Desabastecimento da vacina BCG dificulta acesso a tratamento de tuberculose

Governo prevê reduzir óbitos em 95%São Paulo, 26 de março de 2015

Durante sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, o ministro da Saúde, Arthur Chioro apresentou as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde no combate à doença.

O número de casos novos teve redução de 12,5%, passando de 77.694, em 2004, para 67.966 casos novos registrados em 2014. Já a taxa de mortalidade caiu 22% em 10 anos, indicando 2,3 óbitos por 100 mil habitantes. Chioro anunciou ainda um compromisso do governo em trabalhar para reduzir em 95% os óbitos pela doença até 2035.

Apesar do otimismo, os indicadores ainda são considerados elevados, já que o Brasil manteve o 16º lugar no ranking mundial. Além disso, dados informados pelas secretarias de saúde dos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito federal, dão conta de que há desabastecimento da vacina e que o governo encontrará sérias dificuldades para cumprir seu compromisso.

O governo reconhece que há problemas de abastecimento e atribui as dificuldades enfrentadas na entrega das vacinas ao atraso na obtenção do certificado de boas práticas do laboratório fabricante, a Fundação Ataulpho Paiva, e a problemas de abastecimento de água na fábrica.

Uma das estratégias consideradas essenciais para o controle do número de casos da doença é o diagnóstico rápido da infecção. Atualmente, 94 municípios em todos os Estados e o Distrito Federal dispõem de teste rápido. As cidades contempladas atualmente pelos testes rápidos respondem por 60% dos números de casos. Já em relação à reposição dos estoques de vacina nos postos de saúde, o Ministério da Saúde afirma que a situação deverá ser regularizada até início de abril.

Fonte: O Estado de S.Paulo