Evento em Rio Preto debate melhorias para a saúde da população na terceira idade

Público prestigiou o Fórum do IdosoPúblico prestigiou o Fórum do IdosoPúblico prestigiou o Fórum do IdosoSão José do Rio Preto, 1° de setembro de 2014.

Quarta colocada entre os municípios com maior população de idosos no Estado de São Paulo, São José do Rio Preto sediou no sábado, 30, o I Fórum Livre: Políticas Públicas do Idoso, com participação de cerca de 100 pessoas no campus do Centro Universitário do Norte Paulista (Unorp). O evento foi uma iniciativa do Fórum dos Conselhos da Saúde do município, do qual o CRF-SP faz parte, e teve por objetivo debater políticas públicas para promover e garantir o acesso aos mais diversos tratamentos de saúde específicos a partir da terceira idade.

Um dos destaques do Fórum foi a participação do gerontólogo do serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP dr. Sérgio Márcio Pacheco Paschoal, também coordenador da área técnica de Saúde do Idoso da Prefeitura de São Paulo. Em entrevista ao CRF-SP, ele enfatizou a importância do papel do farmacêutico especialmente nos três tipos de atenção voltadas para a saúde do idoso: básica, especializada e secundária.

“Na atenção básica, o farmacêutico terá de fazer a assistência farmacêutica, orientando-o mesmo que seja para o uso de quatro medicamentos, o que já configura o uso de polifarmácia. Identificação do nome, horário, dose, enfim, tudo para que evitar para que ele não faça confusão. É um profissional que tem muito a contribuir”, afirmou. “Quanto à atenção especializada, o farmacêutico exerce uma função também especial, que é a de ajudar os médicos a não prescreverem medicamentos que não adequados para idosos, ou em doses inadequadas, discutindo a melhor forma de implementar a adesão ao tratamento”.

Para complementar, dr. Sérgio Paschoal falou sobre a importância do farmacêutico na atenção secundária. “Neste caso, a atenção farmacêutica é ainda maior, por coordenar todo o território de abrangência da assistência farmacêutica integral, contribuindo para o plano de cuidado de cada idoso fragilizado. Nos hospitais, nas altas, o que fazer? Novamente, o farmacêutico tem papel importante orientado sobre a medicação, na questão de como ele vai utilizar, o horário correto, se pode ingerir com leite com leite, enfim, um papel importantíssimo.”

O Fórum também contou com a participação do vereador de São Paulo Mário Covas Neto, que preside a Comissão do Idoso e de Assistência Social. Em sua apresentação, ele destacou que a população do Brasil, hoje composta por mais de 23,5 milhões de indivíduos na terceira idade, deverá se tornar a sexta mais idosa do mundo até 2030. “Mediante este projeção, faltam políticas públicas específicas para as diferentes fase da vida do idoso, que tem necessidades específicas a partir dos 60 anos”.

Ele relatou que faltam, entre outros itens fundamentais para nortear as políticas públicas voltadas para o bem estar do idoso, estatísticas de quantos indivíduos necessitam de cuidadores, o que pode vir a viabilizar a política dos centros-dias e espaços de acolhimento dessas pessoas.

O vereador de São Paulo Mário Covas Neto, presidente da Comissão do Idoso e de Assistência socialO vereador de São Paulo Mário Covas Neto, presidente da Comissão do Idoso e de Assistência socialO vereador de São Paulo Mário Covas Neto, presidente da Comissão do Idoso e de Assistência social Dr. Sérgio Paschoal falou sobre a importância do farmacêutico na atenção secundáriaDr. Sérgio Paschoal falou sobre a importância do farmacêutico na atenção secundáriaDr. Sérgio Paschoal falou sobre a importância do farmacêutico na atenção secundária

Participação ativa

O Fórum Livre: Políticas Públicas do Idoso contou com participação intensa de idosos e seus familiares ou representantes, que aproveitam a oportunidade para questionar junto aos gestores públicos algumas questões pontuais, entre quais falta de leitos nos hospitais, demora para agendamento de consulta médicas, dificuldade para obtenção de medicamento de alto custo, ausência de vaga em asilos municipais, entre outras.
Para responder os questionamentos, estiveram presentes dr. Antônio Caldeira (representante da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto), a secretária municipal de Assistência Social, Helena Marangoni, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Iraíldes Nascimento.

Fórum dos Conselhos

O Fórum dos Conselhos da Área de Saúde de São José do Rio Preto e Região conta com a participação de representantes dos seguintes Conselhos, além do CRF-SP e Crefito-3: Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP), Conselho Regional Medicina Veterinária (CRMV-SP), Conselho Regional de Serviço Social (Cress-SP) e Conselho Regional de Educação Física (Cref-4/SP).

A representante do CRF-SP no Fórum é a farmacêutica dra. Maria Luiza Rodrigues. “O Fórum acompanha as discussões dos Conselhos Municipais tentando colaborar com a implementação de políticas públicas na área da Saúde. O planejamento agora é realizar vários fóruns, sendo o primeiro deles foi sobre a saúde do idoso”, afirmou.

Dra. Osmari Mendonça, fisioterapeuta representante do Crefito-3 e dra. Maria Luiza Rodrigues, representante do CRF-SPDra. Osmari Mendonça, fisioterapeuta representante do Crefito-3 e dra. Maria Luiza Rodrigues, representante do CRF-SPDra. Osmari Mendonça, fisioterapeuta representante do Crefito-3 e dra. Maria Luiza Rodrigues, representante do CRF-SP

Outro objetivo do Fórum foi debater a preparação dos profissionais da Saúde para o atendimento aos idosos, explicou Osmari Mendonça, fisioterapeuta representante do Crefito-3. “Dentro dessas políticas públicas, vamos traçar um perfil ideal do profissional de que o idoso precisa, além de despertar nele a necessidade de reivindicar o direito de receber atendimento multiprofissional”.

Renata Gonçalez

2014 06 03     banner congresso         farmacia saude