Farmacêutico Clínico Especialista

 

Primeiro encontro do Ciclo de Palestras do ano aborda cuidados farmacêuticos em Cardiologia 

 

 

Dra. Isabela Miguez de Almeida - Palestrante Farmácia ClinicaSão Paulo, 20 de abril de 2017

O Ciclo de Palestras Farmacêutico Clínico Especialista, promovido pela Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP, retornou em 2017 nesta quarta-feira, 19/4, com o tema Cuidados Farmacêuticos em Cardiologia.

A palestra foi ministrada pela dra. Isabela Miguez de Almeida, farmacêutica clínica da UTI Cardiológica do Hospital Sírio Libanês, que discorreu sobre o papel do farmacêutico na equipe multidisciplinar nos tratamentos das doenças do coração, entre elas a Síndrome Coronariana Aguda, o Infarto Agudo do Miocárdio e a Insuficiência Cardíaca.

Dra. Isabela ressaltou os tratamentos farmacológicos das doenças, que incluem antiplaquetários, betabloqueadores, diuréticos, hipolipemiante, inibidores da enzima conversora da angiotensina, vasolditadores, entre outros.

“É essencial que o farmacêutico clínico conheça as patologias cardiológicos, os esquemas terapêuticos, as indicações, doses e posologias para poder ajudar nas tomadas de decisões, cruzando as informações teóricas, com a necessidade prática individual do paciente”, apontou.

Outros papeis do farmacêutico clínico que atua na cardiologia são procedimentos quanto ao volume de diluição do medicamentos e tempo de infusão, ao aprazamento, à reconciliação medicamentosa, às interações medicamentosas, às notificações de reações adversas a medicamentos, entre outros.

  

Mônica Neri
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.