anvisa nº 430/2020, que se encontra em plena fase de implementação.

Contenção de custos no serviço público

Membro do GTT de Saúde Pública do CRF-SP, a Dra. Daiana Amaral de Carvalho abordou o Cuidado Farmacêutico como ferramenta para contenção de custos no serviço público.

“A sustentabilidade na saúde é fazer com que eu receba e consiga pagar sem fazer dívidas, isso se aplica tanto no setor público como no privado. No entanto, a sociedade brasileira vive um dilema já que a demanda da população por serviços públicos é crescente, mas a capacidade de extrair recursos da sociedade para financiamento dos serviços públicos é limitada”, pontuou a palestrante.

Para ela, a solução está na qualidade do gasto público, que compreende essencialmente a racionalização e priorização da eficiência, da eficácia, da equidade e da sustentabilidade das políticas públicas. “Ou seja, fazer mais, com menos recursos e da melhor forma possível”, afirmou.

Dra. Daiana retornou à programação após o intervalo, com o tema Experiência exitosa: implantação do cuidado farmacêutico na atenção primária da saúde suplementar – relato de experiência, com base em sua experiência profissional em um hospital da capital.

“No início, nosso papel principal era na logística, fazíamos controle de cadeia de materiais e medicamentos como todo farmacêutico faz, aliás, muito bem feito. Mas foi preciso sair da minha zona de conforto para sair do modelo de atenção no qual eu estava acostumada”, contou a profissional. Como desafios no setor, ela aponta evidenciar o valor do cuidado farmacêutico, fomentar a prática junto às operadoras de saúde, realizar capacitações e produções científicas.

Dr. Marcos Machado (conselheiro federal por SP e especialista em Análises Clínicas) e Dr. Roberto Tadao Magami Junior (Consultoria Jurídica do CRF-SP)Dr. Marcos Machado (conselheiro federal por SP e especialista em Análises Clínicas) e Dr. Roberto Tadao Magami Junior (Consultoria Jurídica do CRF-SP)

Exames laboratoriais em farmácias

Um painel sobre o cenário e prerrogativas dos farmacêuticos atuantes com exames laboratoriais em farmácias foi o desfecho do evento em Guarulhos, com participações do conselheiro federal por São Paulo e especialista da área, Dr. Marcos Machado Ferreira, e do gerente da Consultoria Jurídica do CRF-SP, Dr. Roberto Tadao Magami Junior.

Respaldada pela RDC nº 786/2023, a realização de exames laboratoriais em farmácias ainda é motivo de dúvidas entre os profissionais que aproveitaram a presença dos palestrantes para esclarecer aspectos técnicos sobre como implementar o serviço em seus estabelecimentos. “A 786 foi considerada uma conquista para nós, do Conselho, que há tantos anos lutamos para transformar a farmácia em um estabelecimento de saúde, e realizar exames tem tudo a ver com o que sempre pleiteamos, desde que houvesse normas claras a serem seguidas, e foi o que aconteceu”, afirmou o Dr. Marcos.

Dr. Roberto Tadao reiterou que a norma veio na esteira da Lei 13.021/2014 e das RDC 44/2009 e 197/2017 da Anvisa. “Especialmente após a Lei 13.021/2014, toda a dinâmica das farmácias mudou e devemos pensar na pandemia de covid-19 e na expectativa de órgãos como a OMS que prevê que podemos enfrentar ainda muitas epidemias e pandemias pela frente, e que o SUS e os hospitais ou laboratórios não vão absorver todos esses casos. Hoje, no Estado de São Paulo, há estado de emergência decretado por causa da dengue em 86 municípios, sendo assim, as farmácias novamente sendo demandadas, reafirmando seu papel voltado para essa triagem de pacientes, reduzindo as filas em hospitais e laboratórios de modo geral”.

 

*** O Encontro Regionalizado de Farmacêuticos em Guarulhos foi realizado em parceria com as empresas União Química e Syos

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.