Ex-bastonária dos farmacêuticos de Portugal Dra. Ana Paula Martins vai liderar centro hospitalar em Lisboa

A ex-bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Dra. Ana Paula Martins, é docente e pesquisadora da Faculdade de Farmácia de Lisboa (Foto: Ordem dos Farmacêuticos de Portugal)A ex-bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Dra. Ana Paula Martins, é docente e pesquisadora da Faculdade de Farmácia de Lisboa (Foto: Ordem dos Farmacêuticos de Portugal)

São Paulo, 9 de dezembro de 2022.

A ex-bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal Dra. Ana Paula Martins, que atua como professora e pesquisadora na Faculdade de Farmácia de Lisboa, foi escolhida esta semana pelo diretor executivo do Sistema Nacional de Saúde (SNS) português para liderar o Centro Hospitalar Lisboa Norte. Confira mais informações a seguir:

"A administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, que integra os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, liderado nos últimos três anos por Daniel Ferro, não vai ser reconduzida. A administração tinha terminado o seu mandato em dezembro de 2021 e desde essa altura que estava em gestão, não tendo sido reconduzida nem substituída por Marta Temido. O DN sabe que o diretor clínico, Luís Pinheiro, terá pedido a demissão já há alguns meses, aceitando no entanto, permanecer até que fosse tomada uma decisão pela tutela.

O novo CEO do SNS, Fernando Araújo, optou pela substituição e escolheu Ana Paula Martins, ex-bastonária dos farmacêuticos, professora e investigadora da Faculdade de Farmácia de Lisboa, conhecida também pelas suas ligações ao PSD, já que foi vice-presidente na liderança de Rui Rio.

Segundo confirmaram ao DN, Ana Paula Martins já está a constituir a sua equipa e já se sabe que escolheu um dos médicos de Santa Maria, Rui Tato Marinho, dedicado ao SNS, em exclusividade, diretor do Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Hospital de Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (Hospital Santa Maria) e conhecido pelo seu trabalho dedicado à área das hepatites virais.

Ao que apurámos, Rui Tato Marinho, que é ainda professor na Faculdade de Medicina de Lisboa e diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais, da Direção-Geral da Saúde, terá aceitado o convite de Ana Paula Martins hoje mesmo. A antiga bastonária dos farmacêuticos já terá escolhido todos os membros da nova equipa da administração do centro hospitalar.

Em nota enviada ao DN, o Ministério da Saúde esclarece que as nomeações dos conselhos de administração das entidades hospitalares, cujo mandato terminou em dezembro de 2021, estão a ser preparadas já com o envolvimento do Diretor Executivo do SNS.

Neste sentido, confirma que "o processo de nomeação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte está em curso, tendo a professora Ana Paula Martins sido convidada e aceitado presidir à administração deste centro hospitalar. A composição da restante equipa será, oportunamente, comunicada e seguirá a tramitação prevista, nomeadamente na CRESAP - Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública".

Departamento de Comunicação CRF-SP (Fonte: Diário de Notícias/Portugal)

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!