Iniciativa é uma recomendação, não limitando a livre iniciativa na precificação de serviços

CRF-SP publica valores referenciais mínimos para serviços farmacêuticosCRF-SP publica valores referenciais mínimos para serviços farmacêuticosSão Paulo, 18 de junho de 2024.

Tendo em vista as atribuições clínicas do farmacêutico, previstas pela Resolução CFF 585/13, e a ampliação de oferta de serviços farmacêuticos ao longo dos anos, em 12 de junho de 2024 o CRF-SP publicou uma deliberação onde consta tabela para serviços farmacêuticos apenas como um referencial mínimo, não vinculando nem impondo às farmácias, drogarias e consultórios farmacêuticos, sob nenhuma forma, a adoção dos valores sugeridos, de modo a não prejudicar a livre iniciativa da precificação de serviços.

A intenção é haver uma referência de forma a orientar os profissionais que iniciam a prestação dos serviços e os valores especificados não incluem os produtos utilizados, como os medicamentos, kits de exames, entre outros, bem como não envolve custas com o deslocamento do profissional, quando necessário.

A iniciativa, que teve contribuição de diversos grupos técnicos de trabalho do CRF-SP e foi aprovada em plenário, partiu de uma demanda recorrente dos farmacêuticos que questionam ao CRF-SP a orientação sobre a possibilidade de cobrança por serviços clínicos prestados e qual um valor mínimo razoável para tal precificação. O texto passou previamente por período de consulta pública disponível de manifestações pelos farmacêuticos e população em geral, tendo recebido 76,5% de manifestações favoráveis à proposta.

Certamente, a depender da região do Estado e da qualificação do profissional, os valores sugeridos podem variar bastante, o que é visto como algo positivo, no contexto da ampla área de atuação farmacêutica e possibilidades de especialização dos profissionais, seja no ambiente das farmácias e drogarias ou consultórios (autônomos ou vinculados a outros serviços de saúde).  O entendimento é que a discussão e propositura de referencial mínimo para a prestação dos serviços valoriza a atuação do profissional e é um incentivo para constante capacitação do farmacêutico na prestação de serviços de qualidade e ainda mais diversos, considerando o seu âmbito de atuação.

Clique aqui e acesse a Deliberação CRF-SP 04/24, que estabelece a tabela referencial para serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias privadas.

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.