Presidente do CRF-SP fala aos farmacêuticos magistrais sobre farmácia estética e prescrição farmacêutica

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, durante palestra aos farmacêuticos magistraisDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, durante palestra aos farmacêuticos magistraisSão Paulo, 23 de novembro de 2015.

Durante o feriado em 20/11, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, falou a uma plateia formada por farmacêuticos que atuam na área de manipulação no 1º Simpósio Consulfarma de Empreeendedorismo Magistral, realizado no hotel Holiday inn, na capital.

Em pauta, temas como prescrição farmacêutica e farmácia estética, além da mudança de conceito da farmácia após a aprovação da lei 13.021/14. Diante dos números que apontam o Brasil como terceiro maior consumidor de produtos estéticos, atrás de EUA e China, e após a publicação da resolução 573/13 do Conselho Federal de Farmácia, que reconhece a atuação do farmacêutico na saúde estética, dr. Pedro Menegasso, enfatizou a necessidade do profissional estar bem capacitado. “São procedimentos que lidam diretamente com o paciente, por isso, o farmacêutico precisa estar regularmente inscrito no CRF e ter capacitação técnica e científica. Além disso, o farmacêutico deve atuar com uma nova postura, em consonância com o novo conceito da farmácia centrada na saúde e não apenas em aspectos comerciais”.

Público durante o 1º Simpósio Consulfarma de Empreendedorismo Magistral, realizado em 20/11, na capitalPúblico durante o 1º Simpósio Consulfarma de Empreendedorismo Magistral, realizado em 20/11, na capital

A mudança de postura do farmacêutico diretamente relacionada ao novo conceito de farmácia foi bastante enfatizada para o público formado por farmacêuticos de diversas regiões. Dr. Pedro mostrou a diferença entre um vendedor e um profissional de saúde dentro do estabelecimento. “As pessoas precisam olhar para o farmacêutico e perceber a credibilidade e o conhecimento que ele tem a oferecer e o quanto ele pode contribuir com a qualidade do tratamento”.

Nesse contexto, a prescrição farmacêutica também é um serviço que corrobora para a valorização profissional, no entanto, o farmacêutico deve atuar de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica, estar capacitado e manter o conhecimento técnico atualizado, além de conhecer as normais sanitárias e profissionais.

Entre os assuntos abordados estavam a prescrição farmacêutica, lei 13.021/14 e a atuação do farmacêutico na saúde estéticaEntre os assuntos abordados estavam a prescrição farmacêutica, lei 13.021/14 e a atuação do farmacêutico na saúde estética

O simpósio foi focado naqueles que optaram por não participar da crise, e sim, ser referência no setor magistral, por meio de ferramentas e estratégias para colaborar com o crescimento do seu negócio. Outro palestrante, o professor Wagner Ferrarezi, sócio-proprietário da Farmaplus destacou que o mercado nunca esteve tão magistral, ou seja, personalizado, e, por isso, ressaltou que a farmácia deve acolher o paciente por meio de um layout pensado nas necessidades do consumidor. “Uma loja atrativa, com cuidado na comunicação visual, ambiente favorável, mix de produtos diversificado, parcerias e principalmente entender o paciente”.

Thais Noronha