Congresso inédito apresenta carta com características da farmácia ‘dez estrelas’

 

Painel debate nova lei de FarmáciaPainel debate nova lei de FarmáciaSão Paulo, 18 de outubro de 2014

A programação do segundo dia do I Congresso Farmácia Estabelecimento de Saúde teve sequência hoje, dia 18, com novas abordagens voltadas para promover o estabelecimento e dicas de implementação de novos produtos e serviços.

Para iniciar, dr. Marco Fiaschetti, consultor farmacêutico, especialista em Marketing e Gestão da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) apresentou a palestra “O que considerar para o posicionamento e a promoção da Farmácia como Estabelecimento de Saúde”. 

Para ele, posicionamento é o ato de projetar adequadamente os produtos e serviços oferecidos de forma que ocupem um lugar distinto e valorizado nas mentes dos consumidores. “Eu preciso ter competência para administrar o negócio de uma maneira que a sociedade seja beneficiada”, disse o dr. Fiaschetti.

Logo em seguida, representantes dos genéricos, dermocosméticos e de produtos nutricionais apresentaram oportunidades em serviços e produtos para a Farmácia Estabelecimento de Saúde. 

Elson Tavares, gerente da Ada Tina, falou sobre o crescimento do mercado de dermocosméticos. "Estima-se um crescimento anual em 11,9% para os próximos cinco anos". Pedro Dias, consultor farmacêutico do laboratório EMS, também apresentou números positivos do comércio no país. "Hoje, a venda de genérico no Brasil chega a 21% e é consumido, em sua maioria (52%), pelas classes A e B, mas existe a promessa de crescer também nas outras classes". Cristiane Marques, gerente de propaganda médica da Eco Nutrition falou sobre o diferencial dos nutracêuticos e nutricosméticos para ampliar o mix de produtos no estabelecimento. "Ao todo, 67% preferem comprar nutricosméticos em farmácias ou drogarias", afirmou.

Durante a tarde, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, apresentou as mudanças práticas com a publicação da Lei 13.021/14. "Com a publicação da Lei 13.021/14 ocorreu uma profunda mudança no conceito de farmácia. Antes, a Lei 5.991/73 diferenciava a farmácia da drogaria e as conceituava como estabelecimentos de ‘manipulação e comércio’ e ‘dispensação e comércio’, respectivamente. Já a nova legislação define a farmácia como um estabelecimento destinado a prestar assistência farmacêutica e assistência à saúde”, ressaltou.

Segundo dr. Menegasso, essa nova farmácia possui três características essenciais. “Ela cumpre um importante papel social, contribui para o sistema de saúde pública e é viável economicamente, mas sempre com foco na saúde da população", apontou.

Também foi realizado o painel "Novas possibilidades em serviços e produtos para a Farmácia Estabelecimento de Saúde", mediada pelo dr. Menegasso, que contou com a participação do deputado federal dr. Arlindo Chinaglia; presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), dr. Fernando Monti; professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP dra. Silvia Storpirtis; diretora da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), dra. Deusa do Carmo Stippe Sobra; representante da Feifar, dr. Luciano Rena; e o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, dr. Carlos Maurício Barbosa.

No encerramento do Congresso, foi apresentada "a Carta de São Paulo", que define dez características e qualidades para fazer com que a farmácia seja reconhecida como “farmácia 10 estrelas”. Confira na íntegra aqui.

 

 

Carlos Nascimento, Mônica Neri e Renata Goncalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 2014 10 22 Patrocinadores

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.