Semana Estadual de Combate à Dengue acontece de 23 a 27 de novembro

 

Semana de Mobilização acontece de 23 a 27 de novembroSão Paulo, 9 de novembro de 2015.

Presente desde 2007 no Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde, o CRF-SP tem realizado uma série de ações para prevenir o vetor Aedes aegypti e a circulação do vírus que continuaram a ocorrer no estado de São Paulo durante o inverno e primavera.

Como a transmissão não foi interrompida nos meses de temperaturas mais baixas e de pouca chuva, o grupo técnico da dengue, da Secretaria de Estado da Saúde, alerta aos gestores, profissionais da saúde e população sobre a necessidade permanente de combate ao vetor e a vigilância de casos da doença devem nos 365 dias do ano. Somente dessa forma poderá ocorrer o controle da dengue, reduzindo o número de casos e evitando as mortes.

A proposta aos municípios paulistas é a realização da Semana Estadual de Mobilização Contra Dengue, no período de 23 a 27 de novembro. O objetivo é promover um esforço concentrado e simultâneo do poder público e da população para reduzir os níveis de infestação do mosquito Aedes, eliminando seus criadouros nas casas, nas escolas e nos locais de trabalho, para evitar que as pessoas adoeçam.

Entre as estratégias sugeridas estão:

· Articulação com os meios de comunicação e demais representantes da sociedade civil, em especial com as entidades que participam do Comitê Estadual de Mobilização;

· Estímulo à participação ativa dos municípios paulistas na realização de ações de prevenção e controle de dengue;

· Ampla divulgação sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito e sobre os principais sinais e sintomas da doença;

· Envolvimento de professores e alunos das escolas públicas e privadas,

· Envolvimento de outros segmentos da sociedade, em ações conjuntas de prevenção de dengue.

 

Farmacêuticos contra a dengue

Cientes de que os farmacêuticos são profissionais de saúde fundamentais para auxiliar no combate à dengue, o CRF-SP desenvolve algumas ações:

1) Criação da campanha “Farmacêuticos contra a Dengue”, que pode ser acessada neste link, e contém uma série de guias, manuais, legislação, videoaula e informações voltadas ao farmacêutico.

2) Capacitação técnica para farmacêuticos na cidade de São Paulo e transmissão (online) para todas as seccionais do CRF-SP distribuídas pelo Estado

3) Elaboração de folder para a população (frente e verso)

4) Elaboração de dois cartazes:

a. Para estabelecimentos de saúde
b. Para locais públicos, que não estabelecimentos de saúde

5) Disponibilização de palestra para a população

6) Criação de espaço no portal do CRF-SP sobre a dengue com:

a. Capacitação técnica
b. Materiais técnicos, do CRF-SP e outras entidades
c. Materiais explicativos para a população, do CRF-SP e outras entidades

7) Criação de página para a população (www.farmaceuticosp.com.br/dengue) sobre a campanha “Farmacêuticos contra a Dengue”, com:

a. Lista de estabelecimentos farmacêuticos cadastrados na campanha
b. Informações sobre as palestras que podem ser realizadas para a comunidade
c. Materiais explicativos do CRF-SP e outras entidades

8) Release para a mídia, explicando sobre a importância do combate à dengue, perigos do uso de determinados medicamentos e importância do farmacêutico

9) Postagens nas redes sociais (Facebook e Twitter), com objetivo de incentivar a adesão à campanha “Farmacêuticos contra a Dengue”

10) Publicações de matérias no portal do CRF-SP sobre prevenção e combate à dengue e participações em programas de TV a fim de orientar a população.

 

Confira a situação Epidemiológica da Dengue no Estado de São Paulo divulgada pela Sucen - Superintendência de Controle de Endemias

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações Secretaria de Estado da Saúde)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.