Grupo dos EUA pede quebra de patente de medicamento contra hepatite C

 

Grupo dos EUA pede quebra de patente de medicamento contra hepatite C São Paulo, 20 de maio de 2015

O grupo jurídico de Nova York “Iniciativa de Acesso e Conhecimento de Medicamento” deve anunciar nesta quarta-feira (20/5) a abertura de uma ação no Brasil, na Argentina, na China e na Rússia pedindo a quebra de patente do medicamento Sovaldi, vendido para o tratamento contra a hepatite C. De acordo com o grupo, os preços elevados praticados pelo fabricante, Gilead Sciences, torna o tratamento inacessível às pessoas de baixa renda. O grupo conta com apoio jurídico local nos países citados, exceto na China.

O Sovaldi, quando usado com outra droga, pode curar a maioria dos casos de hepatite C em 12 semanas com poucos efeitos colaterais, o que tem feito crescer a demanda pelo remédio ao redor do mundo. Globalmente, cerca de 150 milhões de pessoas têm hepatite C, que destrói gradualmente o fígado, podendo causar insuficiência hepática e câncer.

A Gilead liberou para 11 fabricantes de medicamentos genéricos na Índia a produção de sofosbuvir, como o Sovaldi é conhecido genericamente, para venda em 91 países em desenvolvimento. Mas esse grupo não inclui países de renda média como Argentina, Brasil, China e Ucrânia, nem a Rússia, que é considerada um país de rendimentos elevados de acordo com os padrões do Banco Mundial.

Nos Estados Unidos, o custo de US$ 84 mil (cerca de R$ 254 mil) para um ciclo de tratamento fez o Medicaid –programa público de saúde norte-americano para pessoas de baixa renda– ter que esticar seu orçamento.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Fonte: Folha de S. Paulo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.