Congresso inédito mostra a viabilidade da Farmácia Estabelecimento de Saúde

 

Dr. Priscila Dejuste (secretária-geral), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente), o ministro da Saúde Artur Chioro, dr. Pedro Menegasso (presidente) e dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro)Dr. Priscila Dejuste (secretária-geral), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente), o ministro da Saúde Artur Chioro, dr. Pedro Menegasso (presidente) e dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro)Dr. Priscila Dejuste (secretária-geral), dra. Raquel Rizzi (vice-presidente), o ministro da Saúde Arthur Chioro, dr. Pedro Menegasso (presidente) e dr. Marcos Machado (diretor-tesoureiro)São Paulo, 17 de outubro de 2014.

Engajado há mais de 20 anos para que a farmácia seja efetivamente reconhecida como estabelecimento de saúde, o CRF-SP aceitou o desafio de provar que é possível aliar saúde e empreendedorismo. Nesta sexta-feira, 17, o I Congresso Farmácia Estabelecimento de Saúde reuniu farmacêuticos e estudantes de Farmácia de todo o país no Centro de Convenções Rebouças, na capital. 

Um dos destaques do Congresso foi a Palestra Magna: 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e a Farmácia no Brasil apresentada pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que mostrou os avanços da assistência farmacêutica ao longo dos anos. "O consumo de medicamentos, muitas vezes, é realizado sem critério em nosso país. Por isso, a assistência farmacêutica é de extrema importância e deve ser trabalhada pelas secretarias municipais, estaduais, Ministério da Saúde e não apenas pela categoria farmacêutica".

Idealizador do Congresso, antes mesmo da lei 13.021/14 ser aprovada, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, fez questão de enfatizar que a farmácia vive um novo momento e que é necessário quebrar o paradigma de que a farmácia não pode ser viável como negócio. “Podemos ter a saúde como nossa aliada. Estamos em um novo tempo de diálogo maduro com a sociedade e a classe política".

 

Dr. José Miguel do Nascimento (DAF/MS), dr. Rogério Lopes (Febrafar), dr. Walmir de Santi (CFF), Renato Tamarozzi (ABCFarma) e dr. Ronald dos Santos (Febrafar)Dr. José Miguel do Nascimento (DAF/MS), dr. Rogério Lopes (Febrafar), dr. Walmir de Santi (CFF), Renato Tamarozzi (ABCFarma) e dr. Ronald dos Santos (Febrafar)Dr. José Miguel do Nascimento (DAF/MS), dr. Rogério Lopes (Febrafar), dr. Valmir de Santi (CFF), Renato Tamarozzi (ABCFarma) e dr. Ronald dos Santos (Fenafar)

 

Dra. Eliete Bachrany, dra. Aline Fernandes, dr. Antônio Geraldo e dr. Lucas CarneiroDra. Eliete Bachrany, dra. Aline Fernandes, dr. Antônio Geraldo e dr. Lucas CarneiroDra. Eliete Bachrany, dra. Aline Fernandes, dr. Antônio Geraldo e dr. Lucas Carneiro

 

 

A primeira apresentação foi do diretor de marketing da IMS Health, Lucas Akkari. Ele destacou a necessidade de olhar para o negócio não apenas como venda de medicamentos, mas com uma atuação muito mais ampla. “É preciso entender o que o paciente busca. Aproveitar o potencial do que ele realmente necessita ao entrar em uma farmácia”.
Llth

Outra ênfase foi na mudança de olhar, já que 34% das vendas estão concentradas nos não-medicamentos, ou seja, aparelhos para medir glicemia, cosméticos e tudo que não está registrado como medicamento. “O mix da loja deve ser adequado ao perfil de consumo do paciente. Os resultados serão muito melhores se analisadas essas necessidades”.

Dra. Sílvia Storpirtis, dr. Antônio Geraldo, dra. Renata Saliba e dra. Marisa MiachirDra. Sílvia Storpirtis, dr. Antônio Geraldo, dra. Renata Saliba e dra. Marisa MiachirDra. Sílvia Storpirtis, dr. Antônio Geraldo, dra. Renata Saliba e dra. Marisa Miachir

 

 

Debate

Entidades farmacêuticas, comércio varejista e governo federal protagonizaram o debate sobre a farmácia estabelecimento de saúde. Dr. José Miguel do Nascimento (Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde), dr. Rogério Lopes (Febrafar), dr. Walmir de Santi (vice-presidente do CFF), Renato Tamarozzi (diretor ABCFarma) e dr. Ronald dos Santos (presidente da Fenafar) mostraram seus pontos de vista a respeito da nova lei. O consenso foi de que a lei foi um avanço para todas as partes, no entanto, é preciso aprimorá-la e, principalmente, colocá-la em prática.

Estabelecimento de Saúde na prática

Dois painéis foram montados para mostrar aos participantes a viabilidade da farmácia como negócio sem desvincular da prestação de serviços e foco na saúde. Mediada por dr. Antônio Geraldo, conselheiro e coordenador do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde do CRF-SP, a primeira mesa contou com o dr. Lucas Carneiro, proprietário de farmácia em Jacobina (BA), que destacou como sua farmácia tornou-se referência na região. “Visitas a médicos e dentistas, palestras nos bairros, carteirinha com os resultados dos serviços farmacêuticos, que eram levadas pelo paciente ao médico, entre outros”.

Já a dra. Eliete Bachrany, que atua em uma rede em São Paulo, apostou na orientação em sala separada. “Não basta oferecer produtos, é necessário realizar atenção farmacêutica. Por estarmos próximos a hospitais, oferecemos atenção na área de suplementos alimentares, nutrição enteral e produtos para diabetes”. Dra. Aline Fernandes, de Eldorado do Sul (RS), apostou em acompanhamento farmacoterapêutico. "Somente no primeiro semestre, foram realizados 23.171 serviços sem fazer nenhuma divulgação”.

 

Arthur Chioro, ministro da SaúdeArthur Chioro, ministro da SaúdeArthur Chioro, ministro da Saúde

 

O segundo painel mostrou a experiência da dra. Renata Saliba, do Espírito Santo. “Implantamos ações de parceria com a unidade básica de saúde local. Na campanha eram realizados entrevista, aferição de pressão e glicemia, orientação e exames laboratoriais para detectar quem precisava de acompanhamento e continuar o trabalho”.

Os resultados são marcados em relatórios para os médicos, ampliando a confiança. Dra. Silvia Storpirtis, farmacêutica da Farmácia Universitária da USP, apresentou o novo modelo de atuação para o ensino, a pesquisa e a extensão à comunidade em assistência farmacêutica da Farmácia Universitária da USP. “Em 2008, foram realizados estudos sobre o papel do farmacêutico recomendado internacional e nacionalmente para uma atuação pautada na atenção farmacêutica. “Foi uma mudança de paradigma, com o foco no paciente e na promoção, proteção e recuperação da saúde e do uso racional de medicamento.”

 

Evento foi realizado no Centro de Convenções RebouçasEvento foi realizado no Centro de Convenções Rebouças

 

 

Para finalizar as apresentações, houve a participação da dra. Marisa Miachir, CEO de seis lojas franqueadas da Farmais, que, atrás de um sonho, montou uma farmácia para cuidar da população. “Queria praticar meus ideais pessoais e profissionais com perseverança, resiliência e atendimento humanizado. Apostamos em locação de produtos ortopédicos e hospitalares; perfumaria; dermocosméticos; atenção farmacêutica; treinamento e capacitação; e ações sociais.”

Autoridades reunidas

Ao final do primeiro dia, a abertura oficial contou com dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, dr. Ademir Valério, presidente da Anfarmag, dr. Carlos Maurício Barbosa, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, dr. Tarcísio Palhano, assessor do CFF, dr. Alexandre Magalhães, representante da Fenafar e dr. Glicério Maia, presidente do Sinfar.

 

Dr. Alexandre Magalhães (Fenafar), dr. Tarcísio Palhano (CFF), dr. Pedro Menegasso (CRF-SP), dr. Carlos Maurício Barbosa (Ordem dos Farmacêuticos de Portugal), dr. Ademir Valério (Anfarmag) e dr. Glicério Maia (Sinfar)Dr. Alexandre Magalhães (Fenafar), dr. Tarcísio Palhano (CFF), dr. Pedro Menegasso (CRF-SP), dr. Carlos Maurício Barbosa (Ordem dos Farmacêuticos de Portugal), dr. Ademir Valério (Anfarmag) e dr. Glicério Maia (Sinfar)Dr. Alexandre Magalhães (Fenafar), dr. Tarcísio Palhano (CFF), dr. Pedro Menegasso (CRF-SP), dr. Carlos Maurício Barbosa (Ordem dos Farmacêuticos de Portugal), dr. Ademir Valério (Anfarmag) e dr. Glicério Maia (Sinfar)

 

 

A abertura também contou com um momento especial: o lançamento do décimo Fascículo Farmácia Estabelecimento de Saúde. Com o tema “Cuidados farmacêuticos no tratamento de pacientes com depressão”, o fascículo é uma importante ferramenta oferecida pelo CRF-SP para que o farmacêutico esteja em sintonia com o que de mais atual há no momento sobre os mais variados assuntos. Legislação e interações medicamentosas são alguns dos destaques. Todos os farmacêuticos irão receber em casa, mas também poderão, em breve, fazer o download pelo portal.

 

Mônica Neri e Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 2014 10 22 Patrocinadores

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.