Encontro reúne presidentes dos CRFs para debater aprimoramento da gestão

Encontro reúne presidentes dos CRFs para debater aprimoramento da gestãoEncontro reúne presidentes dos CRFs para debater aprimoramento da gestãoSão Paulo, 9 de março de 2020.

Curitiba foi sede do V Encontro dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Farmácia, realizado nos dias 5 e 6 de março, na sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR). Cerca de 15 Estados encaminharam seus representantes para participarem de discussões sobre o fortalecimento do Sistema CFF/CRFs através do aprimoramento da gestão, de acordo com as diretrizes impostas pelo Tribuna de Contas de União (TCU), a atividade fiscalizatória dos regionais e definição de medidas que pode melhorar os serviços farmacêuticos, em prol da sociedade brasileira.

A mesa de abertura do encontro foi composta pelo Dr. Walter da Silva Jorge João – Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Luiz Gustavo de Freitas Pires – Conselheiro Federal pelo Paraná, Dr. Michele Caputo – Deputado Estadual, Dra. Mirian Ramos Fiorentin – Presidente do CRF-PR, Dr. Fábio de Brito Moreira – Diretor Tesoureiro do CRF-PR e Dra. Nádia Maria Celuppi Ribeiro – Diretora Secretária-Geral do CRF-PR.

Em sua fala, Dr. Michele, parlamentar, farmacêutico e ex-Secretário de Estado da Saúde do Paraná, enalteceu seu orgulho em ser farmacêutico e a importância da realização de eventos nacionais para debater a profissão, que cresce constantemente. “Não tem como fazer saúde sem o farmacêutico. Precisamos nos unir para fortalecer ainda mais as nossas áreas de atuação”. Ainda, Dr. Michele destacou a grande capacidade de articulação do CRF-PR, que “mostra-se cada vez mais ativo e exerce papel inegável na consolidação da categoria”, finalizou o Deputado Estadual.Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP, durante sua participação no V Encontro dos Presidentes dos Conselhos Regionais de FarmáciaDr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP, durante sua participação no V Encontro dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Farmácia

Em sequência, Dr. Walter da Silva Jorge João conclamou a necessidade da profissão farmacêutica viver um novo movimento. “É preciso sair da zona de conforto. Nos últimos anos, conquistamos inúmeras vitórias, como as atribuições clínicas do profissional e a prescrição farmacêutica. Porém, ainda há muito mais para ser consolidado. É uma luta grande e diária”, alertou o Presidente do CFF. Sobre o V Encontro, Dr. Walter salientou que é fundamental um trabalho conjunto entre os regionais e o Conselho Federal de Farmácia, principalmente na esfera legislativa: “a profissão está em franca ascensão e, por isso, o ataque é constante. A união só traz benefícios e, com forças estabelecidas em todo o Brasil, podemos combater o assédio que o farmacêutico tem sofrido”.

Por fim, a Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, agradeceu a presença de todos os participantes e frisou sobre os tempos difíceis que todos os Conselhos vivem: “a troca de experiências é importante para identificarmos falhas e corrigi-las. Juntos trabalhamos em prol do profissional e da sociedade e precisamos demonstrar a eles a importância da atividade dos Conselhos Profissionais”.

O evento seguiu com palestras sobre ações de fiscalização e assistência farmacêutica, Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional, ações judiciais, projeto para segurança de dados dos CRFs, recuperação de créditos devidos e criação do Grupo Técnico de Trabalho Administrativo para aquisições conjuntas de produtos e serviços. Além disso, houve ainda duas discussões técnicas sobre Saúde Pública com o microbiologista Dr. Marcelo Pilonetto e Projeto de Lei que dispõe sobre medicamentos à base de Cannabidiol com o Deputado Federal Luciano Ducci.

Departamento de Comunicação CRF-SP
(Com informações do portal CRF-PR)