CRF-SP homenageia seis personalidades que contribuíram para o fortalecimento da profissão farmacêutica

 

Seis homenageados receberam a ComendaSeis homenageados receberam a ComendaSão Paulo, 28 de setembro de 2015.

O salão nobre da Câmara dos Vereadores, na capital, foi o local escolhido para uma das comemorações do Dia Internacional do Farmacêutico, em 25 de setembro. Por meio da outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista, o CRF-SP homenageou seis profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da Farmácia.

A comenda é entregue a farmacêuticos, pessoas físicas com formações diversas ou a pessoas jurídicas, nacionais ou estrangeiras para homenageá-los pela contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou por relevantes serviços prestados ao CRF-SP, bem como por méritos excepcionais, tenham se tornado merecedores da condecoração, conforme critérios de avaliação científica, acadêmica, ética e profissional.

Arnaldo Faria de Sá, deputado federal, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, Edir Sales, vereadora e Zico Prado, deputado estadual. Ao lado, a medalha recebida pelos homenageados. Foto: Luiz Prado/Agência LuzArnaldo Faria de Sá, deputado federal, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, Edir Sales, vereadora e Zico Prado, deputado estadual. Ao lado, a medalha recebida pelos homenageados. Fotos: Luiz Prado/Agência Luz

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, cumprimentou os homenageados. “Penso que outras atividades sejam mais facilmente reconhecidas pela sociedade em situações como essa, de homenagem. Engenheiros e suas grandes e visíveis obras, escritores que tocam a nossa alma com aquilo que produzem, cantores que embalam gerações. Marcar de forma positiva e fecunda a nossa sociedade tendo como instrumento a prática da Farmácia, isso sim, requer profissionais e pessoas excepcionais. Exige a renúncia da fama fácil. Pede que esse cidadão esteja realmente a serviço do outro.

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP falou da satisfação em homenagear as personalidadesDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP falou da satisfação em homenagear as personalidades

Confira os homenageados:

Dr. Lauro Domingos Moretto, referência na indústria farmacêutica e coautor de 50 livros sobre Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, atualmente é presidente da Academia Nacional de Farmácia (ANF).
“A nossa profissão sempre viveu de altos e baixos, tivemos lutas muito mais difíceis no passado do que as de hoje. Passamos por um estágio de mudança, uma volta ao passado com um up grade, em que a farmácia clínica e o processo de acompanhar os pacientes como se fazia quando praticamente não existia médico. Hoje, a profissão se ampliou na indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia, na parte de dispositivos médicos, na pesquisa. Com os horizontes tão abertos, temos de repensar o nosso futuro em relação ao ensino. É muita bondade dos conselheiros me distinguirem para essa homenagem, essa felicidade é pequena no grande contexto; o mais importante é o quanto a gente pode motivar e trabalhar com as pessoas para fazer muito mais do que eu fiz, em 40 anos foi possível estimular muita gente”.

Dr. Pedro Menegasso, presidente, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, Edir Sales, vereadora, dr. Lauro Moretto, presidente da ANF, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiroDr. Pedro Menegasso, presidente, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, Edir Sales, vereadora, dr. Lauro Moretto, presidente da ANF, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro

Dra. Maria Luiza Rodrigues, proprietária e farmacêutica magistral da farmácia Pró-Fórmula, em São José do Rio Preto, onde atuou como voluntária do CRF-SP como diretora regional e conselheira. Também leciona legislação farmacêutica na Universidade Paulista (Unip).

“Estou super honrada, a sensação que eu tenho é que esse prêmio não é só meu, mas de um grupo que trabalhou para que tudo fosse conquistado, algo que eu sonhava está acontecendo. Estou super feliz, escolheria sempre ser farmacêutica, não me vejo em outra profissão”.

Dr. Pedro Menegasso, presidente, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, dra. Maria Luiza Rodrigues, atuante em manipulação, presidente da ANF, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiroDr. Pedro Menegasso, presidente, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, dra. Maria Luiza Rodrigues, atuante em manipulação, presidente da ANF, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro

Dra. Nilce Cardoso Barbosa possui a trajetória profissional marcada pela dedicação e incentivo à formação farmacêutica. É presidente do Instituto Racine, instituição voltada à educação e desenvolvimento profissional.

“É um momento profícuo da profissão, me sinto envaidecida, mas o sentimento que mais aflora é o de responsabilidade por ser escolhida entre tantas pessoas que contribuem com a profissão e continuar caminhando, prestando bons serviços à sociedade, já que é isso que vai fazer de fator com que a nossa profissão faça não apenas 1500 anos como ela tem hoje, mas muitos mais”

Dr. Pedro Menegasso, presidente, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, dra. Nilce Barbosa, presidente do Instituto Racine, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiroDr. Pedro Menegasso, presidente, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, dra. Nilce Barbosa, presidente do Instituto Racine, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro

Dr. Paulo Queiroz Marques é um dos farmacêuticos com mais tempo de atividade no país. Com 94 anos, possui o CRF nº 16, é um dos fundadores da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag).

“Tenho feito da farmácia o meu oxigênio, a minha razão de ser, a farmácia de antigamente era muito diferente dessa de hoje, não existia profissional da saude, e sim o pajé, o curandeiro. O boticário era comparado ao alfaiate, ao ferreiro, profissões nobres na época. Vivo em função da paixão pela farmácia brasileira, sou um autêntico farmacêutico de farmácia pública, gostava muito de manipulação, essa foi a verdadeira farmácia que eu exerci, tenho uma gratidão muito grande e orgulho de ser farmacêutico”.

Dr. Pedro Menegasso, presidente, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, dr. Paulo Queiroz Marques, um dos farmacêuticos mais antigos do país, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiroDr. Pedro Menegasso, presidente, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, dr. Paulo Queiroz Marques, um dos farmacêuticos mais antigos do país, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro

Vereadora Edir Sales é advogada, professora, pedagoga, jornalista e radialista, protocolou na Câmara de Vereadores da capital dois projetos de lei: o PL 312/15, que propõe instituir a Semana do Uso Racional de Medicamentos e o PL 313/15, que prevê a ampliação dos serviços farmacêuticos oferecidos em farmácias e drogarias do município.

“Estou muito feliz por receber esse prêmio dessa classe de suma importância, meus cumprimentos à diretoria atuante no CRF-SP. Aprendi a respeitar e me orgulho de ser a representação dos farmacêuticos na Câmara dos Vereadores. Vou lutar para que projetos que envolvam a profissão sejam aprovados, tenho orgulho de dizer essa é minha missão, valorizar essa categoria”.

 Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro, dr. Pedro Menegasso, presidente, Edir Sales, vereadora, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente e dra. Priscila Dejuste, secretária-geral

Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro, dr. Pedro Menegasso, presidente, Edir Sales, vereadora, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente e dra. Priscila Dejuste, secretária-geral

Deputado Estadual Zico Prado é autor de leis estaduais como a que prevê meia entrada em eventos culturais para os professores da rede pública estadual e a lei 15.626/14, que torna obrigatória a presença de farmacêutico responsável técnico nos quadros das empresas transportadoras de medicamentos e de insumos farmacêuticos.

“A gente precisa de farmacêuticos bem preparados e minha grande batalha é para que o medicamento e outros produtos cheguem às mãos da população em perfeitas condições, nossa obrigação é garantir o transporte adequado com todos os requisitos necessários à garantia da eficácia”. 

Dr. Pedro Menegasso, presidente, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, Edir Sales, vereadora, Zico Prado, deputado estadual, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e d. Marcos Machado, diretor-tesoureiroDr. Pedro Menegasso, presidente, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente, Edir Sales, vereadora, Zico Prado, deputado estadual, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e d. Marcos Machado, diretor-tesoureiro

 

Os homenageados e a diretoria do CRF-SP: Dra. Nilce Barbosa, presidente do Instituto Racine, Dra. Maria Luiza Rodrigues, atuante na área de educação e manipulação em São José do Rio Preto, Zico Prado, deputado estadual em São Paulo, Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, Dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, Arnaldo Faria de Sá, deputado federal, Edir Sales, vereadora, Dr. Paulo Queiroz Marques, um dos farmacêutico com mais tempo de atuação, Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP, Dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e Dr. Lauro Moretto, presidente da Academia Nacional de FarmáciaOs homenageados e a diretoria do CRF-SP: Dra. Nilce Barbosa, presidente do Instituto Racine, Dra. Maria Luiza Rodrigues, atuante na área de educação e manipulação em São José do Rio Preto, Zico Prado, deputado estadual em São Paulo, Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, Dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, Arnaldo Faria de Sá, deputado federal, Edir Sales, vereadora, Dr. Paulo Queiroz Marques, um dos farmacêutico com mais tempo de atuação, Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro do CRF-SP, Dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e Dr. Lauro Moretto, presidente da Academia Nacional de Farmácia.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.