IBGE aponta alta demanda de cuidado especializado ao idoso

 

Dr. Thiago Didone ministrará o curso “Avanços na Atuação do Farmacêutico na Gerontologia"Dr. Thiago Didone ministrará o curso “Avanços na Atuação do Farmacêutico na Gerontologia"São Paulo, 1º de julho de 2015.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em menos de quatro décadas, os idosos representarão 29,8% da população brasileira caso se mantenha o franco processo de transição demográfica provocado pela redução nos níveis de fecundidade e mortalidade no país. Ambos os fatores contribuíram para o aumento da parcela de idosos de 4,3% em 1950, para 10,8% em 2010 e indicam desde já alta demanda de serviços farmacêuticos no âmbito gerontológico.

Durante o XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo, essa questão será abordada no curso “Avanços na Atuação do Farmacêutico na Gerontologia”, ministrado pelo dr. Thiago Didone (farmacêutico-bioquímico pela USP, especialista em gerontologia pelo Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, e mestre em Atenção Farmacêutica também pela USP. Ele também é farmacêutico clínico da UBS Carlos Muniz e professor de pós-graduação do Centro Universitário São Camilo e da Uninove). A capacitação também será ministrada pela dra. Maria Elisa Gonzalez Manso. doutora em Ciências Sociais e mestre em Gerontologia pela PUC/SP, médica e bacharel em Direito, consultora em programas de Promoção da Saúde, prevenção de doenças e envelhecimento ativo.Dra. Maria Elisa Gonzalez Manso, também ministrante do cursoDra. Maria Elisa Gonzalez Manso, também ministrante do curso

O tema é oportuno já que a alta demanda de serviços farmacêuticos no âmbito gerontológico se contrapõe à ausência de profissionais qualificados a prestar cuidado especializado ao idoso. Até a presente data, por exemplo, há no Brasil somente um farmacêutico gerontólogo titulado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Na avaliação do dr. Thiago Didone, autor de artigo sobre o assunto na edição 121 da Revista do Farmacêutico, “a capacitação do farmacêutico é o primeiro desafio a ser enfrentado no caminho à promoção do uso racional de medicamentos na população idosa.”

Clique aqui e leia na íntegra o artigo “Atuação do farmacêutico na gerontologia”, publicado na edição 121 da Revista do Farmacêutico

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

  

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.