Revista do Farmacêutico 113 - Livros

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 113 - SET-OUT / 2013

Revista 113 setinha Livros


Foto: Divulgação

PATENTES FARMACÊUTICAS E ACESSO A MEDICAMENTOS

O livro aborda o acesso a medicamentos e o direito às patentes farmacêuticas sob o enfoque dos direitos humanos. Analisa juridicamente a proteção oferecida ao acesso de medicamentos, a eficácia e as controvérsias desses direitos.O texto também avalia as flexibilidades dos tratados e da legislação para melhor eficiência dos direitos e as alternativas para realização dessas respectivas proteções, para que colaborem com o desenvolvimento sustentável.O direito à propriedade intelectual não deve ser considerado ilimitado ou absoluto, na medida em que tem uma função social. Há que se buscar um adequado equilíbrio entre a proteção dos direitos do inventor e de exploração comercial de um invento científico e os direitos sociais, dentre eles a saúde.

Autora: Patrícia Luciane de Carvalho

Editora: Atlas

 

Foto: Divulgação

GESTÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS HOSPITALARES

A proposta do livro é discutir a gestão de materiais e de equipamentos hospitalares colocando esses temas em um contexto gerencial sistêmico, coerente e integrado dentro de um modelo que contempla a gestão por processos como um de seus elementos.O conteúdo está dividido em duas partes, a primeira aborda a gestão estratégica de suprimentos e a segunda, a gestão de equipamentos, ambas debatendo o planejamento, a aquisição, o recebimento, o armazenamento, as políticas de descarte, além dos tópicos específicos de cada tema, sempre com a finalidade de tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão.

Autores: Haino Burmester, Alexandre Henrique Hermini e Jorge Alberto Lopes Fernandes.

Editora: Saraiva

 

Foto: Divulgação

GESTÃO DA QUALIDADE HOSPITALAR

O livro examina a qualidade dos serviços hospitalares sob a ótica da gestão, concebendo um modelo coerente que harmoniza gestão e assistência mediante práticas configuradas dentro de um projeto que entenda a organização do hospital como um todo. Haino Burmester centraliza seu estudo no aspecto micro do atendimento, ou seja, aquele prestado nas unidades (hospitais, clínicas ou ambulatórios), apresentando um modelo para que essas organizações atinjam a excelência. O livro não aborda apenas a resolução dos problemas após sua ocorrência, mas também um sistema que se antecipa e busca criar condições para que problemas não ocorram.

Autores: Haino Burmester

Editora: Saraiva





Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.