Presidente do CRF-SP orienta sobre uso de álcool gel e rebate fake news

São Paulo, 2 de março de 2020.

Na semana passada, o CRF-SP esteve presente em veículos de comunicação para tirar dúvidas sobre o uso de medicamentos no período em que o novo coronavírus está se alastrando pelo mundo e também para desmentir algumas fake news que se disseminam na mesma velocidade do vírus.

Em um dos programas, o JR News, apresentado pelo jornalista Heródoto Barbeiro, na Record News, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, participou ao vivo de um bate papo com o apresentador para elucidar as dúvidas. Dr. Marcos foi questionado sobre o uso de álcool gel e ressaltou “O álcool gel 70% não dispensa a lavagem das mãos, principalmente se a mão tiver sujidades, ainda mais se tiver materiais biológicos como sangue e secreções e, especialmente os profissionais de saúde que lidam com pacientes o dia todo devem lavar a mão com água e sabão e em seguida passar álcool gel”.

Um vídeo tem circulado nas redes alegando que o vinagre também poderia agir como antisséptico, no entanto, o presidente do CRF-SP orienta “Vinagre não procede, o ácido acético utilizado em vinagre não foi desenvolvido como antisséptico e não é um princípio ativo desinfetante. Não faz desinfeção de mãos, nem de superfícies. É uma besteira, não sei de onde veio essa ideia, o vinagre também estraga e justamente porque há crescimento bacteriano, não tem sentido, é um desserviço à sociedade”.

Dr. Marcos também alertou sobre os riscos do uso de água sanitária na pele e destacou que o hipoclorito, utilizado para limpeza de superfície não deve ser utilizado para limpeza de mãos porque pode ser prejudicial a pele. Deve-se sempre priorizar o álcool 70% em gel porque não desidrata a pele.

Outro alerta também foi sobre o uso de máscaras descartáveis. “As pessoas estão correndo para a farmácia para comprar máscara, mas ela deve ser utilizada por pessoas que apresentem algum tipo de sintoma para evitar o contágio. Utilizar sem necessidade fará com que falte material para quem realmente precisa”.

 

Confira a entrevista na íntegra. O programa foi ao ar na sexta-feira, 28/02, às 21h.

 

Farmacêutico, combata as fake news com informação (Clique para visualizar mais informações)

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.