De acordo com o gerente de medicamentos da Agência, Nur Shuquair, é comum encontrar no mercado brasileiro mais de um medicamento derivado da mesma droga vegetal que, no entanto, apresentam informações diferentes, inseridas de acordo com a empresa que o fabrica. Segundo ele, esse tipo de conduta pode induzir a prescrição e ao uso inadequado do medicamento.

Nur Shuquair explica ainda que a padronização das informações das bulas também irá reduzir o tempo de análise técnica para o registro de medicamentos e diminuir as possíveis diferenças de tratamento para produtos semelhantes. A uniformização irá facilitar, ainda, o acesso da população e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária às informações.

As empresas terão uma prazo de 180 dias para adequar as bulas dos medicamentos que estão no mercado. Novas solicitações de registro já deverão vir com as informações padronizadas. Os textos de bula padrão para medicamentos específicos estarão disponíveis no link www.anvisa.gov.br/medicamentos/especificos/index.htm e as de medicamentos fitoterápicos em www.anvisa.gov.br/medicamentos/fitoterapicos/index.htm.

As resoluções publicadas na última sexta-feira passaram por consulta pública entre os meses de agosto e outubro deste ano.