"Aqui tem farmacêutico, sim", dizem profissionais de cidades pequenas contra MP 653/14

 

São Paulo, 18 de novembro de 2014

Farmacêuticos de diversas cidades do interior do estado de São Paulo estão engajados contra a MP 653/14, que desfigura a Lei 13.021/14 e pode tirar o profissional das farmácias e drogarias consideradas pequenas.

A mobilização vem das grandes cidades e também dos municípios menores, contrariando o que os defensores da MP pregam, de que municípios menores e isolados não têm farmacêuticos à disposição para o trabalho. Um exemplo é o farmacêutico Marcio Bini, de Tupi Paulista. Os 15 mil habitantes estão representados na foto postada por ele.

Farmacêuticos de cidades como Silveiras, cerca de 5,6 mil habitantes, Mesópolis, cerca de 2 mil habitantes, Águas de São Pedro, cerca de 3 mil habitantes, e São João das Duas Pontes, cerca de 2,7 mil habitantes, todos do interior, se envolveram na campanha contra a MP.

Com fotos e semblantes sérios, centenas de farmacêuticos afirmam em cartazes que são contra a MP. Além deles, estudantes de Farmácia e pacientes também aderiram à campanha.

“Toda farmácia tem que ter farmacêutico” é o mote geral da maioria dos cartazes ostentados. As fotos, a maioria em preto e branco, são postadas minuto a minuto nas redes sociais, como no Facebook e no Twitter.

A farmacêutica Eva Calicchio, de Santo André, cidade ABC paulista, foi uma das que postaram a foto. “Nossa profissão é essencial para o funcionamento desses estabelecimentos de saúde”, afirma. Sobre a mobilização, Eva é enfática ao dizer que “unidos garantimos que somos a maioria”.

2014 11 18 eva calicchio2014 11 18 eva calicchio

Os estudantes também se mobilizaram. Jayne Costacurta é uma estudante de Presidente Bernardes (SP). Para ela é importante que todos os estudantes de Farmácia se manifestem a respeito. “Acho muito importante, pois nós seremos o futuro da profissão e temos que defender o futuro dela”, diz.

“É um absurdo a população ficar sem a assistência farmacêutica e se o motivo é que cidade pequena não tem farmacêutico não é verdade, temos farmacêuticos em todos os lugares, o que eles querem é transformar farmácia em simples estabelecimentos comerciais, transformar o medicamento em um simples produto”, completa Costacurta.

2014 11 18 jayne costacurta2014 11 18 jayne costacurta

A reação aos protestos também é medida pela quantidade de curtidas e compartilhamentos que cada foto reúne. Há fotos com quase mil curtidas, por exemplo. O engajamento vem de todos os cantos do país e é compartilhado incessantemente pelas redes sociais.

Ribeirão Preto

Alunos e professores do curso de Farmácia da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) foram recebidos na terça-feira (18) pelo presidente da Câmara dos Vereadores da cidade do interior paulista, Walter Gomes, para protestar contra a aprovação da MP 653/14, que será votada hoje (19) no Congresso Nacional.
Estudantes e professores da Unaerp em encontro com presidente da Câmara de Ribeirão Preto

Durante o encontro, que teve ampla cobertura pela imprensa local, o presidente afirmou o apoio da casa contra a Medida Provisória e convidou a coordenadora do curso de farmácia, dra. Marise Bastos Stevanato, para falar sobre o tema na sessão da câmara da próxima terça-feira (25), às 18h30.

“Também conversei por telefone com o recém eleito deputado federal por Ribeirão Preto, Baleia Rossi, (PMDB) que solicitou o envio de mais informações para, então, entrar em contato com a bancada”, disse Stevanato, que também estava acompanhada com a diretora regional do CRF-SP, dra. Edilaine Braschi Moretti.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.