Assembleia Legislativa de SP lança Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica

Auditório lotado na Alesp para o Lançamento da Frente Parlamentar Auditório lotado na Alesp para o Lançamento da Frente Parlamentar

São Paulo, 11 de maio de 2023

Não poderia ter sido mais especial a noite de quarta-feira, 10/05 para os farmacêuticos do Estado de São Paulo e, por que não dizer para a população em geral, que por lei tem o direito assegurado de contar com a assistência farmacêutica. A Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) foi lançada oficialmente com a presença de farmacêuticos, deputados estaduais, vereadores da capital e de diversas regiões, além de representantes de entidades do setor farmacêutico.

A iniciativa é inédita, conta com todo o suporte do CRF-SP e foi abraçada pelo deputado estadual Thiago Auricchio, que não hesitou ao atender ao desafio de coordenar a Frente Parlamentar criada para discutir e propor ações para o fortalecimento e ampliação da assistência farmacêutica e contribuindo, principalmente, para a melhoria da qualidade de vida da população paulista.

Foto acima: Dr. Fabio Basílio, presidente da Fenafar, Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, Edir Sales, vereadora por SP, Thiago Auricchio, deputado estadual por SP, Coronel Salles, vereador por SP e Dra. Renata Gonçalves, presidente do Sinfar-SP. Foto abaixo: Diretoria do CRF-SP e o coordenador da Frente Parlamentar, Thiago Auricchio (ao centro)Foto acima: Dr. Fabio Basílio, presidente da Fenafar, Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, Edir Sales, vereadora por SP, Thiago Auricchio, deputado estadual por SP, Coronel Salles, vereador por SP e Dra. Renata Gonçalves, presidente do Sinfar-SP. Foto abaixo: Diretoria do CRF-SP e o coordenador da Frente Parlamentar, Thiago Auricchio (ao centro)

“Não conseguimos falar em saúde sem falar em assistência farmacêutica. A intenção é aproximar a categoria do parlamento para que a gente possa levar as demandas junto ao governo do Estado e a secretaria de Saúde”. Questionado se a Frente parlamentar é um local onde os partidos não têm lado e se unem por um objetivo em comum, o deputado prontamente respondeu “Exatamente, é um momento suprapartidário, deputados de todas as siglas assinaram a nossa Frente, o que mostra a força do segmento e como somos capazes de junto ao CRF-SP, trabalhar e levar esses benefícios para a população”, destacou o coordenador da Frente.

A cerimônia, aberta ao público, no auditório Teotônio Vilela, também foi transmitida ao vivo, pelo canal da Alesp no YouTube, e logo nos primeiros minutos, durante a mesa de abertura, já contou com mais um ato que contribui com a diminuição dos índices de intoxicação e até morte pelo uso incorreto de medicamentos. Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP entregou o Projeto de Lei ao deputado estadual Thiago Auricchio que institui, no âmbito do Estado de São Paulo, a Semana do Uso Racional de Medicamentos, no período de 5 a 11 de maio. A semana será dedicada à elaboração de ações educativas de conscientização quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação.

Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, entregou o Projeto de Lei ao deputado estadual Thiago Auricchio que institui a Semana do Uso Racional de Medicamentos no Estado de SP. A vereadora Edir Sales também participou do ato Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, entregou o Projeto de Lei ao deputado estadual Thiago Auricchio que institui a Semana do Uso Racional de Medicamentos no Estado de SP. A vereadora Edir Sales também participou do ato

Entidades e parlamentares unidos

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, fez questão de ressaltar a relevância da iniciativa inédita de aproximação concreta com a Alesp. “É a primeira vez que conseguimos essa mobilização junto aos deputados estaduais. Queremos garantir que o farmacêutico esteja presente em todas as unidades de saúde e em todos os lugares em que ele é imprescindível. Ele trabalha em prol da população, garante o acesso ao tratamento medicamentoso com qualidade e evitando que alguém utilize medicamento de maneira errada. Há um risco de acesso a medicamentos de baixa qualidade e até mesmo falsificados, e isso o farmacêutico pode evitar”.

Nessa mesma empreitada está o Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo, presidido pela Dra. Renata Gonçalves, que também destacou a oportunidade que a aproximação com os parlamentares oferece de mostrar quem são os farmacêuticos, as atividades, a importância para a população. “O Sinfar-SP é parceiro e está junto nessas ações que valorizam a profissão”. Em nível nacional, o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Dr. Fabio Basílio, endossou as palavras dos colegas. “Já que toda a legislação é movimentada nas casas de leis tanto em nível estadual e federal então é fundamental que as entidades procurem a mobilização para a aprovação das pautas e reprovação das que forem contrárias à saúde da população. É importante que os farmacêuticos tenham voz na casa do povo. Parabenizo pela iniciativa e espero que ela seja reproduzida nos demais estados”.

Dr. Marcelo Polacow; Dra. Luciana Canetto; Dr. Adriano Falvo e Dra. Danyelle Marini. Ao lado, o deputado Thiago Auricchi durante conversa com Dr. Marcelo Polacow e Dr. Fabio Basílio Dr. Marcelo Polacow; Dra. Luciana Canetto; Dr. Adriano Falvo e Dra. Danyelle Marini. Ao lado, o deputado Thiago Auricchi durante conversa com Dr. Marcelo Polacow e Dr. Fabio Basílio

Também prestigiou o lançamento, a vereadora de São Paulo, Edir Sales, que foi responsável pela proposição da Lei nº 17.674/2021, que proíbe a venda de qualquer tipo de medicamento em mercados, supermercados, conveniências e estabelecimentos similares na cidade de São Paulo, entre outros projetos. O vereador também por São Paulo coronel Salles enalteceu o trabalho dos farmacêuticos na linha de frente durante a pandemia, ressaltando até as muitas mortes de profissionais.

Para a gestora do curso de Farmácia da Universidade São Caetano do Sul, Dra. Cristina Vidal, é fundamental que o farmacêutico esteja envolvido na política e mostrar essa contribuição aos estudantes. “Essa Frente vai trazer muita visibilidade para a profissão. O estudante precisa entender sobre a importância do contato do farmacêutico com o paciente, que é quem mais precisa do nosso trabalho, mais um motivo para estar aqui e valorizar a assistência farmacêutica”.

Também presente no lançamento, Dr. Rodrigo Christiano Moreira, farmacêutico que atua há 14 anos no setor público, e atualmente na Vigilância Sanitária de Suzano, destacou “sei como funcionam as questões burocráticas, então além do apoio técnico de profissionais que já temos, ter o apoio jurídico de uma instituição respeitada como a Alesp, é importante para galgar alguns espaços que hoje não conseguimos ter”.

Ex-presidentes do CRF-SP prestigiaram o lançamento da Frente. Da esq p/dir. Dr. Dirceu Raposo; Dr. Francisco Caravante; Dr. Pedro Menegasso; Dr. Marcos Machado e Dr. Marcelo PolacowEx-presidentes do CRF-SP prestigiaram o lançamento da Frente. Da esq p/dir. Dr. Dirceu Raposo; Dr. Francisco Caravante; Dr. Pedro Menegasso; Dr. Marcos Machado e Dr. Marcelo Polacow

Representatividade farmacêutica

O CRF-SP sempre se preocupou em estar em sincronia com o legislativo para contribuir com a construção de normativas e projetos que beneficiem a população. Nessa proposta, o Comitê Parlamentar, formado por parlamentares farmacêuticos, tem essa finalidade.

Veículos de comunicação da Alesp cobriram o lançamento Veículos de comunicação da Alesp cobriram o lançamento

Para o coordenador do Comitê, Dr. Rodrigo Modanez, que também prestigiou o lançamento da Frente, o Comitê contribui com a manutenção da assistência farmacêutica preservando a saúde pública. “Existem inúmeros projetos que colocam a população em risco, a Frente Parlamentar vem para unir deputados com essa consciência de proteção. O Comitê, em parceria com o CRF-SP e agora com a Frente, irá vigiar os Projetos que podem ser prejudicais e fomentar os que poderão incentivar o zelo à saúde por meio dos farmacêuticos”. Nesse mesmo contexto, a presidente da Câmara dos Deputados de Poá e farmacêutica, Dra. Patrícia Bin, avaliou o quanto a Frente irá contribuir. “Quando um deputado se coloca à disposição para lutar junto com a gente, quem tem a ganhar é a população, é o farmacêutico, são todos. Estou muito feliz. Fiz questão de estar presente nesse momento tão especial para a nossa categoria”, finalizou a vereadora.

Vereadores de diversas cidades e que integram o Comitê Parlamentar apoiaram o movimento que beneficiará sobretudo a populaçãoVereadores de diversas cidades e que integram o Comitê Parlamentar apoiaram o movimento que beneficiará sobretudo a população

Clique e confira

Apresentação e Regimento interno da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica da Alesp

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

 
Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias
 
Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.