Brasil tem 16 casos de zika vírus confirmados. Doença é transmitida pelo Aedes aegypti

 

 Brasil tem 16 casos de zika vírus confirmados. Doença é transmitida pelo Aedes aegyptiSão Paulo, 15 de maio de 2015

Na última quinta-feira, 14/5, o Ministério da Saúde anunciou 16 casos de zika vírus no país, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue.

As amostras foram encaminhadas aos laboratórios de referência do Instituto Evandro Chagas e ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos para avaliação. Análises feitas pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia já haviam indicado resultado preliminar para a presença do vírus.

A doença é caracterizada por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas.

A zika vírus tem um período de incubação de cerca de quatro dias e os sinais e sintomas podem durar até sete dias. A maior parte dos casos não apresenta sintomas e não há registro de morte pela doença registrada.

Durante tratamento, não está indicado o uso de ácido acetilsalicílico e de medicamentos como ibuprofeno ou outros AINES (antiinflamatórios não esteroidais), que interferem na agregação plaquetária.

O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947, a partir de amostras de macacos usados como sentinelas para a detecção da febre amarela, na Floresta Zika, em Uganda. Ele é considerado endêmico no leste e oeste do continente africano e há registro de circulação esporádica também na Ásia e na Oceania.

Nas Américas, ele já havia sido identificado na Ilha de Páscoa, território do Chile no Oceano Pacífico, em 2014. Casos importados foram descritos no Canadá, na Alemanha, na Itália, no Japão, nos Estados Unidos e na Austrália.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Folha de S.Paulo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.