Objetivo é melhorar os índices de exames laboratoriais e diminuir internações hospitalares 

 Município de Atibaia já realizou mais de 680 consultas farmacêuticas no 1º quadriênio de 2024Município de Atibaia já realizou mais de 680 consultas farmacêuticas no 1º quadriênio de 2024

São Paulo, 28 de junho de 2024.

Tudo começou em maio de 2018 quando se formou um polo da Capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS, na Seccional do CRF-SP em Bragança Paulista. Neste polo participaram farmacêuticos de diversos municípios da região, incluindo profissionais que atuam no serviço público de saúde de Atibaia.

Farmacêuticos orientam pacientes durante a consulta farmacêutica Farmacêuticos orientam pacientes durante a consulta farmacêutica

De acordo com a Dra. Luciene Di Gennaro Toschi Pinheiro, diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) do município de Atibaia, desde então os farmacêuticos do DAF da Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia vêm realizando o Cuidado Farmacêutico aos pacientes da rede pública de Atibaia. A coordenadora informa que a cada ano, cresce o número de pacientes beneficiados pelo novo serviço. Em 2018 foram 385 consultas farmacêuticas, já em 2023, o número subiu para 1634 e só no primeiro quadrimestre de 2024 já foram realizadas 680 consultas.

Dra. Luciane afirma que apoiar a equipe multiprofissional do cRua, o e-multi, participar das avaliações dos indicadores do IGM (Índice CFA de Governança Municipal) e das campanhas de vacinação, fazem parte da rotina dos farmacêuticos de Atibaia, além da participação do profissional desde a padronização dos medicamentos, revisão contínua da REMUME e do processo de compra e armazenamento dos medicamentos.

As visitas domiciliares são para pacientes com dificuldade de mobilidade As visitas domiciliares são para pacientes com dificuldade de mobilidade

Em entrevista à TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo na região, Dra. Luciene destacou a importância da consulta farmacêutica para o paciente. “Queremos fazer o paciente entender o tratamento farmacológico, porque está tomando aquele medicamento, porque é preciso seguir os horários indicados. Tudo isso reflete em melhoria nos índices de exames laboratoriais e menos internações hospitalares”.

 A população recebe orientações sobre temas diversosA população recebe orientações sobre temas diversos

Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp)

Atualmente a Capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS é ofertada aos municípios paulistas por meio do Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp), criado pelo CRF-SP em 2022, e tem dentre seus principais objetivos ampliar a assistência e cuidado farmacêutico disponibilizado pelo setor público à população.

A capacitação, que é uma parceria entre o CRF-SP e CFF, conta com módulos presenciais teóricos e uma tutoria (prática) que ajuda na implementação do serviço no município. São abordados temas relacionados ao cuidado farmacêutico, hipertensão arterial, diabetes, problemas de saúde autolimitados e prescrição farmacêutica, saúde mental e fitoterápicos, além de assuntos relacionados à atuação clínica do farmacêutico e de interesse do município que adere ao projeto.

Os gestores municipais interessados em saber mais sobre o Casp e sobre a Capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones (11) 3067-1472/1455.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.