Debate e oficinas discutem os avanços e desafios da PNAF em São Paulo

Mesa de abertura do encontro que discutiu a Política Nacional de Assistência FarmacêuticaMesa de abertura do encontro que discutiu a Política Nacional de Assistência FarmacêuticaMesa de abertura do encontro que discutiu a Política Nacional de Assistência FarmacêuticaSão Paulo, 29 de agosto de 2014

Com apoio do CRF-SP, farmacêuticos, gestores da saúde, usuários do SUS e outros profissionais discutiram nessa sexta-feira, 29, os avanços e desafios da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), que completa, em 2014, dez anos de existência.

Participaram da mesa de abertura a dra. Fernanda Mazini, da Escola Nacional dos Farmacêuticos; dra. Célia Chaves, da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar); dra. Ana Claudia Navarro, do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sinfar-SP), Dirce Cruz Marques, representando o secretário municipal de saúde de São Paulo, José de Filippi Junior; dra. Maria José Martins de Souza, gerente da Assistência Farmacêutica da Furp; dr. Israel Murakami, coordenador das comissões assessoras de saúde pública do CRF-SP; Sarah Munhoz, deputada estadual PCdoB- SP, Maria Adenilda Mastelavo, coordenadora da comissão executiva do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo; e o mediador do debate e diretor do Sinfar-SP, dr. Fábio Garcia.

Dra. Fernanda Mazini, da Escola Nacional dos Farmacêuticos, destacou o objetivo do evento, que é realizar uma avaliação da PNAF após 10 anos. “Ao todo, serão realizadas 15 oficinas em todo o país, até novembro, serão mais de 1500 pessoas ouvidas para que as necessidades de todos os setores sejam discutidas”.

Representando o CRF-SP, dr. Israel afirmou que após dez anos, a discussão e avaliação é fundamental. “Precisamos ver os avanços que a PNAF nos proporcionou até hoje e buscar o que ainda precisa ser feito para traçar os caminhos e projeções para o futuro”.

Dr. Fábio Garcia, do Sinfar-SP, destacou que o evento serve como prévia para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. “As propostas saídas do evento contribuirão para a construção do debate sobre assistência farmacêutica na 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em novembro de 2015”.

Também representando o Sinfar-SP, dra. Ana Claudia Navarro lembrou que a discussão vem em um momento histórico para a profissão, após aprovações de leis importantes para o avanço da Farmácia. Dra. Maria José Martins de Souza alertou sobre as particularidades da assistência farmacêutica de São Paulo e a importância dessa discussão para ampliação da política em nível nacional. Já a dra. Célia Chaves elogiou a participação de outros profissionais além do farmacêutico para engrandecimento da avaliação. “É fundamental termos outros profissionais da saúde, gestores e os usuários do SUS, já que os avanços da assistência farmacêutica que propormos serão pensados para a população”.

Maria Adenilda Mastelavo ressaltou a grande contribuição que a PNAF tem dado aos usuários do SUS. A deputada Sarah Munhoz, falou da importância do farmacêutico para a política nacional de saúde, principalmente em relação ao acesso do medicamento pela população. E, a representante do secretário municipal de Saúde, Dirce Marques citou a dinâmica do setor da saúde. “Temos muito ao que comemorar nesses dez anos na qual pudemos acompanhar a evolução da assistência farmacêutica no Brasil. No entanto, como a saúde é uma área muito dinâmica, precisamos falar dos desafios que ainda temos pela frente”.

Vita Aguiar de Oliveira, representante do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo no segmento usuário falou da importancia para a população do acesso à assistencia farmaceutica.

Dra. Fernanda Mazini, Vita Aguiar de Oliveira e dra. Célia ChavesDra. Fernanda Mazini, Vita Aguiar de Oliveira e dra. Célia ChavesDra. Fernanda Mazini, Vita Aguiar de Oliveira e dra. Célia Chaves

Também foram realizadas apresentações sobre o SUS e o controle nacional, o acesso do usuário do SUS à assistência farmacêutica e a assistência farmacêutica como política pública de saúde.

Durante a tarde, os participantes se dividiram em grupos para debater a promoção do uso racional de medicamentos em cinco eixos: universalidade do acesso à saúde no SUS; recursos humanos no SUS; financiamento da assistência farmacêutica; gestão da assistência farmacêutica; e desenvolvimento científico e tecnológico.

Monica Neri

2014 06 03     banner congresso         farmacia saude