Histórico do Setor de Orientação Farmacêutica

 

O Setor de Orientação Farmacêutica do Departamento de Fiscalização do CRF-SP foi criado em 2002, e atua de forma integrada com a fiscalização do CRF-SP com o objetivo de esclarecer os profissionais sobre assuntos relacionados ao seu âmbito de atuação, manter um canal de comunicação com os farmacêuticos e diminuir o número de processos éticos instaurados.

A fiscalização tem como diretriz a orientação dos profissionais, uma vez que muitas infrações são cometidas por desconhecimento da legislação vigente.

Atualmente, os atendimentos para orientações são realizadas na Sede, Seccionais e durante as inspeções pelos fiscais do CRF-SP. Na sede permanecem quatro farmacêuticas fiscais das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, para atendimento aos profissionais por telefone e e-mail, e também pelo chat disponível no portal do CRF-SP. No ano de 2014 foram realizados 10.798 atendimentos telefônicos e 4.424 e-mails respondidos com esclarecimentos de dúvidas técnicas e de legislação. Nesse mesmo ano, foram realizadas 3.904 orientações presenciais aos farmacêuticos, seja durante inspeção fiscal ou por meio de comparecimento do profissional na Sede ou Seccionais do CRF-SP.

Além das orientações individuais, o Setor de Orientação Farmacêutica realiza a palestra de Assunção de Responsabilidade Técnica voltada a todos os farmacêuticos que assumem a responsabilidade técnica por farmácias, drogarias, distribuidoras e transportadoras.

Tais palestras são realizadas pelos fiscais do CRF-SP e ocorrem uma vez por mês na Sede, e uma vez por mês nas Seccionais (periodicidade sujeita a alteração). O farmacêutico recebe orientações sobre a legislação vigente, sobre o código de ética e sobre as responsabilidades de cada área de atuação.

 

Setor de Orientação Farmacêutica:

Tel: (11) 3067-1470

E-mail: orientacao@crfsp.org.br

Ou acesse o formulário de contato disponível neste link

 

 

 

Links úteis:

Clique para acessar o material da Palestra “Responsabilidade Técnica x Legislações Vigentes”

Mais artigos...