Mogi das Cruzes recebe a diretoria do CRF-SP para debater o cenário da profissão

 

 

Dra. Suzana Herrera, dr. Pedro Menegasso e participantes do eventoDra. Suzana Herrera, dr. Pedro Menegasso e participantes do eventoMogi das Cruzes, 26 de agosto de 2015

O XV Encontro Paulista de Farmacêuticos segue em sua terceira semana percorrendo todo o Estado. Dessa vez, quem recebeu a diretoria do CRF-SP para um bate-papo foram os farmacêuticos e os acadêmicos de Farmácia de Mogi das Cruzes e região, em evento ocorrido na última terça-feira, 26, no Hotel Binder, em Mogi.

Tendo como tema “Superando desafios e dificuldades – O Farmacêutico como promotor da saúde”, os participantes lotaram o local e puderam acompanhar uma apresentação ministrada pelo conselheiro dr. Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos que apontou as principais mudanças na profissão no País nas últimas décadas.
Dr. Antonio Geraldo Ribeiro dos Santos e mesa de debatesDr. Antonio Geraldo Ribeiro dos Santos e mesa de debates

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, presente na mesa de debates, a categoria vive um período de transição importante para a profissão, principalmente com a Lei 13.021/14, que completou neste mês um ano de sanção. “É importante ressaltar as conquistas políticas dos últimos dois anos que apontam a importância do farmacêutico cada vez mais inserido dentro do sistema de saúde, mas também ressaltar a necessidade de os farmacêuticos agirem com atitude para que a Lei não fique apenas no papel e que a sociedade reconheça e valorize nossa profissão”.

Além do dr. Pedro, compuseram a mesa a dra. Susana Herrera, diretora regional da seccional de Mogi; dra. Priscila Dejuste, secretária-geral do CRF-SP; dra. Marli Maekowa, representante da Vigilância Sanitária de Suzano; dr. Fábio Ribeiro, conselheiro do CRF-SP; e dr. Antonio Geraldo Ribeiro dos Santos, conselheiro do CRF-SP.

Dúvidas e sugestões

Os participantes debateram diversos assuntos com a mesa, como a prescrição farmacêutica, a valorização profissional, os problemas enfrentados pelos farmacêuticos no SUS, as dificuldades da implicação da Lei 13.021/14, insalubridade, entre outras.

A dra. Erika Cunha Leal questionou sobre as mudanças nas faculdades da Farmácia. “Após a provação da Lei 13.021/14, já existe alguma mudança na grade curricular dos cursos de Farmácia?”

Dr. Fábio Ribeiro, que também participa da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP, explicou que existe um movimento intenso para atualização das grades curriculares, que estão desatualizadas, visto que as últimas foram publicadas em 2002. “Existe uma preocupação muito forte dos profissionais da educação e de algumas faculdades para formar um farmacêutico mais voltado aos cuidados ao paciente, o que vai totalmente ao encontro da nova lei, que transforma o farmacêutico, mais do que nunca, em um profissional da saúde”.

Já o estudante Fabio Verâncio da Silva perguntou se o CRF-SP realiza inspeções de fiscalização em outros setores além do da farmácia e drogaria, já que é muito mais fácil encontrar farmacêuticos e vagas para farmacêuticos nesse ramo.

Dr. Pedro afirmou que sim. “Fazemos mais de 80 mil fiscalizações por ano. Um trabalho muito sério que fiscaliza todas os setores que têm atuação de farmacêuticos, independentemente de ser uma área privativa ou não desse profissional”.

O XV Encontro Paulista de Farmacêuticos volta na próxima semana, na terça-feira, 1º, em Caraguatatuba. Confira a programação completa em: http://ow.ly/RcRYp

Farmacêuticos e acadêmicos aproveitam o encontro para tirarem suas dúvidas e trazerem sugestões ao CRF-SPFarmacêuticos e acadêmicos aproveitam o encontro para tirarem suas dúvidas e trazerem sugestões ao CRF-SP

 

Monica Neri
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.