CRF-SP realiza última palestra da campanha contra sífilis

Mesa de debates da capacitaçãoMesa de debates da capacitaçãoSão Paulo, 24 de agosto de 2018.

A terceira e última parte da capacitação da campanha “Farmacêuticos contra a sífilis” aconteceu na quarta-feira (22), na sede do CRF-SP. O evento tem o objetivo de munir o farmacêutico com informações sobre a doença para que esteja capacitado a orientar os pacientes. Nesta rodada, o tema abordado foi “Sífilis congênita”, quando a transmissão da doença é passada de mãe para filho. As capacitações contaram com apoio e apresentação de palestras de profissionais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids e do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Na abertura do evento, o vic-presidente do CRF-SP, Dr. Antônio Geraldo, agradeceu a presença e o interesse do público no tema e destacou a importância da inciativa para a saúde pública e do papel do farmacêutico na orientação aos pacientes. “É um assunto de interesse público. Por isso, é muito importante que o farmacêutico saiba orientar e encaminhar corretamente as pessoas com suspeita de sífilis”, disse.

A Dra. Carmen Sílvia Bruniera Domingues, médica que atua na Coordenação de Ações para Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e sífilis congênita do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, apresentou o panorama sífilis congênita no Brasil e no Estado de São Paulo e manifestação clínica, diagnóstico, tratamento e seguimento das crianças com sífilis congênita e das expostas a sífilis materna.

A palestrante falou sobre a gravidade da infecção e suas consequências, que podem causar má-formação, aborto e morte do bebê. “A sífilis congênita é totalmente evitável. Às vezes eu posso não conseguir evitar que a gestante pegue a sífilis, porque não dá para impedir que ela tenha relações desprotegidas. Mas nós, como profissionais de saúde, temos o compromisso de evitar. Porque no pré-natal e gente consegue diagnosticar e tratar corretamente”, destacou a Dra. Carmen.Dra. Edilene Peres Real da Silveira,  Dra. Cristina Langkammer Martins, Dra. Carmen Sílvia Bruniera Domingues, Dra. Amouni Mourad e   Dra. Mônica Cristina Santos RicciDra. Edilene Peres Real da Silveira, Dra. Cristina Langkammer Martins, Dra. Carmen Sílvia Bruniera Domingues, Dra. Amouni Mourad e Dra. Mônica Cristina Santos Ricci

Dra. Edilene Peres Real da Silveira, farmacêutica do Instituto Adolfo Lutz, apresentou as metodologias de diagnósticos para sífilis congênita; Dra. Mônica Cristina Santos Ricci, farmacêutica clínica da enfermaria de pediatria do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) falou sobre conservação e preparação da penicilina cristalina; e Dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP, apresentou o papel do farmacêutico na prevenção e no controle da sífilis.

Para concluir o evento, as palestrantes participaram de debate, que contou com a participação da Dra. Cristina Langkammer Martins, enfermeira do Programa Estadual de DST/Aids e CRT DST/Aids-SP.

As palestras foram transmitira ao vivo pela internet e, em breve, estarão disponíveis na Academia Virtual de Farmácia do CRF-SP.

Carlos Nascimento

Departamento de Comunicação CRF-SP