Reunião marca apresentação de nova Sociedade para lideranças farmacêuticas, entre elas o CRF-SP

São Paulo, 27 de janeiro de 2023.

Na noite de quinta-feira, 17, representantes da Sociedade Científico-Profissional de Farmácia Comunitária Iberoamericana (Socfic) apresentaram os objetivos e ações propostas voltadas a farmacêuticos e profissionais de Farmácia comunitária de todos os países ibero-americanos (Portugal, Espanha, América do Sul, Central e Caribe).

Em reunião on-line, tendo em vista que os membros estavam em diversas partes do mundo como Portugal, Barcelona e Brasil, o presidente da Socfic, Jesús Carlos Gómez destacou os objetivos da nova sociedade que são promover o desenvolvimento científico e profissional da farmácia comunitária; Impulsionar o papel clínico da farmácia comunitária; Contribuir para o intercâmbio de conhecimentos científicos e experiências profissionais entre os farmacêuticos que exercerem o cuidado farmacêutico aos pacientes; Representar os farmacêuticos ibero-americanos perante entidades oficiais e organizações científicas, entre outros.

“É o momento de colocarmos o farmacêutico no lugar que ele deve estar, com a devida importância que o profissional merece. Escutar o paciente, conhecer seus problemas de saúde, orientar sobre os medicamentos, ninguém faz isso melhor do que o farmacêutico comunitário”, ressaltou o presidente. “Cada vez se vive mais, mas a gente quer viver melhor. A intenção da Socfic não é substituir nenhuma entidade, mas vamos estender a mão para juntos defendermos e nos desenvolver em relação à atenção farmacêutica”.

Dr. Carlos Maurício (Portugal), Dr. Jesús Carlos Gómez (Espanha), Dr. Rinaldo Ferreira e Dra. Hortência Tierling (Brasil)Dr. Carlos Maurício (Portugal), Dr. Jesús Carlos Gómez (Espanha), Dr. Rinaldo Ferreira e Dra. Hortência Tierling (Brasil)

A vice-presidência da Sociedade é integrada por farmacêuticos que representam diversos países como o Dr. Rinaldo Ferreira, Diretor da Associação dos Farmacêuticos Proprietários de Farmácia do Brasil, Presidente da Farma & Farma S.A. e Professor do Instituto Racine e do Instituto Equilibra, que trabalhará em conjunto com a Dra. Dayani Galato, professora adjunta da Universidade de Brasília no curso de Farmácia e no programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade da Ceilândia, do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica em rede e na residência multiprofissional do Hospital Universitário de Brasília; em questões relacionadas ao Brasil e Dr. Carlos Maurício Barbosa, professor da Universidade do Porto e bastonário da Ordem dos Farmacêuticos entre 2009 e 2015.

Durante a reunião, Dr. Rinaldo Ferreira ressaltou "vamos atuar no Brasil de forma unida com as demais associações, sociedades, universidades e conselhos regionais. Cada vez mais um contribuindo e aprendendo com os profissionais de diversas regiões". Quem participar poderá contribuir e nos ajudar a conhecer o que há em cada país, como está o trabalho e serviços farmacêuticos nas farmácias comuunitárias, entre outros. Já Dra. Dayani Galato enfatizou que o desenvolvimento da profissão farmacêutica não é apenas no país, é mundial, já que não apenas no Brasil, mas na maioria dos demais países, a farmácia comunitária é a que mais emprega farmacêuticos.

Conhecido de longa data dos farmacêuticos brasileiros por estar sempre em congressos e eventos, inclusive como ministrante por diversas vezes do Congresso Farmacêutico de São Paulo, Dr. Carlos Maurício Barbosa, o Brasil por ser de grandes dimensões não poderia deixar de contar com a vice-presidencia do Rinaldo ao lado de outros profissionais no mundo. Junto com a Dayana eles vão criar um grupo de delegados regionais pra conhecer a realidade dos estados brasileiros.

Dra. Hortência Tierling, conselheira federal pelo Estado de Santa Catarina, representou o Conselho Federal de Farmácia na reunião, e relembrou a luta das entidades brasileiras pela aprovação da lei 13.021/14. "Conseguimos elevar a farmácia brasileira a um novo patamar, reafirmando a autoridade técnica do farmacêutico e sua importância para a sociedade". Ela destacou ainda a edição das resoluções CFF nº 585 e 586, em 2013, que regulamentam as funções clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica, respectivamente. Outro destaque foi o pedido de revisão da revisão da RDC 44/09 que normatiza os serviços e funcionamento dos estabelecimentos farmacêuticos, o qual já recebeu contribuições para a consulta pública e aguarda a publicação.

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!