São José do Rio Preto aprova PL para estruturar assistência farmacêutica

 

(da esq. p/ dir.) Paulo Silas Alvarenga de Melo, assessor parlamentar, Carlos Eduardo Morales, coordenador do comitê de relações institucionais, Celi Regina, vereadora, e Andreson J. de Almeida, diretor regional do CRF-SP(da esq. p/ dir.) Paulo Silas Alvarenga de Melo, assessor parlamentar, Carlos Eduardo Morales, coordenador do comitê de relações institucionais, Celi Regina, vereadora, e Andreson J. de Almeida, diretor regional do CRF-SP.São Paulo, 26 de março de 2015.

A saúde da população da cidade de São José do Rio Preto foi beneficiada na terça-feira (24/03) com a aprovação do Projeto de Lei nº 0144/2014, por unanimidade, na Câmara Municipal da cidade. O PL, de autoria da vereadora Celi Regina (PT), estabelece diretrizes para a regulamentação da política municipal de assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde.

Para o diretor da seccional de São José de Rio Preto do CRF-SP, Andreson J. de Almeida,  que acompanhou a sessão legislativa, a aprovação do projeto é importante não só para a população, mas, sobretudo, para a gestão do município. “Há exemplos de outros municípios em que a assistência farmacêutica trouxe vários benefícios como a melhoria na adesão ao tratamento, diminuição de intoxicação e orientação farmacêutica. A longo prazo, isso traz, inclusive, economia para o município, além de melhorar a saúde da população”, afirmou.

Segundo o coordenador do comitê de relações institucionais do CRF-SP, Carlos Eduardo Morales, que também compareceu à votação e acompanhou o processo de estruturação do PL em parceria com a vereadora autora do projeto, ao estabelecer uma lei, o município tem condições de construir e fundamentar uma gestão apropriada para assistência farmacêutica. “Melhora inclusive a questão da judicialização da sáude, reduzindo custos para a prefeitura. São José do Rio Preto é uma referência para o Estado e essa conquista pode incentivar outras cidades a seguir o exemplo”, comentou.

A vereadora Celi Regina, ex-conselheira de saúde no município, comemorou a conquista. “Elaboramos esse projeto em parceria com o CRF-SP e é muito gratificante acompanhar essa vitória”, afirmou a vereadora, que agora aguarda a sanção do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) para que o projeto vire lei.

O assessor parlamentar do CRF-SP, Paulo Silas Alvarenga de Melo, também acompanhou a sessão legislativa que aprovou o PL 144/2014.

Clique aqui e leia o PL 144/2014 na íntegra.

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.