Revista 106 - Capa



rf106_cabecalho
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 106 - FEV - MAR - ABR / 2012

Revista 106  setinha Capa


100 dias trabalhando pela valorização profissional

Nova diretoria do CRF-SP completa 100 dias de ações em favor da profissão farmacêutica

Reunião entre a diretoria do CRF-SP e o presidente do CFF

Foram dias de intenso trabalho, mas com muitos resultados. Em abril, a nova diretoria do CRF-SP completou 100 dias de gestão e já acumula ações importantes em favor da valorização profissional. Três áreas de atividade se destacam no período: as mudanças implementadas para melhorar o atendimento do CRF-SP aos farmacêuticos; as ações políticas junto aos diversos níveis de governo para ampliar e garantir a presença do farmacêutico em seu âmbito de atuação e as ações de orientação e capacitação para munir o farmacêutico de informações e conhecimentos que contribuam para seu desenvolvimento profissional.

Dr. Alexandre Padilha (ministro da Saúde) e dr. Pedro Menegasso (Foto: Erasmo Salomão / Ministério da Saúde)
Encontro com diversas autoridades, inclusive com o ministro da Saúde Alexandre Padilha: pedido de veto à MP que liberava venda de medicamentos nos supermercados (Foto: Erasmo Salomão / Ministério da Saúde)
"Estamos vivendo um período muito intenso e até mesmo exaustivo de trabalho, mas os resultados até agora têm sido compensadores. Nesses primeiros 100 dias trabalhamos fortemente para ampliar a representatividade política do CRF-SP junto aos municípios e aos parlamentares estaduais e federais e, por outro lado, incentivamos o farmacêutico a se valorizar e rever sua postura no ambiente de trabalho", avalia o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, para quem a valorização do farmacêutico depende de ações conjuntas entre o CRF-SP e os próprios farmacêuticos. "Todos têm de fazer sua parte para que possamos avançar, e, nesse sentido, o CRF-SP assume sua parcela de responsabilidade e procura dar o exemplo".

 

No campo das ações políticas, entre as principais iniciativas desse período destaca-se a criação do Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM), que está atuando fortemente junto aos gestores municipais para garantir a presença do farmacêutico no Sistema Único de Saúde. "Desde o começo deste ano já realizamos reuniões para discutir o cumprimento da lei de assistência farmacêutica no SUS com mais de 50 municípios e 22 deles já formalizaram acordo, em que se comprometem em corrigir distorções ou implantar plenamente a assistência farmacêutica no serviço público de saúde", explica a dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, que tem participado das reuniões com secretários municipais de saúde e representantes municipais.

Diversas capacitações pelo Estado
Diversas capacitações pelo Estado

Para o dr. Pedro, o GTAM é um bom exemplo de ação política do CRF-SP, pois ao fazer com que os municípios cumpram a legislação contribui para a criação de empregos para os farmacêuticos no Estado de São Paulo (veja reportagem completa neste link).

Outra ação que merece destaque no período foi a presença da diretoria do CRF-SP na reunião agendada pelo Conselho Federal de Farmácia em Brasília, na segunda quinzena de abril, com senadores e deputados federais para discutir mudanças na legislação que garantam melhores condições de trabalho para os farmacêuticos. Nesta reunião, além do dr. Menegasso, também participaram o diretor-tesoureiro do CRF-SP, dr. Marcos Machado e a diretora secretária-geral, dra. Priscila Dejuste. Vários senadores e deputados foram sensibilizados sobre as dificuldades enfrentadas pelos farmacêuticos no exercício da profissão e foi assumido, por parte dos parlamentares, o compromisso de rever legislações vigentes como forma de ampliar a valorização do profissional.

A diretoria do CRF-SP tem conversado também com todas as entidades que têm atuação no campo da Farmácia, inclusive com representantes de empresas, industriais e comerciais. O objetivo dessas reuniões é discutir ações que ampliem a atuação dos farmacêuticos e possibilitem melhores salários e condições de trabalho. "Tratar sobre esses temas não é função do CRF-SP, mas não podemos nos omitir. Temos prestado todo apoio ao sindicato da categoria e conversado com os empregadores para tentar encontrar soluções que contribuam para melhorar a situação profissional do farmacêutico", explica dr. Menegasso.

Dr. Walter Jorge, presidente do CFF, participa de reunião de trabalho no CRF-SP em janeiro de 2012
Dr. Walter Jorge, presidente do CFF, participa de reunião de trabalho no CRF-SP em janeiro de 2012

Nesse sentido, as conversas e encontros também vêm se estendendo internamente, com discussões junto ao Conselho Federal de Farmácia – CFF. Em janeiro, o presidente do CFF esteve em São Paulo e participou de uma reunião de trabalho com a diretoria do CRF-SP e com os diretores seccionais. Foi a primeira vez que o presidente do CFF participou em São Paulo de uma reunião de trabalho ampliada deste tipo.

Nessa reunião foi possível conversar direta e abertamente com o presidente do CFF e apresentar problemas enfrentados pela categoria no dia a dia, como jornada de trabalho, taxas e valor da anuidade. O presidente do CFF, na ocasião, se comprometeu em analisar os problemas apresentados e destacou que uma das metas do Conselho Federal seria lutar pelo direito de prescrição dos farmacêuticos.

Respeito ao farmacêutico

Dr. Pedro Menegasso e dr. Dirceu Barbano, presidente da Anvisa

Reunião onde foi entregue documento técnico ao presidente da Anvisa, dr. Dirceu Barbano, em que foi apresentado o posicionamento do CRF-SP sobre a disposição dos MIPs no autosserviço e discutida a importância do farmacêutico no uso correto de medicamentos.

Outro tema que tem norteado o trabalho atualmente é a melhoria na qualidade do atendimento. Tal preocupação fez inclusive a diretoria implantar o lema "Respeito ao Farmacêutico".  Segundo o presidente do CRF-SP, o relacionamento do farmacêutico com o Conselho tem de ser rápido, prático e esclarecedor. "Nossa meta é alcançar a excelência no atendimento do farmacêutico. Ele deve ser bem atendido, bem orientado e resolver qualquer assunto com o Conselho de forma muito ágil e prática".

Além de manter programas continuados de treinamento dos funcionários, o CRF-SP implantou a nova central telefônica, que possui um sistema de menu automatizado que facilita o acesso do farmacêutico às informações básicas, liberando os atendentes para a resolução de problemas mais complexos. "Realizamos uma pesquisa com os usuários do sistema e o índice de aprovação foi superior a 91%. Isso significa respeito ao farmacêutico", explica dr. Menegasso. (veja reportagem completa neste link)

Atendimento pessoal pelo presidente

Plantão do presidente do CRF-SP: contato direto com os farmacêuticos para solucionar problemas e ouvir sugestões
Plantão do presidente do CRF-SP: contato direto com os farmacêuticos para solucionar problemas e ouvir sugestões

No quesito atendimento, foi implantada outra ação importante: o atendimento pessoal dos farmacêuticos pela diretoria. O atendimento, chamado "Plantão", que não precisa de agendamento prévio, ocorre todas as segundas-feiras, entre 15 e 17h, e normalmente é realizado na sede pelo próprio presidente. Na impossibilidade de o presidente estar presente, outros diretores participam.

O objetivo dos plantões é permitir ao farmacêutico o contato aberto e sem intermediários com os diretores. Para o presidente do CRF-SP, "o atendimento pessoal procura mostrar que o Conselho pertence a todos os farmacêuticos e que as soluções dos problemas devem ser propostas diretamente a nós, que temos a responsabilidade de resolver".

Nos plantões a diretoria ouve atentamente o que os farmacêuticos têm a falar e os encaminhamentos para a resolução de um problema individual quase sempre se transformam em melhorias para todos. Além disso, se necessário, toda a estrutura do CRF-SP é acionada para resolver o problema de forma imediata, sem burocracia. "Isso é importante porque deixa claro a todos que não existe separação entre diretoria e farmacêuticos, que somos uma só categoria e temos de trabalhar todos juntos se quisermos avançar", completa dr. Menegasso.

Reunião com o deputado estadual Edinho Silva Reunião com o deputado estadual Carlos Grana

Reuniões como as realizadas com os deputados estaduais Edinho Silva (esq., entre o dr. Pedro Menegasso e a dra. Priscila Dejuste) e Carlos Grana (dir., no centro da foto, junto do dr. Pedro, dr. Carlos Morales, dr. Marcos Machado e dra. Priscila) colaboram na conquista de importantes avanços legislativos para a categoria farmacêutica.

Aberto a sugestões

Reunião com farmacêuticos de Ribeirão Preto: esclarecimento e busca por sugestões
Reunião com farmacêuticos de Ribeirão Preto: esclarecimento e busca por sugestões

Em janeiro deste ano a diretoria realizou também atendimento presencial em todas as seccionais do estado. Dessas reuniões originaram ações como o RT Consciente, a ampliação dos cursos nas seccionais e contratação de mais fiscais, além da correção de vários processos administrativos.

Na mesma linha de ouvir os farmacêuticos, foi disponibilizada em fevereiro a pesquisa na internet sobre produtos e serviços do CRF-SP, na qual o Conselho solicitou a opinião e sugestão dos farmacêuticos sobre o setor de atendimento, os fascículos "Farmácia Estabelecimento de Saúde", a Revista do Farmacêutico e sobre a qualidade e conteúdo dos cursos realizados. Mais de 500 farmacêuticos responderam à pesquisa e os resultados foram disponibilizados às áreas para a avaliação e implantação das sugestões.

Principais ações da atual Diretoria

  • Criação do Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM) para ampliar a participação de farmacêuticos no SUS e reunião com mais de 40 municípios;
  • Implantação do novo sistema de telefonia automatizado, reduzindo ainda mais o tempo de espera para o atendimento;
  • Implantação do programa RT Consciente, que facilita a atuação do farmacêutico que assume como responsável técnico;
  • Lançamento do 7º fascículo da série Farmácia Estabelecimento de Saúde com o tema “Manejo e Tratamento de Pacientes com Diabetes”; 
  • Criação da Seccional da Zona Leste (a primeira seccional da capital paulista);
  • Atendimento pessoal dos farmacêuticos pela diretoria todas as segundas-feiras na Sede;
  • Rodada de atendimentos da diretoria aos farmacêuticos nas seccionais (realizada em janeiro e fevereiro);
  • Realização da ação “Farmacêutico na Praça” na capital e em 22 cidades do Estado;
  • Contratação de mais fiscais para ampliar a fiscalização e garantir a presença de farmacêuticos nos âmbitos de atuação;
  • Realização do XII Encontro Paulista de Farmacêuticos na capital e interior do Estado com o tema “Tenha atitude e faça a diferença”;
  • Campanha publicitária “Na farmácia exija o farmacêutico”;
  • Realização do Simpósio “O futuro do diabetes no Brasil: uma visão multidisciplinar”.
  • Realização do seminário sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos – PRNS;
  • Ampliação da Semana de Assistência Farmacêutica em todo Estado de São Paulo;
  • Apoio da equipe jurídica do CRF-SP ao CFF para reverter aproibição do exercício da acupuntura por outros profissionais que não os médicos;
  • Ações com objetivo de  impedir a venda de medicamentos nos supermercados;
  • Apoio à proposta do Senado em reduzir o ICMS em medicamentos;
  • Reunião com representantes do Sincofarma para, entre outros assuntos, propor melhores condições de trabalho para os farmacêuticos;
  • Criação da Secretaria dos Colaboradores (Secol) para facilitar e ampliar o relacionamento dos mais de 800 farmacêuticos voluntários com o CRF-SP;
  • Reunião com o presidente da Anvisa para entrega de documento técnico a favor de medidas que garantam o uso racional de medicamentos isentos de prescrição e outros assuntos.
  • Manifestação contrária à lei aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo que liberou no Estado o autoatendimento para os medicamentos isentos de prescrição (MIPs).

Seccional da Zona Leste

Dr. Pedro Menegasso participou da Plenária Temática do  CREMESP sobre dispensação de medicamentos de uso contínuo

Em abril, dr. Pedro Menegasso participou da Plenária Temática do CREMESP sobre dispensação de medicamentos de uso contínuo. O presidente do CRF-SP utilizou a oportunidade para demonstrar aos médicos as principais dificuldades relacionadas às prescrições enfrentadas pelo farmacêutico durante a dispensação de medicamentos.

A transformação da subsede leste em seccional, a primeira seccional da capital, foi outra ideia do presidente do CRF-SP que surgiu a partir da conversa com farmacêuticos. "No final do ano passado, durante as eleições, ocorreram problemas na subsede leste e decidimos que aquilo não poderia mais acontecer. Como a zona leste é praticamente uma cidade dentro da cidade de São Paulo, nada mais justo que transformar a subsede em seccional", explica dr. Menegasso.

Diferentemente de uma subsede, a Seccional conta com diretor regional que tem autonomia para formar comissões assessoras. Isso garante que existirá sempre um grupo de pessoas pensando e trabalhando pelos farmacêuticos da zona leste. Na prática, a medida deve se traduzir em melhor atendimento e mais cursos e eventos focados nos interesses dos profissionais da região. "Acreditamos que essa mudança vai contribuir para melhorar muito o atendimento dos farmacêuticos na zona leste. No futuro, outras subsedes também devem ser transformadas em seccionais", sinaliza o presidente do CRF-SP.

Valorização Profissional

O tema que demandou maior atenção da diretoria no período foi a valorização do profissional. Além de ampliar as ações de formação técnica, em 2012 o CRF-SP procurou inovar e, na realização da XII Encontro Paulista de Farmacêuticos, foram abordados pela primeira vez nas palestras e eventos assuntos como marketing pessoal, coaching e comunicação interpessoal. A partir da proposta "Tenha atitude e faça a diferença", palestrantes de renome como Max Gehringer e Reinaldo Passadori abordaram os caminhos que os profissionais devem trilhar para se destacar no ambiente de trabalho. (veja reportagem completa a partir da página 36 desta edição).

Reunião da diretoria do CRF-SP com o Procurador Geral da Justiça Márcio Fernando Elias Rosa

Como parte das ações de representação da categoria farmacêutica e de fortalecimento da profissão e defesa da Saúde, a diretoria do CRF-SP se reuniu com o Procurador Geral da Justiça Márcio Fernando Elias Rosa. Na pauta, a preocupação da entidade com as ações legislativas contrárias à saúde da população no Estado.

Além do grande evento que ocorreu na capital, os farmacêuticos do interior do Estado também tiveram a oportunidade de participar de palestras que abordaram o tema e puderam discutir com outros profissionais os caminhos para destacar-se no ambiente de trabalho. "Hoje temos clareza que conhecimento técnico é importante para desenvolvimento profissional, mas não é a única habilidade que o profissional precisa desenvolver. É necessário saber se posicionar e aparecer no ambiente de trabalho. Esses são conhecimentos fundamentais que, infelizmente, estão fora da grade curricular", analisa dr. Menegasso. (veja reportagem completa neste link)

Ainda com o objetivo de valorizar o exercício da profissão, foram realizadas na capital e em 22 cidades do Interior, a ação "Farmacêutico na Praça", que procura despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar que o farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo da população, que pode ajudar nesse controle. Em 2012, o Farmacêutico na Praça fez mais de 11 mil atendimentos em todo Estado. "Essa ação aproxima o farmacêutico da população e contribui para que ele seja percebido com um verdadeiro profissional de saúde", explica dr. Menegasso. (Veja detalhes neste link)

Capacitação

Reunião com farmacêuticos em Bragança Paulista
Reunião com farmacêuticos em Bragança Paulista: esclarecimento e busca de sugestões

A capacitação profissional continua sendo prioridade. Nos três primeiros meses do ano foram realizados dois grandes eventos técnicos: "O futuro do diabetes no Brasil: uma visão multidisciplinar" e "Encontro Técnico Informativo sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos". Para o presidente do CRF-SP, esses são dois temas importantíssimos que devem estar na agenda de todo profissional de saúde. "O diabetes assume hoje situação de doença epidêmica no mundo e no Brasil. O farmacêutico pode assumir papel estratégico no controle da doença. Quanto ao manejo de resíduos sólidos, o tema é pauta de toda a sociedade e os farmacêuticos não podem se ausentar de discuti-lo". (Veja detalhes sobre o seminário de diabetes neste link)

Merece destaque ainda a realização de dezenas de cursos de capacitação por todo o Estado e o lançamento do VII Fascículo da série "Farmácia Estabelecimento de Saúde", com o tema "Manejo de Pacientes com Diabetes".  Este fascículo, assim como os demais, foi enviado para todos os farmacêuticos inscritos no CRF-SP. Para o presidente do CRF-SP, todo esse trabalho só pode ser realizado graças ao empenho conjunto da diretoria, dos voluntários e dos funcionários. "Acreditamos na união e na participação. Somente conseguiremos elevar a profissão ao patamar que ela merece se houver muito comprometimento de todos e vontade de trabalhar".

Números de 2011 e 2012
Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.