Capacitação com transmissão simultânea apresenta novo tema para a SAF 2015

 

 

2015 02 28 saf pedroDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SPSão Paulo, 28 de fevereiro de 2015

Uma das vertentes do CRF-SP é a preocupação com a saúde pública e a qualidade de vida da população. Dentro desse viés, há 15 anos, a entidade realiza palestras educacionais para crianças e adolescentes de escolas municipais, estaduais e particulares, com assuntos relevantes a faixa etária, apontando o papel essencial do farmacêutico como agente da saúde. Trata-se da SAF, Semana de Assistência Farmacêutica, instituída pela Lei Estadual 10.687, de 30/11/ 2000.

Para dar continuidade a atividade, neste sábado (26/02), o CRF-SP realizou uma capacitação para os farmacêuticos voluntários que levarão as informações para novos participantes. O evento foi realizado em São Paulo, com transmissão simultânea para 27 seccionais.

Neste ano, o tema que será abordado é a sexualidade. Serão tratados os conceitos de sexualidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez não planejada, métodos contraceptivos e a importância do farmacêutico nesse contexto. Também será divulgado o aplicativo “Farmacêutico”, que traz orientações importantes para a população e as farmácias regulares, onde os adolescentes podem procurar auxílio.2015 02 28 saf lucianaDra. Luciana Caneto, coordenadora do GTAC do CRF-SP

As palestras começarão em abril e serão ministradas por farmacêuticos voluntários devidamente capacitados. Em 2014, foram realizadas 504 palestras para 25.800 participantes.

Na abertura da capacitação, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, falou sobre a importância da SAF para reforçar o papel do farmacêutico como profissional de saúde, além de apresentar sua função social na comunidade. “A SAF já é tradicional e nos orgulhamos dela porque é uma oportunidade para abordamos questões que podem melhorar o país porque ela atua na raiz da sociedade, que são os novos e futuros cidadãos”.

Dra. Luciana Caneto, conselheira do CRF-SP e coordenadora do Grupo Técnico de Apoio à Comunidade do CRF-SP (GTAC), explicou as novidades da SAF para esse ano e apresentou a palestra que será ministrada pelos farmacêuticos.

2015 02 28 saf jaquelineDra. Jaqueline Magalhães, psicóloga da ONG Bem VindoA capacitação contou ainda com uma apresentação da dra. Jaqueline Soares Magalhães, psicóloga da ONG Bem Vindo - Grupo de Apoio a Gestantes e Adolescentes. De acordo com ela, abordar a sexualidade para o adolescente de maneira clara, objetiva e sem preconceito é essencial para diminuir taxas de DSTs e gravidez não planejada no país. “É importante que o adolescente tenha apoio para entender sua sexualidade e ser o sujeito de sua própria história e saúde”.

Para participar, farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia devem em contato com a sede do CRF-SP pelo telefone (11) 3067 1483/1484 ou na seccional mais próxima. Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os farmacêuticos também podem indicar escolas com interesse de receber a palestra.

 

Mônica Neri

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.