Os avanços da farmácia magistral e o cuidado clínico

são debatidos em Ribeirão Preto

 

Auditório da Unip campus Ribeirão Preto: evento registrou mais de 100 participantesAuditório da Unip campus Ribeirão Preto: evento registrou mais de 100 participantes

Ribeirão Preto, 29 de julho de 2024.

Com o intuito de debater os avanços da farmácia magistral e o cuidado clínico, o CRF-SP promoveu no último sábado (27), em Ribeirão Preto, mais um Encontro Regionalizado de Farmacêuticos, com participação de farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia que lotaram o auditório do campus da Universidade Paulista (Unip). O evento foi uma realização das Seccionais de Araraquara, Barretos, Fernandópolis, Franca e São José do Rio Preto, além da anfitriã, Ribeirão Preto.

Da esq. p/ dir.: o conselheiro federal por SP Dr. Marcos Machado; o secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo; a diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini; o deputado federal Ricardo Silva; a delegada-adjunta da Seccional de Ribeirão Preto, Dra. Silvana Mantovani; a coordenadora do curso de Farmácia da Unip Ribeirão Preto, Dra. Márcia Regina Medeiros Malfará; e o delegado regional de Ribeirão, Dr. Marcelo BarrionovoDa esq. p/ dir.: o conselheiro federal por SP Dr. Marcos Machado; o secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo; a diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini; o deputado federal Ricardo Silva; a delegada-adjunta da Seccional de Ribeirão Preto, Dra. Silvana Mantovani; a coordenadora do curso de Farmácia da Unip Ribeirão Preto, Dra. Márcia Regina Medeiros Malfará; e o delegado regional de Ribeirão, Dr. Marcelo Barrionovo

Na abertura, o delegado regional da Seccional de Ribeirão Preto, Dr. Marcelo Barrionovo, explicou que a temática do encontro regionalizado dá visibilidade ao trabalho destacado de farmacêuticos locais, além de contemplar as principais demandas dos profissionais atuantes na região e, consequentemente, traz benefícios à saúde da população.

“O que vocês vão assistir aqui, hoje, é resultado de nossas reuniões mensais realizadas aqui na seccional, por meios de nossos Grupos Técnicos de Trabalho (GTT). Então vocês, farmacêuticos de Ribeirão Preto e região, também podem participar de forma híbrida inclusive, para amanhã estarem aqui expondo nesses encontros regionais o que vocês fazem no dia a dia”, comentou o Dr. Marcelo.

Dra. Danyelle Marini; Gustavo Euzébio (gerente regionalizado de Ribeirão Preto da RD Saúde); Edison Enock (coordenador de RH da RD Saúde); o deputado federal Ricardo Silva;. Dra. Jaíne Ramos (gerente farmacêutica da RD Saúde); e Dr. Adriano FalvoDra. Danyelle Marini; Gustavo Euzébio (gerente regionalizado de Ribeirão Preto da RD Saúde); Edison Enock (coordenador de RH da RD Saúde); o deputado federal Ricardo Silva;. Dra. Jaíne Ramos (gerente farmacêutica da RD Saúde); e Dr. Adriano Falvo

A diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, complementou e reafirmou que essa aproximação torna os profissionais parceiros do Conselho e vice-versa. “O Conselho tem de ser parceiro de todos vocês. Ficou para trás aquela história de que o CRF era um órgão distante, na verdade, ele tem de estar muito próximo das nossas vidas, tem de fazer parte porque além de  fiscalizar, que é o que está previsto em lei, o Conselho capacita e luta por nós, e está aberto a ouvir o que deve melhorar”.

 

Farmacêutico clínico no contexto hospitalar e na atenção primária

Dividido em duas partes, o Encontro Regionalizado de Farmacêuticos foi iniciado com o painel ‘Atuação do farmacêutico clínico no contexto hospitalar e na atenção primária’, sendo a primeira participante a Dra. Natália Duarte Zimmermann, coordenadora do GTT de Farmácia Hospitalar da Seccional de Ribeirão Preto.

Dra. Bruna Fray e Dra. Natália Zimmermann (vice-coordenadora e coordenadora do GTT de Farmácia Hospitalar da Seccional de Ribeirão Preto)Dra. Bruna Fray e Dra. Natália Zimmermann (vice-coordenadora e coordenadora do GTT de Farmácia Hospitalar da Seccional de Ribeirão Preto)

Dra. Natália abordou a importância do farmacêutico clínico no contexto hospitalar e sobre como o profissional deve agir em situações em que é necessário convencer o administrador das instituições. “Este tema é de suma importância para os farmacêuticos hospitalares e clínicos para que possamos defender nossa classe profissional frente aos administradores da instituição que, muitas vezes, não são da área da saúde e não conhecem muito das nossas atribuições técnicas de trabalho e o quanto nós podemos trazer de retorno para a instituição, não só em desfechos clínicos, pensando no paciente, mas também em economia e saúde para as organizações”.

No mesmo painel, a vice-coordenadora do GTT de Farmácia Hospitalar da Seccional de Ribeirão Preto, Dra. Bruna Fray, falou sobre a relação entre a farmácia clínica e a atenção primária, com dados de um estudo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em um hospital de Porto Alegre (RS) em 2011, e que apontou que a maior parte das pessoas que passam pelo serviço de emergência (32%) o fazem devido a problemas relacionados ao uso de medicamentos.

Dra. Tatiana Alves (delegada regional da Seccional de Barretos), Dra. Natália Zimmermann e Dra. Bruna Fray na mesa-redonda sobre a atuação do farmacêutico clínico no contexto hospitalar e na atenção primáriaDra. Tatiana Alves (delegada regional da Seccional de Barretos), Dra. Natália Zimmermann e Dra. Bruna Fray na mesa-redonda sobre a atuação do farmacêutico clínico no contexto hospitalar e na atenção primária

Conforme apresentado pela palestrante, metade desses casos procurou o serviço relatando problemas de efetividade do uso do próprio medicamento; 31% alegaram problemas relacionados à segurança; 10% tiveram problemas com a adesão ao tratamento e 5% relataram problemas quanto à necessidade do uso do medicamento.

Suplementos e Cannabis Medicinal na prática farmacêutica

Na segunda parte do evento, o painel focou no potencial dos suplementos e da Cannabis Medicinal na prática farmacêutica. A primeira ministrante foi a coordenadora do Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP, Dra. Margarete Akemi Kishi, que falou sobre o cenário atual dessa substância, além de seu contexto na farmácia magistral.

Dra. Margarete apresentou o histórico da Cannabis e seu uso medicinal, que remonta ao período de 3.000 a.C., quando há registros históricos de que a planta pode ter sido usada por um imperador chinês. “A história da Cannabis cerceou o planeta por ser uma planta que se adapta a todos os territórios e climas; o que diferencia é como se pretende o modelo a ser utilizado. É a partir daí que surgem as várias formas de cultivo de Cannabis”, afirmou a farmacêutica, que enfatizou que, aos farmacêuticos, cabe a missão de atuar no cuidado e na dispensação, bem como na garantia do bem-estar dos pacientes.

Dra. Margarete Akemi Kishi (coordenadora do Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP) e Dra. Priscila Dejuste (coordenadora do GTT de Suplementos Alimentares)Dra. Margarete Akemi Kishi (coordenadora do Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP) e Dra. Priscila Dejuste (coordenadora do GTT de Suplementos Alimentares)

Por último, a questão da suplementação na farmácia magistral, uma área em franco crescimento, ficou a cargo da coordenadora do GTT de Suplementos Alimentares do CRF-SP, Dra. Priscila Dejuste. Ela pontuou a importância de o farmacêutico assumir o papel que lhe cabe neste mercado, por ser ele um profissional competente conforme determina a legislação.

“É preciso ter em mente que as pessoas que fazem uso de suplementos não estão necessariamente doentes. Em geral, são indivíduos que estão mantendo uma condição de se manter saudáveis e, mesmo assim, apresentam uma necessidade específica de uso. Sendo assim, quem deve prescrever o suplemento tem de ser um profissional da saúde, e não um influencer sem a devida formação em suas redes sociais”, afirmou a especialista.

Opinião de quem foi

Na avaliação do acadêmico de Farmácia Gabriel Costa, participar do Encontro Regionalizado de Farmacêutico foi uma “experiência única”. “Foi uma excelente oportunidade para atualizar conhecimentos, trocar experiências com profissionais tão capacitados e discutir as inovações que estão transformando a nossa profissão”, declarou.

*** O Encontro Regionalizado de Farmacêuticos de Ribeirão Preto foi realizado em parceria com a RD Saúde e Gustavo Leonel Cafés Especiais, e com o apoio da Unip campus Ribeirão Preto.

Dr. Wilson Rigoni (delegado regional da Seccional de Barretos e mestre de cerimônias do evento em Ribeirão Preto); Dra. Monike Dias (farmacêutica e representante da empresa Gustavo Leonel Cafés Especiais); e Dra. Marcelo BarrionovoDr. Wilson Rigoni (delegado regional da Seccional de Barretos e mestre de cerimônias do evento em Ribeirão Preto); Dra. Monike Dias (farmacêutica e representante da empresa Gustavo Leonel Cafés Especiais); e Dra. Marcelo Barrionovo

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.