Com mais de 6 mil visitantes, CRF-SP participa da 10ª Consulfarma 

 

Dr. Ademir Valério, dr. Glicério Maia, vereadora Edir Sales, dr. Pedro Menegasso, dr. Renato Costa e dr. Antônio Geraldo RibeiroDr. Ademir Valério, dr. Glicério Maia, vereadora Edir Sales, dr. Pedro Menegasso, dr. Renato Costa e dr. Antônio Geraldo RibeiroSão Paulo, 13 de julho de 2015

O CRF-SP participou entre os dias 9 e 11 de julho do congresso Consulfarma, que reuniu mais de 6 mil visitantes, entre eles profissionais do segmento farmacêutico e de cosméticos nacional e internacional. Com a sua tradicional Praça CRF-SP, os congressistas que visitaram o estande da entidade puderam discutir sobre as últimas novidades do setor magistral e de outras áreas e se atualizar por meio das diversas facilidades preparadas aos farmacêuticos, como materiais técnicos para serem retirados gratuitamente, entre eles os Fascículos Farmácia Estabelecimento de Saúde, as cartilhas das comissões assessoras com orientações sobre diversas áreas da Farmácia, além da nova edição da Revista do Farmacêutico e folderes orientativos.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, presente todos os dias no congresso, a participação da entidade no evento é fundamental por se tratar de uma oportunidade de falar com e sobre essas áreas e mostrar a atuação do CRF-SP. “O maior destaque que tivemos nessa área de atuação foi a recente vitória na justiça que permite que as farmácias possam manipular cosméticos sem a necessidade de prescrição medica. Isso estava inserido nas resoluções da vigilância sanitária e prejudicava o âmbito da atuação”, afirmou.Dr. José Vanilton de Almeida e dr. Fabio RibeiroDr. José Vanilton de Almeida e dr. Fabio Ribeiro

Durante o primeiro dia do congresso, o CRF-SP promoveu o curso ‘Atividades Clínicas do Farmacêutico na Farmácia Magistral’, com dr. José Vanilton de Almeida. Logo após, dr. Pedro participou da abertura do 4º Encontro da Anfarmag de Farmacêuticos Magistrais, juntamente com o presidente da Anfarmag, dr. Ademir Valério; o diretor da Consulfarma, Neto Montagnini; e a vereadora de São Paulo, Edir Sales.

Já no dia 10, o CRF-SP realizou a mesa-redonda "Autonomia técnica x Regulamentação sanitária". A atividade também contou com participações do presidente do CRF-SP, do presidente da Anfarmag e da vereador Edir Sales, além do presidente do Sindicado dos Farmacêuticos (Sinfar), dr. Glicério Maia e do dr. Renato Costa, da Gerência Geral de Inspeção da Anvisa. O debate foi mediado pelo dr. Antônio Geraldo Ribeiro, conselheiro do CRF-SP e vice-presidente da Anfarmag.

Dr. Marco Fiaschetti, dr. Marcos Machado, deputado Arlindo Chinaglia, dr. Pedro Menegasso e dr. Ademir ValérioDr. Marco Fiaschetti, dr. Lucas Portilho, dr. Marcos Machado, deputado Arlindo Chinaglia, dr. Pedro Menegasso e dr. Ademir ValérioDurante a mesa-redonda, dr. Pedro ressaltou que o debate sobre a autonomia técnica é pertinente porque põe em foco o artigo 11 da Lei 13.021/14, que determina que proprietário da farmácia não poderá desautorizar ou desconsiderar as orientações técnicas emitidas pelo farmacêutico. "Debates como o de hoje são fundamentais porque o farmacêutico precisa assumir essa nova posição. É necessário colocar a categoria à altura dessas mudanças de paradigma que a nova lei vem proporcionando".

Para fechar o evento, no último dia, a “Praça CRF-SP” foi prestigiada pelo deputado Arlindo Chinaglia, que destacou a oportunidade da participação como um aprendizado. “É essencial para a área de saúde que os profissionais se atualizem cada vez mais, principalmente em um setor como o da manipulação de medicamentos, no qual o conjunto entre os protocolos de procedimentos, a tecnologia e o conhecimento do farmacêutico garantem normas e qualidade do medicamento melhores”, ressaltou. Além da visita, o CRF-SP promoveu o curso Interações Medicamentosas e Responsabilidade do Farmacêutico, ministrado pelo conselheiro da entidade e palestrante, dr. Fabio Ribeiro.

 

Monica Neri e Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.