Dia Internacional do Farmacêutico tem homenagem e novidades

 

Homenageados receberam medalha e certificado da Comenda de Mérito Farmacêutico PaulistaHomenageados receberam medalha e certificado da Comenda de Mérito Farmacêutico PaulistaHomenageados receberam medalha e certificado da Comenda do Mérito Farmacêutico PaulistaSão Paulo, 26 de setembro de 2014.

O dia 25 de setembro foi marcado por homenagens e presentes aos farmacêuticos. Para comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico, o CRF-SP reuniu profissionais e autoridades na Câmara dos Vereadores de São Paulo em que realizou a outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista, além do lançamento de um aplicativo para a população, o convênio com o Sebrae-SP para capacitar as micro e pequenas empresas no segmento de farmácia e drogaria e a Academia Virtual de Farmácia, uma série de cursos a distância especialmente pensados para o farmacêutico.

Público prestigia o Dia Internacional do FarmacêuticoPúblico prestigia o Dia Internacional do FarmacêuticoPúblico prestigia o Dia Internacional do Farmacêutico

A comenda é entregue a farmacêuticos, pessoas físicas com formações diversas ou a pessoas jurídicas, nacionais ou estrangeiras para homenageá-los pela contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou por relevantes serviços prestados ao CRF-SP, bem como por méritos excepcionais, tenham se tornado merecedores da condecoração, conforme critérios de avaliação científica, acadêmica, ética e profissional. Ao todo, foram seis os homenageados: 

Farmacêuticos e autoridades receberam a Comenda do Mérito Farmacêutico PaulistaFarmacêuticos e autoridades receberam a Comenda do Mérito Farmacêutico PaulistaFarmacêuticos e autoridades receberam a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista

• Dr. Walter da Silva Jorge João – Presidente do Conselho Federal de Farmácia

"Representar 200 mil farmacêuticos não é fácil, mas caminhamos juntos com outras entidades. É uma honra poder comandar esse exército com 200 mil soldados. Revolução não se faz sem soldados. O que alcançamos até o momento ainda é muito pouco, temos muitas lutas que só venceremos se nos dirigirmos aos farmacêuticos com sinceridade da alma. É isso que congrega uma categoria e nos fortalece. Essa homenagem é de cada um que faz da profissão farmacêutica nesse país. Muito obrigado dr. Pedro, tem sido um companheiro, um parceiro nesse momento", destacou dr. Walter. 

Dr. Márcio Antonio da Fonseca e Silva – Presidente do Conselho Federal de Farmácia de 1978 a 1980 e atual diretor do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sinfar).

"Fico muito contente por lembrarem de mim. Sou formado desde 1963. Queria ser bombeiro quando criança, por inluência de um vizinho, mas minha mãe tinha medo de eu me queimar. No ginásio, nunca fui bom em química, mas ia com um colega, filho de um professor à farmácia do pai dele e comecei a me encantar com os vidros e todo o material". Se fosse hoje, faria tudo de novo e escolheria ser farmacêutico novamente", ressaltou dr. Marcio. 

• Dra. Mafalda Biagini – Foi diretora regional do CRF-SP em Marília por oito anos e faz parte do conselho fiscal da Associação Farmacêutica de Marília e região.

"Estou começando a acreditar que fizemos muita arte, o Conselho foi registrando e me parece que foi uma arte boa. Agradeço a toda a diretoria do CRF-SP, do CFF, aos funcionários do Conselho, principalmente aos fiscais, familiares, amigos e contemporâneos de faculdade. Após 40 anos de profissão, se eu fosse recomeçar faria tudo novamente", disse dra. Mafalda. 

• Dr. Dirceu Raposo de Mello – Ex-presidente do CRF-SP e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

"Fico muito lisonjeado com esse reconhecimento fruto de um trabalho que não é meu, sou apenas um dos membros. Não é uma homenagem pessoal, mas para todo esse grupo que está há mais de 20 anos no CRF-SP e tem seu trabalho reconhecido no Brasil e fora dele. Me formei em 1978, sempre tenho algo a revisar e faria tudo de novo, mas melhor. A Farmácia ainda não está no auge nunca esperamos que esteja, a gente quer sempre que falte algo para buscarmos", disse dr. Dirceu. 

• Dr. Arlindo Chinaglia Junior – Deputado Federal por São Paulo e presidente da Câmara dos Deputados em exercício 

"Ser homenageado por uma representação da categoria me honra muito, especialmente pelo CRF-SP porque é um órgão fiscalizador que zela pelo bom comportamento dos profissionais. Mesmo homenageando alguém de fora da categoria, pelo peso que o CRF-SP tem eu me sinto duplamente homenageado: pelo trabalho desenvolvimento no parlamento e ao mesmo tempo é um atestado de boa conduta. Quem conduz uma revolução é a política e ela só dá certo se estiver em sintonia com as aspirações da sociedade. Esse esforço dos farmacêuticos do Estado de São Paulo e do restante do país fará com que o ser humano tenha uma saúde cada vez melhor e a promoção da saúde e do uso racional de medicamentos cabe ao farmacêutico", enfatizou o deputado Chinaglia. 

• Ivan Valente – Deputado Federal por São Paulo

"Ganhei muita afinidade com tantos lutadores em defesa da saúde pública na garantia de que a saúde é um direito do cidadão e um dever do estado brasileiro. Esse projeto tem 20 anos de tramitação e 17 anos de substitutivo. Quando achávamos que seria impossível. Assumimos esse projeto e nos tornamos amigos não por questões corporativas, mas por defesa da saúde publica. Dispensação de medicamentos é diferente de venda. Medicamento não é mercadoria e o próximo passo é derrubar a Medida Provisória. É um motivo de orgulho num país em que a política foi tão desmoralizada, em que quem manda é o poder econômico. Agradeço pelos amigos que fiz com farmacêuticos e pelos sorrisos que encontrei nessa caminhada", finalizou Ivan Valente. 

Dr. Marcos Machado, dra. Priscila Dejuste, dra. Raquel Rizzi e dr. Pedro MenegassoDr. Marcos Machado, dra. Priscila Dejuste, dra. Raquel Rizzi e dr. Pedro MenegassoDr. Marcos Machado, dra. Priscila Dejuste, dra. Raquel Rizzi e dr. Pedro Menegasso Dr. Marcelo Polacow, Arlindo Chinaglia, dr. Walter Jorge, dr. Pedro Menegasso e Ivan ValenteDr. Marcelo Polacow, Arlindo Chinaglia, dr. Walter Jorge, dr. Pedro Menegasso e Ivan ValenteDr. Marcelo Polacow, Arlindo Chinaglia, dr. Walter Jorge, dr. Pedro Menegasso e Ivan Valente

 

Presentes aos farmacêuticos

Uma das surpresas anunciadas foi o aplicativo “Farmacêutico”, voltado à população e que fornece informações sobre a localização das farmácias regulares do Estado de São Paulo. O aplicativo disponível por enquanto no Google Play Store e em breve na App Store, oferece também dicas sobre uso de medicamentos como os riscos da automedicação, locais para armazenamento correto, alertas como o atraso no diagnóstico ou até o agravamento de doenças por uso incorreto de medicamentos e muito mais. A população também recebe informações sobre campanhas de educação em saúde, notícias sobre a área de saúde, vídeos orientativos, entre outros.

Durante o evento, o CRF-SP também firmou parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae-SP, para capacitar as micro e pequenas empresas do segmento de farmácias e drogarias e assim tornar o farmacêutico cada vez mais empreendedor. Para dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, as ações foram iniciativas inovadoras e ousadas. Em relação à parceria com o Sebrae-SP ele destacou: "Tudo que o farmacêutico mais quer é ser proprietário da sua farmácia, mas muitas vezes ele se frustra, já que o ambiente para pequenos negócios no Brasil é muito difícil, então essa parceria com o Sebrae é fundamental para ajudar o farmacêutico a alcançar esse sonho de ter e manter o seu próprio negócio. Estamos dando um passo inédito e muito importante para a classe farmacêutica". 

A gerente do Sebrae-SP Ana Carolina de Oliveira ressaltou a importância da parceria. "É uma honra nos aproximar desse setor farmacêutico que é o décimo em importância no varejo e a gente precisa estar perto desse público. Como esse segmento tem muito preparado técnico e como vários outros, as vezes, sente falta de gestão. O Sebrae irá customizar algumas palestras para o setor, estar mais perto o possível da linguagem desse empreendedor para que ele possa se sentir pronto para aplicar na prática. Criaremos cartilhas com pontos essenciais para todos que querem montar um negócio".

Dr. Pedro Menegasso e Ana Carolina de Oliveira, gerente do Sebrae-SP durante a assinatura da parceriaDr. Pedro Menegasso e Ana Carolina de Oliveira, gerente do Sebrae-SP durante a assinatura da parceriaDr. Pedro Menegasso e Ana Carolina de Oliveira, gerente do Sebrae-SP durante a assinatura da parceria

Outra novidade anunciada foi a realização de cursos a distância voltados às necessidades do farmacêutico e acompanhando todas as tendências da categoria. Com a criação da Academia Virtual de Farmácia, o CRF-SP oferecerá o primeiro módulo do curso “Eventos adversos e Farmacovigilância”. No total, o curso terá duração de dois meses e a carga horária será de quatro horas. As inscrições já podem ser realizadas por meio do atendimento eletrônico no portal. 

{gallery}2014_09_26_comenda_merito_farmaceutico_paulista{/gallery} 

Monica Neri e Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 

 CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

2014 06 03     banner congresso         farmacia saude

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.