Em sábado dedicado à orientação farmacêutica, campanha é realizada simultaneamente em 27 cidades da Grande São Paulo, litoral e interior do Estado

 

Na capital, atendimentos foram realizados no Parque da Água Branca, zona oesteNa capital, atendimentos foram realizados no Parque da Água Branca, zona oesteNa capital, atendimentos foram realizados no Parque da Água Branca, zona oesteSão Paulo, 22 de setembro de 2014.

CRF-SP deu início às comemorações pelo Dia Internacional do Farmacêutico (celebrado em 25 de setembro) no último sábado, dia 20, com a realização simultânea do Farmacêutico na Praça em 28 locais do Estado. Ao todo, foram mais de 12 mil atendimentos prestados por centenas de farmacêuticos voluntários, com o apoio de acadêmicos de Farmácia.

A exemplo de outras edições da campanha organizada pelo Conselho, o Farmacêutico na Praça tem o objetivo de despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível, que pode ajudar nesse controle. Outro foco da ação é divulgar que é direito do cidadão ser atendido por um farmacêutico. Pela lei 13.021 de 8 de agosto de 2014, a farmácia é um estabelecimento de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.

‘Atendimento humano e diferenciado’

Na capital, a ação ocorreu no Parque da Água Branca, na zona oeste, com saldo de 1,6 mil atendimentos realizados por 120 voluntários, sendo 90 farmacêuticos e 30 acadêmicos de Farmácia. Todas as pessoas atendidas receberam orientação sobre o uso correto de medicamentos, além de serviços de aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, fitoterapia, interpretação de exames laboratoriais, descarte correto de medicamentos, entre outras serviços. Também foram realizadas sessões de auriculoterapia, palestras e uma peça teatral sobre homeopatia.

 

Sessões de auriculoterapia foram oferecidas no Parque da Água BrancaSessões de auriculoterapia foram oferecidas no Parque da Água BrancaSessões de auriculoterapia foram oferecidas no Parque da Água Branca Entrega de mudas de plantas medicinais também foram o diferencial na capitalEntrega de mudas de plantas medicinais também foram o diferencial na capitalOrientação sobre fitoterápicos também foi diferencial na capital

 

O presidente da entidade, dr. Pedro Menegasso, ressaltou sua gratidão com os farmacêuticos voluntários de todo o Estado. "Parabéns pelo empenho e entusiasmo de todos os colaboradores da ação. O evento começou despretensioso, três anos atrás, e hoje atinge simultaneamente 27 cidades e mobiliza a imprensa, os profissionais e a sociedade, que é seu objetivo principal". 

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, ao lado de voluntários no Parque da Água BrancaDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, ao lado de voluntários no Parque da Água BrancaDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, ao lado de voluntários no Parque da Água Branca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O morador do bairro de Perdizes, Tom Arruda, de 40 anos, elogiou a atenção do farmacêutico durante a ação. “Achei o atendimento excelente e muito funcional. O farmacêutico me esclareceu muitas dúvidas em relação aos medicamentos e realizou um atendimento humano e diferenciado”. 

A vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, ao lado de voluntários na ação de PiracicabaA vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, ao lado de voluntários na ação de PiracicabaA vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, ao lado de voluntários na ação de Piracicaba

No Grande ABC, a ação Farmacêutico na Praça foi realizada no Carrefour da avenida Senador Vergueiro, região central de São Bernardo do Campo. Ao todo foram prestados cerca de 800 atendimentos entre aferição de pressão arterial, aferição de glicemia capilar e orientação sobre uso racional de medicamentos. O evento contou com a participação de 15 farmacêuticos e 40 acadêmicos, representando todas as faculdades de Farmácia da região. A campanha foi organizada pela Seccional de Santo André e a tenda de atendimentos contou com a visita de gestores e farmacêuticos do grupo Carrefour, que recebeu pela primeira vez a campanha organizada pelo CRF-SP. 

Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro junto com os farmacêuticos e estudantes voluntários na zona leste da capitalDr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro junto com os farmacêuticos e estudantes voluntários na zona leste da capitalDr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro junto com os farmacêuticos e estudantes voluntários na zona leste da capital

 

Voluntários que trabalharam na ação realizada no Carrefour de São Bernardo do CampoVoluntários que trabalharam na ação realizada no Carrefour de São Bernardo do CampoVoluntários que trabalharam na ação realizada no Carrefour de São Bernardo do Campo

Destaque na mídia

A ação simultânea do último sábado foi destaque no noticiário de diversos veículos de comunicação, entre os quais rádio CBN, portais R7 e G1, Guia da Farmácia, portal Mogi Guaçu, portal Atibaia, TV Vanguarda de São José dos Campos, portal da Prefeitura de Piracicaba, Jornal de Jundiaí e Jornal O Imparcial de Presidente Prudente, entre outros.

 

{gallery}2014_09_22_farmaceutico_na_praca{/gallery}

 

Carlos Nascimento, Mônica Neri e Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.