Revista 106 - SAF



rf106_cabecalho
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 106 - FEV - MAR - ABR / 2012

Revista 106 setinha SAF


Semana de Assistência Farmacêutica 2012 (Ilustração: Renato Marsolla)SAF: seja um voluntário

Palestras da Semana de Assistência Farmacêutica começaram em abril. Aumentar o número de palestras em 2012 depende da adesão de mais farmacêuticos voluntários

Promovida pelo CRF-SP por meio de palestras educativas, a já consolidada Semana de Assistência Farmacêutica (SAF) chega ao décimo  segundo ano consecutivo de realização.

A cada ano, um novo assunto é eleito pelo CRF-SP para ser trabalhado nas escolas. Em 2012, o tema “Informação sem contraindicação” dará ênfase ao uso racional de medicamentos, os riscos da automedicação e problemas gerados à saúde pelo uso de drogas lícitas (álcool e tabaco) e ilícitas (crack, cocaína e maconha).

Palestra da Semana de Assistência Farmacêutica 2012 (Foto: arquivo pessoal)
Palestra da SAF: além de orientar os jovens, ação contribui para difundir a imagem e a importância do farmacêutico (Foto: arquivo pessoal)

Organizadas pelo CRF-SP, as palestras são ministradas gratuitamente a partir da segunda semana de abril e já chegaram a mais de 170 mil estudantes de ensino fundamental e médio de 400 escolas em todo o Estado. Os palestrantes são farmacêuticos voluntários, que passam por um treinamento para adequar a linguagem ao público.

 

Para aumentar o número de estudantes atendidos pela campanha, é importante que cada vez mais farmacêuticos se voluntariem no projeto. As capacitações ocorrem várias vezes ao ano. Os interessados em ministrar palestras podem se inscrever pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (11) 3067-1483.

A farmacêutica dra. Talita Pivaro contou à Revista do Farmacêutico a sua experiência:  “Faz três anos que participo da SAF, sendo que, no primeiro, ainda como estudante, acompanhei as palestras da dra. Lessy Mara Giacomini, diretora regional de Fernandópolis. A experiência é muito gratificante, pois criamos um vínculo com os alunos e também com as escolas que já nos procuram para agendar suas palestras. Tenho muito orgulho de realizar esse trabalho com o apoio do CRF-SP. É uma excelente oportunidade de mostrar o verdadeiro papel do farmacêutico, que vai muito além da dispensação de medicamentos”.

SAF

A SAF foi instituída pela Lei Estadual 10.687/00, a qual determinou que anualmente deverão ser realizadas palestras, debates e discussões de temas relacionados à assistência farmacêutica em estabelecimentos oficiais de ensino fundamental e médio com o objetivo de proporcionar adequada informação aos estudantes e a comunidade escolar.

O tema medicamento, sempre recorrente e indiscutivelmente necessário, orienta os alunos sobre o direito à assistência farmacêutica, o uso correto de medicamentos e os perigos da automedicação.

A iniciativa é fundamental para que os alunos atuem como agentes multiplicadores, disseminando informações para a família e amigos e conheçam a importância do farmacêutico para a sociedade.  

 

Lançamento do fascículo de diabetes e Simpósio repercutem nas mídias sociais
Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.