Difundida nas redes sociais, “brincadeira” que envolve automedicação pode matar

 

Desafio ParacetamolSão Paulo, 6 de julho de 2015

Uma perigosa brincadeira conhecida por “Desafio do Paracetamol” está sendo difundida nas redes sociais por jovens do Reino Unido e alguns países da Europa, que consiste em provocar o consumo do maior número possível de doses do medicamento. Preocupado com a difusão desse tipo de informação, o CRF-SP lança um alerta: o analgésico pode levar à morte se utilizado sem orientação.

No último mês, uma adolescente de East Ayrshire, na Escócia, foi hospitalizada após ingerir doses altas da droga. Outro caso famoso de overdose de paracetamol é o da estudante Charlotte Yousaf, da Inglaterra, que morreu aos 19 anos, em 2011, após fazer o uso indevido do medicamento.

O paracetamol é um dos princípios ativos mais procurados em farmácias e drogarias do mundo e o responsável pela morte de 150 norte-americanos (por ano) por intoxicação, segundo levantamento feito pela organização sem fins lucrativos Pro Publica, dos EUA, que considerou o período de 2001 a 2010.

Metabolizado no fígado, a substancia utilizada em doses excessivas por pessoas desnutridas, que bebam álcool regularmente ou que tomem outros medicamentos, faz com que o metabolismo produza uma substância tóxica que pode levar à falência hepática.

A assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad, alerta sobre a necessidade de consumo do paracetamol apenas com orientação. “É um grande risco, uma vez que o paracetamol está acessível ao público e, por isso, gera a sensação de inofensividade, o que pode levar ao uso irracional. O exagero pode levar à toxicidade.” 

Entre as indicações clínicas do paracetamol ou acetaminofeno estão a atuação como analgésico, antitérmico e anti-inflamatório. Além disso, ele possui apresentações isoladas e associadas com miorrelaxantes, anti-inflamatórios, antigripais e antipiréticos.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.