Revista 106 - Farmacêutico na Praça



rf106_cabecalho
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 106 - FEV - MAR - ABR / 2012

Revista 106 setinha Farmacêutico na Praça


Logo  Farmacêutico na PraçaPara todo mundo ver

Farmacêutico na Praça torna-se sucesso e contribui para que a população reconheça o farmacêutico como profissional de saúde. Ação foi realizada em 22 cidades do estado

A campanha Farmacêutico na Praça definitivamente se consolidou como uma das principais ações do CRF-SP de valorização da imagem do farmacêutico junto à população. A realização de mais uma edição do evento no vão livre do Masp, em plena avenida Paulista, na capital, novamente chamou a atenção de centenas de pessoas e da imprensa, que passaram a entender melhor a função e a importância do farmacêutico como o profissional de saúde mais próximo da população.

Farmacêutico na Praça - aferição de pressão (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz) Farmacêutico na Praça - Atendimentos (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)

Contato direto com a população: percepção de que atividade farmacêutica vai muito além da dispensação (Fotos: Chico Ferreira / Agência Luz)

 

Dr. Menegasso é entrevistado por repórter da Rede Globo (Foto: Davi Machado)
Dr. Menegasso é entrevistado por repórter da Rede Globo: ação chama a atenção da mídia (Foto: Davi Machado)

No Masp, durante um dia intenso de atividades, 60 farmacêuticos voluntários realizaram mais de 2,5 mil atendimentos. Sucesso total! Além de orientar as pessoas sobre o uso correto de medicamentos, esses profissionais realizaram gratuitamente a aferição da pressão arterial, da glicemia capilar, avaliaram o Índice de Massa Corpórea (IMC) e ofereceram palestras sobre a diferença entre medicamentos genéricos, referência e similares.

Para o motorista Almiranda Santos, 37 anos, que passava pelo local, a iniciativa é uma ótima ideia. "Sempre meço a pressão, mas não sabia que poderia fazer isso na farmácia". O consultor financeiro Ludnaldo Mendes, 48 anos, também aproveitou para conferir como anda a saúde. "Meus pais sofreram muito com o diabetes e por isso me preocupo em monitorar. Vou diariamente à farmácia para aferir a pressão, o farmacêutico virou até meu amigo".

Interior

Farmacêutico na Praça - Bauru Farmacêutico na Praça - Guarulhos Farmacêutico na Praca - Bragança Paulista

Da esq. para a dir., Bauru, Bragança Paulista e Guarulhos: crianças, adolescentes, adultos e idosos foram atendidos pelos farmacêuticos voluntários nas cidades participantes da ação. A campanha “Farmacêutico na Praça” é um sucesso por onde passa e contribui para valorização do profissional junto à sociedade (Fotos: Divulgação)

Além da capital, 22 cidades do interior do Estado realizaram a ação (sendo 19 simultaneamente) em abril/maio, em locais de grande circulação de pessoas. Ao todo foram mais de 11.500 atendimentos, realizados por mais de 300 farmacêuticos voluntários. Para o dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, a ação, por onde passa, conquista a simpatia das pessoas, que começam a reconhecer o farmacêutico como importante profissional de saúde, especialista em medicamentos e que está ao alcance de todos para orientações e prestação de serviços farmacêuticos. "Foi um grande momento de valorização da profissão".

Thais Noronha

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.