Profissionais dão dicas sobre mercado de trabalho durante encontro para jovens

Painel de debate "Atividades em Evidência”Painel de debate "Atividades em Evidência”São Paulo, 18 de agosto de 2014.

Farmacêuticos recém-formados e estudantes de farmácia estiveram reunidos no último sábado (16), na Universidade São Judas, na zona leste da capital, para o “I Encontro de Jovens Farmacêuticos - Desafios e soluções para enfrentar o mercado de trabalho”. O evento foi organizado pelo Comitê Jovem do CRF-SP com objetivo de apresentar a este público informações úteis sobre o mercado de trabalho nas diversas áreas de atuação farmacêutica, além de dicas de especialistas das áreas de recursos humanos e colocação profissional.

A abertura do encontro contou com a participação do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, que fez uma análise do cenário de atuação profissional para jovens farmacêuticos, quais as exigências e perspectivas para uma carreira bem sucedida e sobre a importância da atuação do CRF-SP. “O farmacêutico que busca capacitação e atitude profissional terá boas oportunidades no mercado de trabalho. A experiência de hoje pode contribuir com sua vida profissional e ser o início para uma tomada de consciência e de enxergar outras oportunidades que a carreira oferece”, disse aos jovens.

Dra. Ana Lúcia Pereira e dr. Pedro MenegassoDra. Ana Lúcia Pereira e dr. Pedro Menegasso

Os painéis de debate “Atividades em Evidência” reuniram farmacêuticos especialistas que relataram experiências profissionais bem sucedidas sobre o início de suas carreiras e porquê optaram pela sua área de atuação. O primeiro painel foi composto por: dra. Carla Priscila da Rocha, representando a área de farmácia; dra. Isabela Miguez, farmácia hospitalar; dr.Rodolpho Augusto da Silva Martins, saúde pública; dra. Paula Sollero, práticas integrativas e complementares; e dr. João Paulo dos Santos Fernandes, educação farmacêutica.

O segundo painel contou com participação da dra. Mayumi Marcela Machado Harada, que falou sobre sua experiência profissional na área de análises clínicas e toxicológicas e perícia; dr. Diego Miramontes Hurtado, indústria; dra. Célia Tanigaki, distribuição e transportes; dr.Wallace Moreira, pesquisa clínica; dr. Rafael Figueiredo, resíduos e gestão ambiental.

“Ensinar exige além de paciência, um talento específico e para quem quer seguir a carreira plena, tem que gostar de pesquisa”, disse o dr. João Paulo dos Santos Fernandes sobre as habilidades necessárias para o profissional que deseja iniciar a carreira na área de educação farmacêutica.

Dra. Lucia Kratz e Beatriz Rigneldra. Lucia Kratz e Beatriz Rignel

“Quando atua na saúde pública o profissional se dedica à população, na maioria carente e da periferia, então acaba se tornando um militante da saúde”, relatou o dr. Rodolpho Augusto da Silva Martins sobre as características do trabalho que o farmacêutico interessado em prestar concursos públicos irá encarar nesta área de atuação.

O encontro prosseguiu, depois do intervalo para almoço, com a palestra da dra. Ana Lúcia Pereira, com dicas aos recém-formados e estudantes de Farmácia de como elaborar um currículo atrativo. “Precisamos ter objetivos na carreira, ter estratégia para alcançar a sua meta”, aconselhou a especialista em Carreira.

Na sequência, a prof. dra. em psicologia, Lúcia Kratz, desenvolveu o tema dinâmica motivacional e pessoal, utilizando uma ferramenta chamada coaching, que é um processo de desenvolvimento de competências comportamentais por meio da psicoeducação do homem. “Minha missão é trabalhar para fomentar a importância do desenvolvimento humano e ajudar as pessoas para que seus sonhos se tornem realidade”, disse durante palestra.

O tema “Processo seletivo: você sabe o que fazer e como se dar bem?” foi apresentada por Beatriz Rignel, especialista em recrutamento e seleção e trabalha no mercado de estágios e trainees. Ela deu dicas para o público conseguir bom desempenho em dinâmicas de seleção “É importante que o candidato procure ser natural e espontâneo com sua personalidade própria”, aconselhou. dr. Raphael Revertdr. Raphael Revert

O dr. Raphael Revert, farmacêutico e headhunter da área de saúde, apresentou a última palestra do encontro com o tema “Como progredir na carreira e sustentar uma posição gerencial?”. "O autoconhecimento ajuda a progredir na profissão", afirmou durante sua apresentação.

O público avaliou positivamente os ensinamentos e dicas dos especialistas. A estudante de Farmácia Carolin Chagas, da Universidade de Santo Amaro (Unisa), disse que o evento foi muito produtivo. “Agregou bastante conhecimento. Trabalho em saúde pública, mas tenho interesse em fazer uma especialização em atenção farmacêutica”, afirmou. Sua colega de curso, Fernanda Alves da Silva, que está no sexto semestre de Farmácia, disse que aprendeu muita coisa e que depois dos debates ficou interessada na área de Farmácia Hospitalar. “As palestras apresentaram informações novas e interessantes”, disse.

Carlos Nascimento
Assessoria de comunicação CRF-SP

 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

2014 06 03     banner congresso         farmacia saude

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.