Parlamentares farmacêuticos têm novo encontro no CRF-SP para alinhar ações conjuntas

Dr. Marcos Machado (conselheiro do CRF-SP); Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP); Dr. Cássio Gallo (vereador farmacêutico de José Bonifácio); Dra. Patrícia Bin (vereadora farmacêutica de Poá); e Dr. Rodrigo Modanez (farmacêutico de Cerquilho e coordenador do Comitê Parlamentar do CRF-SP)Dr. Marcos Machado (conselheiro do CRF-SP); Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP); Dr. Cássio Gallo (vereador farmacêutico de José Bonifácio); Dra. Patrícia Bin (vereadora farmacêutica de Poá); e Dr. Rodrigo Modanez (farmacêutico de Cerquilho e coordenador do Comitê Parlamentar do CRF-SP)

São Paulo, 18 de maio de 2023.

Na tarde de quarta-feira (17), o Comitê Parlamentar do CRF-SP se reuniu novamente na sede do Conselho, na capital, para mais um encontro entre vereadores farmacêuticos de diferentes localidades do Estado. Desta vez, um total de 11 parlamentares acompanhou a reunião que ocorreu em formato híbrido, ou seja, presencial e on-line.

Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador do Comitê, o farmacêutico Dr. Rodrigo Modanez, de Cerquilho, juntamente com a diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, e o conselheiro Dr. Marcos Machado, que abordaram, principalmente, o impacto político após o lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, ocorrido na semana passada, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

O grupo também debateu o andamento de projetos de lei de interesse da profissão farmacêutica que tramitam tanto no âmbito estadual como no federal, bem como sobre as atividades que o CRF-SP pode contribuir regionalmente para implementar políticas relacionadas à promoção dos cuidados com a saúde e as estratégias para a possível criação de uma Frente Parlamentar Federal, entre outras pautas.

Reunião na Sede do CRF-SP ocorreu com a participação de 11 vereadores farmacêuticos de diferentes localidades, que acompanharam as discussões presencialmente e on-lineReunião na Sede do CRF-SP ocorreu com a participação de 11 vereadores farmacêuticos de diferentes localidades, que acompanharam as discussões presencialmente e on-line

Confira abaixo o recado de alguns parlamentares sobre o encontro de ontem:

“A participação aqui no Conselho é muito importante para todos nós, com certeza, por meio desse comitê, teremos muitos avanços com a legislação porque cada um trará sua experiência, seu conhecimento e seus contatos somando muita força em prol da categoria. Tenho certeza de que teremos resultados brilhantes lá na frente! ”
(Dr. Cássio Gallo, vereador de José Bonifácio)

Vereador Dr. Haroldo Magalhães (Bálsamo) e vereador Dr. Cássio Gallo (José Bonifácio)Vereador Dr. Haroldo Magalhães (Bálsamo) e vereador Dr. Cássio Gallo (José Bonifácio)

“Acompanhei o lançamento da Frente Parlamentar na Alesp e lá mesmo fui convidada para fazer parte do Comitê. Pretendo estar em todas as reuniões que puder porque aqui é um lugar de muito aprendizado. Acho muito importante estimularmos os farmacêuticos a galgarem cargos de vereador e até de deputado para que tenhamos ainda mais força em favor de nossas lutas e pautas, como a questão da venda de medicamentos em supermercados, por exemplo, algo extremamente relevante e que muito nos preocupa. ”
(Dra. Patrícia Bin, vereadora de Poá)

“Fui convidado para fazer parte desse comitê de parlamentares farmacêuticos não só para poder ajudar e defender nossa profissão, mas, também, na questão da saúde das pessoas no dia a dia, fazê-las entender que a saúde é, sim, importante. A profissão farmacêutica tem muito o que contribuir nesse sentido porque, muitas vezes, antes de procurar um hospital ou um posto de saúde, o paciente recorre ao seu farmacêutico de confiança”.
(Dr. José Haroldo Magalhães Lourenço, vereador de Bálsamo)

“Nós chegamos em um ponto em que todas as estratégias estão sendo traçadas no sentido de fazer política pública para nossa classe farmacêutica. Chegar nos deputados, estar 100% alinhados com todos eles, é uma tarefa difícil porque ainda carecemos de farmacêuticos no âmbito federal para ter maior participação na tomada de decisões. Mas acredito que estamos no caminho certo! ”
(Dr. Felício Molinari, vereador de João Ramalho)

“A reunião de hoje foi a que contou com o maior número de participantes e isso valoriza muito o nosso comitê. O intuito é valorizar a classe farmacêutica, não só no âmbito municipal, bem como também o estadual e o federal. Então, essa união de parlamentares farmacêuticos é para trazer benefícios ao profissional e à saúde da população. “
(Dr. Luiz Gustavo Marão Calestini, vereador de Andradina)

Renata Gonçalez (colaborou Thais Noronha)

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!