CVS publica alerta terapêutico sobre uso de Bisfosfonatos associado ao risco de osteonecrose de mandíbula


CVS publica alerta terapêutico sobre uso de Bisfosfonatos associado ao risco de osteonecrose de mandíbula

São Paulo, 11 de outubro de 2013.

O Núcleo de Farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária (NFV/CVS) publicou por meio de comunicado, em 02 de outubro, o “Alerta Terapêutico em Farmacovigilância: Bisfosfonatos - Risco de Osteonecrose de Mandíbula”. Segundo o texto, direcionado a médicos, dentistas e farmacêuticos, o CVS identificou uma importante proporção de reações adversas relacionadas ao sistema músculo-esquelético, em especial a osteonecrose de mandíbula.

A aplicação parenteral, a potência do medicamento, o acúmulo de dose, tratamentos concomitantes, morbidades associadas e histórico de doenças odontológicas são fatores de risco para o aparecimento destas reações. Os bisfosfonatos registrados no país incluem alendronato, ácido clodrônico, ibandronato, risedronato, pamidronato e ácido zoledrônico.

Segundo as recomendações da CVS, o emprego de fármacos para a osteoporose deve ser reservado a pacientes com a doença confirmada e alto risco para fratura, e deve-se ponderar se o uso por mais de três anos é justificável e necessário. Verifique se seu paciente apresenta fatores de risco antes de iniciar o tratamento. Caso o paciente tenha dor e suspeita de necrose na região mandibular, considere a possibilidade de um evento adverso associado ao uso de bisfosfonatos.

Acesse aqui para ler o texto na íntegra.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.