Especialistas debatem sobre Conselhos e Conferências de Saúde

 

Mesa de abertura com dr. Israel Murakami, dra. Priscila Dejuste e dra. Maria Fernanda CarvalhoMesa de abertura com dr. Israel Murakami, dra. Priscila Dejuste e dra. Maria Fernanda CarvalhoSão Paulo, 22 de junho de 2015.

Com o objetivo de reunir representantes dos níveis nacional, estadual e municipal dos Conselhos de Saúde a fim de debater sobre as principais ações e demandas das Conferências e Conselhos de Saúde, ressaltando o quanto a participação do farmacêutico nessas entidades faz toda a diferença em relação ao fortalecimento da profissão, o CRF-SP realizou no sábado (20/06), na sede do CRF-SP, o evento Conferências de Saúde: experiências e expectativas.

A abertura do encontro foi realizada pela dra. Priscila Dejuste, secretária-geral do CRF-SP, que agradeceu a presença do público presente e das pessoas que acompanhavam a transmissão ao vivo pela internet. “Esta é uma discussão muito importante e os farmacêuticos entendem essa necessidade”, ressaltou a dra. Priscila. A mesa de abertura contou ainda com o dr. Israel Murakami, coordenador da Comissão de Saúde Pública de São Paulo e conselheiro do CRF-SP, e dra. Maria Fernanda Carvalho, conselheira do CRF-SP.

A palestrante dra. Lorena Baia, conselheira do Conselho Nacional de Saúde e vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás, destacou que as Conferências e Conselhos de Saúde são espaços privilegiados de debate e de deliberações. “O SUS é uma das poucas políticas públicas no Brasil que tem na participação da comunidade uma possibilidade importante de superar problemas e desafios a partir do exercício da democracia participativa”, afirmou.Dra. Lorena Baia e dra. Cassia Marinho TuboneDra. Lorena Baia e dra. Cassia Marinho Tubone

A dra. Cassia Marinho Tubone, fonoaudióloga e mestre em saúde coletiva, falou sobre as demandas e sobre a importância da participação popular e dos profissionais de saúde no Conselho Estadual de Saúde de São Paulo. “Entendemos a importância da formação. Precisamos debater como estamos formando os profissionais para atuar na saúde, mas especialmente no SUS”, completou.

O diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo e Conselheiro Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, dr. Deodato Rodrigues Alves, apresentou as ações do seu grupo, dentre as quais uma cartilha com propostas para serem encaminhadas para as Conferências Estadual e Nacional de Saúde. “Precisamos nos encontrar após as conferências para efetivar as deliberações da 15ª Conferência Nacional de Saúde”, disse.

Dr. Deodato Rodrigues Alves e dr. Israel MurakamiDr. Deodato Rodrigues Alves e dr. Israel MurakamiO dr. Israel Murakami, fez a última apresentação falando sobre a importância da assistência farmacêutica estar sempre em pauta nas discussões e nas Conferências de Saúde. “Ela precisa estar articulada às demais ações de saúde e envolver o maior número possível de profissionais da área. A participação popular, ao lado da descentralização das ações e da integralidade da assistência passou a ser valorizada e percebida como fundamental importância para a construção de um modelo público de saúde”, comentou.

Um debate entre os palestrantes com a participação do público encerrou o evento, que foi mediado pela dra. Lígia Rosa da Costa Pereira, coordenadora de fiscalização do CRF-SP.

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.