Nota do CRF-SP repudia médico maranhense que ofendeu farmacêutico

Médico maranhense: postura símbolo do atraso é repudiadaSão Paulo, 8 de outubro de 2015.

Atualmente, muito se fala em equipe multiprofissional na área da saúde, na importância da atuação dos diversos profissionais, cada qual com sua formação, em benefício do paciente. Aliás, as diversas políticas públicas demonstram que esse ponto é central na organização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas, para atuar em equipe, o profissional deve estar preparado, deve reconhecer que ninguém domina todas as áreas do saber, deve respeitar e ter a humildade para reconhecer seus próprios erros.

Avançamos muito nos últimos anos, porém infelizmente ainda existem profissionais, como o médico maranhense dr. João Melo e Sousa Bentevi, que acredita ser superior aos demais e estar acima da lei.

Atuar em benefício do paciente não deveria ser a primeira preocupação dos profissionais da saúde? Será que esse senhor não percebe que dispensar uma receita ilegível significa desrespeitar todas as normas e colocar em risco a vida humana?

Já passou da hora das autoridades competentes adotarem uma postura firme contra esse tipo de atitude, que não somente envergonha a área da saúde, mas demonstra total desrespeito ao paciente.

Apesar de o fato não ter ocorrido no Estado de São Paulo, o CRF-SP repudia o ato praticado. E, para evitar que situação semelhante ocorra aqui, esta entidade agirá de forma proativa buscando parcerias com outros conselhos da área da saúde, para realização de ações de conscientização dos diversos profissionais, incentivando uma atuação harmoniosa, respeitosa, e, principalmente, para que todos entendam que o objetivo comum, que deve pautar nossa conduta, é o resultado do tratamento e a qualidade de vida dos nossos pacientes.

E, por fim, vale destacar que recentemente o CRF-SP criou o Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais com o objetivo de assistir farmacêuticos paulistas que estejam sofrendo ameaça ou efetiva violação de seus direitos e prerrogativas no exercício profissional. O contato com o Comitê é por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo