XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo ocorrerá nos dias 6 e 7 de outubro no formato à distância

 

 

São Paulo, 17 de agosto de 2023

Se as transformações do setor sempre foram os motes do Congresso Farmacêutico de São Paulo, que desde a década de 1970 garante atualização profissional aos farmacêuticos, não somente do Estado de São Paulo, mas de todo o país, também está no DNA do evento acompanhar as principais mudanças do mundo.

Um exemplo disso ocorreu na última edição, que coincidiu com a maior crise sanitária do século, em plena pandemia de covid-19. Na ocasião, o Congresso estreou o formato on-line para não deixar os profissionais sem seu tradicional evento multidisciplinar, trazendo as novidades do que poderia melhorar o dia a dia do farmacêutico, agregando aspectos científicos, com as tendências da Farmácia mundial no que se refere às mais recentes pesquisas publicadas em todo o planeta.

O Congresso neste formato foi um sucesso e despontou muitos pontos positivos, como a acessibilidade a pessoas em qualquer parte do mundo; a possibilidade de os ministrantes estarem em diversos espaços geográficos, um número ilimitado de participantes por atividade e, ainda, um tempo maior para o acompanhamento das atividades que foram gravadas e ficaram disponibilizadas para os congressistas acessarem conforme seus interesses e possibilidades.

Nesta edição temos uma programação on-line, exclusiva e complementar às palestras, painéis, mesas-redondas e demais atividades preparadas para os congressistas que estarão in loco nos dias 12, 13 e 14 de outubro no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital (evento presencial com vagas esgotadas). O evento on-line ocorrerá nos dias 6 e 7 de outubro.

A coordenadora da Comissão Científica do XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo, Dra. Gislaine Ricci Leonardi, ressalta que a grade on-line conta com importantes cientistas do Brasil e de outros países, assim como ocorre no evento presencial. Isto demonstra a internacionalização do evento e revela o crescente respeito que a Farmácia tem adquirido no meio universitário e científico. Além disso, ela explica que, mesmo no on-line, a grade é diversificada e reúne diferentes áreas das Ciências Farmacêuticas, permitindo o acompanhamento da evolução da Ciência.

“O Congresso todo está sendo preparado por muitas mãos e com muito carinho e cuidado para todos os farmacêuticos e também para quem trabalha nas áreas afins”, reforça a coordenadora.

Dra. Gislaine diz ainda que o evento on-line permite o alcance de grande número de pessoas e possibilita a participação daqueles que por algum motivo não conseguem se locomover até São Paulo, onde acontecerá o evento presencial, na semana seguinte, e poderão conectar-se com as últimas novidades do setor.

“Esperamos que a programação proposta possa trazer inspiração para o crescimento profissional, e para mudanças e melhorias no dia a dia de todos que participarem”, afirma.

 

PROGRAMAÇÃO

O evento on-line terá atividades que mesclam as mais diferentes áreas da Farmácia e inicia com um palestrante internacional: Dr. Humberto Zardo, que abordará, diretamente dos Estados Unidos, como estabelecer limites para o monitoramento da qualidade farmacêutica. O farmacêutico participou das últimas edições do Congresso e sempre foi um dos destaques da programação, enriquecendo-a com suas experiências no setor de Indústria Farmacêutica.

A Medicina Tradicional Chinesa também contará com palestrante internacional. O Dr. Luis Miguel Lavado, que é português e foi professor do Instituto de Medicina Tradicional e é referência em Acupuntura na Europa, falará do tratamento das dorsalgias através dos meridianos extraordinários, que são os canais com funcionalidade de transportar a energia por todo o corpo.

NOVAS TENDÊNCIAS

A área de Cosmética, que apresenta índice de crescimento acima de 20% por ano no Brasil, segundo pesquisa da NielsenlQ/Ebit e que se mostra como uma oportunidade de atuação para o farmacêutico, também terá participação internacional: a farmacêutica portuguesa Dra. Isabel Martins de Almeida, que desenvolve pesquisas de pré-formulação e formulação de produtos cosméticos com novos ativos inspirados na natureza, será a responsável pela atividade: Cosmetic area: innovation, challenges and opportunities.

Ainda pensando nas tendências do setor, as discussões acerca do papel do farmacêutico em doenças raras, que têm avançando em todo o país, também serão contempladas no dia 7 de outubro. Para se ter ideia do crescimento do debate, o CRF-SP criou um Grupo Técnico de Trabalho sobre o assunto com profissionais renomados, como o Dr. Raphael Boiati, coordenador do GTT, que será o responsável pela palestra on-line ‘Modelos de cuidado farmacêutico em Doenças Raras’.

Segundo ele, após o diagnóstico de uma doença rara, diversas são as necessidades do paciente, desde tratamentos farmacológicos até tratamentos não farmacológicos por uma equipe multiprofissional qualificada.

Sobre o cuidado farmacêutico, ele explica que o profissional desempenha “papel fundamental no manejo das doenças raras. Essas condições são caracterizadas por sua baixa prevalência e complexidade, o que exige uma abordagem especializada e personalizada para garantir o melhor resultado possível para os pacientes”, explica. Mais uma atividade imperdível para o profissional.

Os suplementos alimentares também estão em alta. A Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos Para Fins Especiais (Brasnutri) estimam que aproximadamente 2,5 milhões de pessoas consomem suplementos alimentares no Brasil. E é claro que o setor não estaria fora dos conteúdos para quem acessará o Congresso a distância. As responsáveis por abordar o assunto serão a Dra. Aline Nakele Daniela Tomei e a Dra. Dra. Daniela Tomei, com a rotulagem para esse tipo de produto para a saúde.

Quando se pensa em avanço no setor farmacêutico, a área de análises clínicas e toxicologia vem logo à mente e os congressistas on-line expandirão os conhecimentos sobre toxicologia in silico, que consiste na aplicação de tecnologias computacionais para identificação de toxicidades, com o Dr. Carlos Eduardo Matos dos Santos, farmacêutico, e mestre em Saúde Pública (FSP/USP), com ênfase em Avaliação de Risco Toxicológico. O setor será representado, ainda, pela atividade sobre Marcadores renais na bioquímica e uroanálise, ministrada pela Dra. Mauren Isfer Anghebem, farmacêutica e Doutora em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Análises Clínicas.

A indústria também está sempre se aperfeiçoando e o Dr. João Paulo dos Santos Fernandes, farmacêutico e professor da Unifesp, ampliará os conceitos atuais e o dia a dia da pesquisa e desenvolvimento de fármacos no Brasil.

A responsável por apresentar o que tem na vanguarda da pesquisa homeopática, que é incluída nas Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS do Ministério da Saúde desde 2006, será a professora do Departamento de Fármacos e Medicamentos da UFRJ, que é membro do Comitê Técnico Temático de Homeopatia da Farmacopeia Brasileira, Dra. Carla Holandino.

A Farmácia Hospitalar e a Logística de Produtos de Interesse à Saúde estão inseridas na exposição da Dra. Raquel Fernandes Venâncio sobre o impacto da qualificação dos fornecedores na Acreditação ONA, que completa 20 anos em 2023 e tem como proposta incentivar melhorias nas organizações e estimular o aprimoramento contínuo dentro de um processo de aprendizado.

A importância do farmacêutico clínico na otimização da farmacoterapia e nos custos hospitalares serão abordados na mesa-redonda com a Dra. Marinei Campos Ricieri e da Dra. Paola Nicolini, farmacêutica coordenadora do Programa de Stewardship de Antimicrobianos do Hospital Pequeno Príncipe e a gerente de Farmácia Clínica na UnitedHealt Group, respectivamente.

DIVERSIDADE

O CRF-SP iniciou o ano de 2023 com um evento que ampliou as questões de diversidade e inclusão na área farmacêutica e a experiência foi tão positiva (veja aqui) que as discussões foram ampliadas e ganharam espaços também no XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo, tanto on-line, como presencial. No primeiro formato citado, terão diálogos voltados à questão racial, o etarismo e o atendimento a PCDs.

Docentes e quem tem interesse na área de ensino, pesquisa e extensão acompanharão como o setor pode ser mais inclusivo à pessoa com deficiência, em palestra da Dra. Karla Luz, que é coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Univasp e que desenvolve há 24 anos trabalhos em inclusão de pessoas com deficiência.

O assessor da Área Técnica da Saúde da População Negra da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Dr. Marco Antônio dos Santos, trará os principais 
pontos relacionados às questões raciais na saúde da população.

Já as reflexões acerca do ageísmo e o seu impacto na formação e exercício profissional serão conduzidas pela Dra. Luciane de Fátima Viola Ortega, Doutora em Gerontologia pela Unicamp e Mestre em Ciência pelo Instituto de Psiquiatria do HC.

Dra. Denize Lotufo Estevam, que é médica infectologista com atuação em HIV/Aids desde 1992, explicará como ocorre o monitoramento das infecções sexualmente transmissíveis na PrEP, no âmbito do SUS.

O assunto voltou à tona com mais destaque em março deste ano, quando o Ministério da Saúde suspendeu ofício que impedia a prescrição farmacêutica das profilaxias Pré e Pós-exposição de risco ao HIV (PrEP e PEP, respectivamente) no SUS. O assunto está ligado ao cuidado farmacêutico à população LGBTQIAPN+, que não é público exclusivo para as referidas profilaxias, mas que está inserida nas estratégias para suas utilizações. 


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Atualmente, para ter uma carreira de sucesso, além da área técnica, investe-se em inteligência emocional. Essa linha será tratada pelo ângulo das habilidades a serem desenvolvidas para liderança. Quem participará da atividade será a Dra. Luciene Scherer, farmacêutica, consultora de empresas, palestrante e que dividirá sobre as principais habilidades comportamentais.

Dra. Luciane conta que é possível ter uma vida pessoal e uma vida profissional de sucesso andando juntas e que, quando se fala em habilidades necessárias para este equilíbrio, algumas parecem fundamentais como a inteligência emocional, flexibilidade, humildade e a capacidade de chegar de negociar.  

 

AVANÇOS NA FARMÁCIA ONCOLÓGICA

As estratégias de adesão medicamentosa na oncologia pediátrica é o tema da palestrante Dra. Thuane Sales Gonçalves, que explica que a farmacoterapia do câncer é complexa e está associada a problemas relacionados ao uso de medicamentos, sendo a população pediátrica particularmente mais suscetível devido às variações no desenvolvimento que afetam a farmacocinética e farmacodinâmica.

“A ausência de formas farmacêuticas adequadas para a faixa etária também é um desafio, levando à necessidade de partir comprimidos, dispersar conteúdos de cápsulas ou diluir soluções orais, tornando a administração mais morosa e aumentando o risco de doses tóxicas ou subterapêuticas. Os regimes de quimioterapia ambulatorial envolvem uma complexidade adicional, com medicamentos tomados apenas em dias específicos e administrados pelo cuidador”, completa a Dra. Thuane, que é presença confirmada no dia 7 de outubro.

A Radiofarmácia tem a atividade ‘Medicina radioteranóstica: visão radioquímica, clínica e molecular aplicada ao câncer de próstata’ na programação on-line, que serão conduzidas pelo professor do 
Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que desenvolve pesquisas na área de Radiofarmácia, com ênfase no desenvolvimento e controle de qualidade de radiofármacos para fins de tratamento e/ou de diagnóstico de diversas doenças, em especial tumores e processos inflamatórios/infecciosos.

(Programação preliminar. Confira grade de atividades completas em: https://congressocrf.org.br/programacao)

 

Inscreva-se para o formato on-line em: https://congressocrf.org.br/inscritos/inscricao 

 

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.