Comissão de Plantas Medicinais e Fitoterápicos fala das propriedades do alho em programa da Globo 


Dra, Caroly Cardoso, coordenadora da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e FitoterápicosDra, Caroly Cardoso, coordenadora da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e FitoterápicosSão Paulo, 3 de agosto de 2015.

O programa Bem Estar, da Rede Globo, exibiu na manhã de hoje, dia 3, reportagem sobre as propriedades medicinais do alho que, além de ser utilizado como tempero na culinária de diversos países, possui ação antimicrobiana, antiviral e anticoagulante. Entre os especialistas que falaram sobre os benefícios desse fitoterápico na matéria estavam dois farmacêuticos integrantes da Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP, a dra. Caroly Zanella Cardoso (coordenadora) e dr. Sérgio Tinoco Panizza.

Dra. Caroly explicou que o alho contém uma substância chamada alicina, que ajuda na prevenção e no tratamento de doenças. “Muita gente usa o alho para o resfriado, para a pressão alta. São vários estudos publicados e comprovados no Brasil e no mundo”, relatou a coordenadora da Comissão de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP. Ela também ressaltou a importância de o produto ser consumido somente sob orientação médica e farmacêutica.

Já o dr. Panizza falou sobre as particularidades do método de extração do óleo de alho, que deve ser produzido a frio em laboratório de forma a preservar as propriedades medicinais da planta. As cápsulas fitoterápicas de alho precisam ter, obrigatoriamente, de três a cinco miligramas de alicina. “Como nunca houve problemas graves, a Anvisa permitiu que os laboratórios registrem o alho como produto fitoterápico”, disse o farmacêutico.Dr. Sérgio Panizza, membro da Comissão de Plantas Medicinais e FitoterápicosDr. Sérgio Panizza, membro da Comissão de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

Clique aqui para assistir à reportagem na íntegra.

 

Renata Gonçalez (com informações do portal G1)

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.